Mais de meia centena de convidados festejaram, esta sexta-feira, à noite, os 52 anos de vida do Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro (NCAFB), associação fundada a 5 de setembro de 1965.

 

Uma efeméride celebrada nas novas instalações do núcleo barreirense, localizadas no n.6 F da Rua Calouste Gulbenkian, que abriu portas a 10 de junho.

 

“Este aniversário ganha uma marca especial por ser o primeiro festejado nas novas instalações, cedidas graciosamente pela Câmara Municipal do Barreiro”, destacou Nuno Roque, presidente da Direção do NCAFB.

 

“Ganhar uma casa nova era uma ambição, após mais de 30 anos a utilizarmos o espaço que serviu à antiga sede”, lembrou o dirigente, confessando que “o núcleo aplicou um investimento significativo em obras de renovação do novo local”.

 

Na presença de sócios fundadores do núcleo, atuais responsáveis e dos presidentes da Câmara e da AF Setúbal, entre outros convidados, Nuno Roque garante que “foi uma festa bonita”.

 

O NCAFB, um dos núcleos de referência da arbitragem da nossa região, conta com mais de uma centena de associados, na sua esmagadora maioria árbitros em atividade.

“A arbitragem do Barreiro está em franca evolução, tal como no distrito. Podemos esperar resultados a médio prazo do trabalho que está a ser desenvolvido e pelos sinais que temos vindo a receber, caso do relevante números de jovens que têm mostrado interesse em inscrever-se no curso que está aí à porta”, antevê, confiante, Nuno Roque.

 

AF Setúbal com trabalho reconhecido

 

O presidente da Direção do NCAFB não hesita em afirmar que “o balanço do trabalho dinamizado pela estrutura da AF Setúbal é altamente positivo”.

 

Nuno Roque começa por reconhecer que “o Conselho de Arbitragem tem pessoas que conhecem a realidade da arbitragem e que ouvem as ideias que lhes são transmitidas”.

 

“Há abertura no relacionamento institucional e é visível a sintonia com que trabalham no seio do órgão”, destaca.



Francisco Cardoso e Nuno Roque no momento em que a AF Setúbal 

presenteou o NCAFB com uma lembrança institucional 


No que respeita à Direção da AF Setúbal, Nuno Roque reforça o sentido dos elogios. “O presidente Francisco Cardoso está sempre disponível e, sobretudo, presente nas iniciativas promovidas pela arbitragem. Está bem demonstrada a vontade e o investimento que a AF Setúbal quer e está a fazer no setor, numa consolidação de um objetivo que passa por formar árbitros que possam chegar ao topo da arbitragem. É uma atitude e um esforço institucional louvável que devemos reconhecer”.

 

Líder associativo elogia dinâmica

 

Francisco Cardoso saudou com entusiasmo os 52 anos de vida do NCAFB e todos quantos têm contribuído para fortalecer a arbitragem barreirense e regional.



 

“O núcleo tem uma história de inegável trabalho e dinamismo em prol da nossa arbitragem que todos os agentes ligados ao futebol devem reconhecer. Uma dinâmica que continua a ser reforçada todos os dias”.

 

Francisco Cardoso elogiou as novas instalações e o investimento que os dirigentes do NCAFB fizeram num espaço que é mais um exemplo do conjunto de apoios que a autarquia e a união de freguesias locais, na pessoa do presidente Carlos Humberto, concedeu ao longo dos anos ao núcleo barreirense”, agradeceu o líder diretivo da AF Setúbal.