A arbitragem da AF Setúbal reforçou o prestígio internacional fruto da recente participação da árbitra Sílvia Domingos, na fase final do Campeonato da Europa feminino sub-19, que terminou este domingo, na Irlanda do Norte.

 

Esteve em particular evidência em quatro jogos. Começou por ser nomeada para 4.ª árbitra, mas depois dirigiu os encontros Holanda-Inglaterra e Alemanha-França.

 

As boas exibições foram premiadas com a presença na final do torneio da UEFA, ao assumir as funções de 4.ª árbitra do jogo de atribuição do título, que consagrou a Espanha (vitória por 3-, sobre a França).

 

Recorde-se que Sílvia Domingos pertence aos quadros da AF Setúbal desde há quatro anos, e faz parte do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal.

 

Tem o estatuto de árbitra internacional do Grupo 2, que alcançou recentemente.

 

Realizou o seu primeiro jogo internacional a 10 de Setembro de 2012, na Irlanda do Norte, partida de apuramento para o EURO Sub-17 de futebol feminino.

 

Esta segunda-feira, poucos minutos depois de voltar a assentar os pés em território nacional, Sílvia Domingos libertou, em discurso direto, as emoções de uma experiência ímpar.

 

 

afsetubal.fpf.pt - A primeira vez nomeada para uma fase final de uma competição da UEFA e com quatro partidas onde o seu nome consta da ficha de jogo. Como foi vivida esta presença no Europeu?

Sílvia Domingos – Foi, sem dúvida, uma experiência fantástica, que vou guardar para sempre na minha vida e que vou recordar com muito agrado. A minha primeira participação numa fase final de um Europeu foi muito gratificante e sinto um grande orgulho por ter conseguido lá chegar.

 

Qual foi o melhor momento?

Admito que a participação no jogo da final foi muito emocionante. Quando entrei para o relvado, o sentimento que me assolou foi arrebatador. Afinal, estava diretamente envolvida numa partida de atribuição de um título da UEFA, o que é sempre marcante.

 

Consegue identificar uma situação menos agradável?

Não. Desde que cheguei, todos os momentos vividos foram agradáveis. Contudo, as saudades da família não foram fáceis de superar. Afinal, estive 17 dias longe de casa.

 

Como avalia a importância desta sua presença internacional no âmbito da arbitragem da AF Setúbal?

Creio que poderá cativar mais jovens, não só para a nossa região, como no plano nacional. Gostaria que assim fosse. Que frequentassem o curso e tivessem a oportunidade de ver como é fantástico o mundo da arbitragem.

Essa experiência será o primeiro passo, que poderá, no nosso caso, contribuir para fortalecer a arbitragem no feminino regional e seguirmos a potenciar árbitras para uma carreira internacional.

 

E agora, qual a ambição pessoal que se segue?

Tenho o grande desejo de chegar ao patamar de Elite, mas sei que falta muito para atingir esse objetivo. Vou trabalhar, muito, para alimentar esta ambição.

Todavia, antes da Elite, há que subir ao degrau do Grupo 1. E esse é o meu foco, neste momento, que sei que só vou conseguir alcançar com muito trabalho.

 

A Sílvia Domingos é uma referência na arbitragem. Que mensagem gostaria de deixar às árbitras da nossa região?

Que trabalhem com dedicação. Esse é o caminho para se conseguir singrar e que permitirá recolher os frutos. Tem sido assim no meu caso.