Pela segunda vez no seu historial – a estreia foi na época 2012/13 - a equipa de futsal sénior masculina do GD Fabril volta a inscrever o nome do emblema barreirense no campeonato nacional da I divisão da modalidade.

Este sábado, perante um pavilhão Vítor Domingos, completamente lotado, no derradeiro jogo da 2ª fase de apuramento de campeão da zona sul (II divisão), os fabrilistas impuseram a sua qualidade competitiva e saíram a festejar um triunfo, por 7-2, diante do Portimonense, que valeu o título e a consequente subida de escalão.

Fernando Paiva (Naná) foi o treinador que, tal como da primeira vez, comandou a equipa e não hesitou em libertar o sentimento de felicidade pela conquista.

“Imenso orgulho de todas as pessoas que fizeram parte deste percurso e a sensação do dever cumprido”, manifestou o técnico.

O sucesso conseguido pelo GD Fabril teve no compromisso, um fator fundamental. “Os jogadores que treinam comigo sabem do nível de exigência que promovo e o melhor deste grupo foi o compromisso que todos assumiram com o clube e com o futsal, por isso é uma enorme satisfação ver o resultado final”.

Instado a avaliar a importância para o futsal do clube da nossa região, Naná não tem dúvidas: “Tem muita importância e desejo que todos entendam. Vamos ter a jogar, de forma regular, na nossa região os melhores praticantes. Esse fator é motivador para fazer crescer e potenciar a modalidade. Desejo, portanto, que a região e os adeptos do futsal aproveitem o futsal de primeira”.

Recorde-se que Naná passa a contar no seu currículo com seis subidas de divisão – quatro à primeira, com Vila Verde e Vitória dos Olivais a que se somam duas com o Fabril e mais um par de promoções ao segundo escalão (Fabril, com título nacional, e Vitória de Setúbal).

Presidente felicita grupo de vencedores

Faustino Mestre, recentemente eleito presidente da Direção do GD Fabril, mostrou-se naturalmente feliz pela conquista da equipa, que felicitou com entusiasmo, mas não hesitou em atribuir os méritos aos seus antecessores.

“A anterior Direção é a grande responsável e a quem devemos homenagear por este resultado, que decorre da justa insistência nas pessoas que trabalharam para este desfecho”, elogiou.

“Se é que eu dei algum contributo a esta subida, foi quando falei em ‘quinta’. A partir desse momento, espicacei o grupo e creio que foi um momento de reviravolta”

“O valor da equipa e do treinador devem ser reconhecidos e toda a estrutura está de parabéns”, saudou o dirigente.

Faustino Mestre diz que a promoção do futsal do Fabril “é boa para o distrito e para a AF Setúbal, que volta a ver um clube na I divisão. Agora é trabalhar para manter o estatuto, que é a parte mais complicada. Contudo, tenho a certeza que vamos trabalhar para manter o clube unido nesse desafio”.

Depois de consumada conquista do título e carimbada a subida, o Fabril ainda pode juntar o título de campeão nacional, numa decisão que vai ser disputada em dois jogos frente ao Aves (vencedor da zona norte).

J.G. / afsetubal.fpf.pt