Está definida a nova estrutura de responsáveis técnico que vai liderar as seleções distritais de futsal (sub/16 e sub/18 masculinos e sub/18 feminina) da AF Setúbal na nova época. O compromisso oficial foi celebrado esta semana e já está em campo o plano de observações dos atletas.

 

Vítor Sousa, 57 anos, qualificado com o Nível III, é sinónimo de reconhecida experiência e esse é um fator bastante para confiar na aposta da AF Setúbal num treinador que já vestiu a camisola associativa durante sete temporadas.

 

Seis épocas depois da sua passagem pela liderança técnica das seleções distritais, o selecionador regressa com renovado entusiasmo.

 

“A paixão pela modalidade e a oportunidade de poder contribuir para o crescimento do futsal da nossa região” são uma motivação constante, começou por confessar o responsável técnico a propósito deste regresso.

 

Instado a apontar o que poderá vir a acrescentar desta vez, Vítor Sousa é perentório: “Tenho estado ligado a outros projetos, mas sempre em permanente renovação do conhecimento da modalidade. Hoje, sei mais um pouco e quero que isso venha a refletir-se em nome da AF Setúbal”, assumiu.

 

A realidade do futsal da nossa região reserva poucos segredos para Vítor Sousa. Reconhece que o escalão sénior tem sofrido uma diminuição do número de equipas em contraponto com o aumento relevante dos conjuntos de patamares formativos.

 

“É muito importante registar a evolução quantitativa dos escalões de formação, mas há que trabalhar, em conjunto com os clubes, para que o cenário da progressão competitiva dos atletas não esbarre no último degrau”, destaca o selecionador.

 

O futsal no feminino gera igualmente preocupações no selecionador. “A Direção da AF Setúbal tem bem presente o cenário atual, que não é muito animador. Portanto, há que reunir esforços e desenvolver com os clubes soluções que possam contrariar a realidade”.

 

Representar a AF Setúbal deve ser motivo de orgulho

 

Vítor Sousa não hesita em afirmar que vestir a camisola da AF Setúbal deve ser entendido como um momento de “enorme importância”.

 

“Só o fato de ser nomeado para uma sessão de treino das nossas seleções deve ser, desde logo, motivo de grande orgulho para os atletas. Um sentimento que deverá crescer e assumido como uma honra quando convocados para a competição”.

 

“Sabemos que nem todos vão chegar à última chamada, mas quem faz parte do processo deverá elevar ao máximo o grande trabalho que é feito nos clubes, potenciadores do talento individual”, registou Vítor Sousa, treinador que, entre outros registos assinaláveis, levou, em 2012, os Sub/20 da AF Setúbal ao 3.º lugar e à conquista do Prémio Disciplina no Interassociações.   

 

Mais proximidade com os clubes

 

Um dos grandes objetivos da nova estrutura técnica do futsal da AF Setúbal visa “projetar atletas para as Seleções Nacionais”.

 

Uma ambição que, a par do reforço da expressão competitiva nas provas interassociativas, pede a estreita colaboração com os clubes.

 

“Vamos reunir a breve prazo com os responsáveis dos emblemas para darmos a conhecer o nosso projeto. Não teremos reservas quanto à colaboração institucional que se exige no universo associativo, porque afinal todos teremos a ganhar em nome da modalidade e da região”, revelou o treinador, “feliz”, por voltar a assumir os destinos das seleções de futsal da AF Setúbal “como se fosse a primeira vez”.

 

Um desafio que vai enfrentar com Nuno Figueiredo, com quem vai trabalhar pela primeira vez.

 

“Há muita confiança, o Nuno é um técnico jovem, mas com competência e grande motivação, que vai ser muito importante neste trabalho”, elogiou.

 

Acima de tudo espero corresponder à aposta da Direção da AF Setúbal e contar com a colaboração regular dos nossos clubes”, rematou, confiante, Vítor Sousa.

 

 

Técnico-adjunto otimista

 

Nuno Figueiredo confessou estar “otimista e expetante” para ver evoluir o renovado trabalho no seio da AF Setúbal.

 

O treinador que vai coadjuvar Vítor Sousa, à semelhança do técnico principal, também já representou as cores da AF Setúbal, além da experiência acumulada nas seleções distritais, conta com trabalho relevante no âmbito dos clubes.

 

“Quero reforçar a minha evolução como técnico, partilhar conhecimentos, e esta é mais uma oportunidade de excelência”, admitiu o técnico de 41 anos, que esteve ligado, em 2013, à conquista do Interassociações de futsal com a seleção feminina Sub/21 da AF Setúbal.

 

Todavia, mais do que pensar em objetivos pessoais, Nuno Figueiredo quer contribuir para potenciar a qualidade dos atletas e ver reconhecido o trabalho dos clubes.

 

“A nossa região tem muita potencialidade, a formação está a crescer. Vamos trabalhar, com o apoio dos clubes, para dar aquele pequeno passo que falta para atingir um patamar superior”, sustentou Nuno Figueiredo.

 

Vice-presidente Desportivo seguro da aposta

 

João Aires está plenamente confiante no trabalho que a dupla técnica vai desenvolver ao longo desta época a serviço da AF Setúbal.

 

Uma garantia que o vice-presidente Desportivo sustenta na “experiência e no trabalho” já mostrado no seio associativo, e que foi “reconhecidamente positivo”.

 

Portanto, o dirigente não duvida que ambos os técnicos “vão desenvolver um trabalho motivador que contribua para reforçar o futsal da nossa região através da seleções e, fundamentalmente, em colaboração com os clubes filiados”.

 

Quanto a objetivos, João Aires não aponta o foco a resultados competitivos. “O mais importante é fazer evoluir os nossos atletas e projetar a sua qualidade. A valorização do talento dos jogadores é o foco. As seleções distritais são uma montra para o patamar da representação federativa”, vinca o vice-presidente, que reitera a importância do relacionamento institucional com os clubes neste trabalho.