Cerca de 400 pessoas assistiram esta tarde, no Campo da Liberdade, à 5ª edição da Taça Nike, num jogo realizado anualmente - de forma alternada, pelas duas instituições - e que coloca frente a frente os campeões distritais das associações de futebol de Setúbal e de Lisboa, e que tem na RITHMFOOT (representante da Nike em Portugal) o promotor do troféu.



 

Este ano coube à nossa região acolher a disputa do troféu, com as equipas campeãs de 2016/17, Clube Olímpico do Montijo e Clube Atlético Pêro Pinheiro, a medirem forças pela conquista da Taça Nike, num desafio arbitrado João Marques, que teve como assistentes Rui Chirareiro e José Frade. O 4.º árbitro foi Fábio Varanda.

 

Numa partida em que o Olímpico, aos 7’, foi o primeiro a criar uma oportunidade para abrir o ativo, com a bola a ser aliviada em cima da linha de golo, contrapôs o Pêro Pinheiro, aos 28’, com a eficácia.

 

Leonel Rabaça, na sequência de um pontapé de canto, limitou-se a confirmar, sobre a linha de baliza, o primeiro e único golo do desafio.

 

Os montijenses foram para o intervalo em desvantagem, mas com a certeza de que tiveram um ascendente sobre o adversário, sem que isso fosse determinante.



Conjunto do Olímpico do Montijo

 

No segundo tempo, a toada do jogo foi semelhante. Mais posse de bola e mais poder de construção de jogo para os campeões da AF Setúbal, mas com a ineficácia ofensiva a ser demasiado penalizadora.

  

Duas bolas no ferro da baliza do Pêro Pinheiro (aos 49’ e 91’), selada por um guardião que esteve em particular evidência num par de ocasiões, mostraram que a tarde não era favorável à equipa da AF Setúbal.

 

O conjunto do Pêro Pinheiro, que soube aguentar a superioridade territorial do adversário, não hesitava em visar a contra ofensiva e, tal como o Olímpico, viu a bola, aos 82’, a passear sobre a linha de baliza.



Equipa do Pêro Pinheiro


No palco do futebol montijense, o espetáculo vivido dentro das quatro linhas foi pleno de emoção, mas no final bastou um golo da formação lisboeta para festejar, numa tarde demasiado perdulária para os montijenses, que tudo fizeram, para que a decisão do troféu, fosse decidida, pelo menos, através dos pontapés de penálti.



Festejos dos lisboetas com a Taça Nike



O jogo, organizado pela nossa associação, contou com as presenças do presidente da Direção, Francisco Cardoso, e do vice-presidente Administrativo, Carlos Sevilha, em nome da AF Setúbal.

 

A AF Lisboa esteve representada pelo seu vice-presidente, José Loureiro, num desafio onde marcaram igualmente presença os presidentes dos dois clubes intervenientes e a vereadora do Desporto da Câmara Municipal do Montijo, Sara Ferreira.

 

Declarações no final do jogo:

 

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal

 

Esta é uma taça que tem vindo a gerar cada vez mais prestígio entre o futebol das duas associações. Este ano, foi realizada num período mais adiantado devido à dificuldade com as datas disponíveis.

 

Com a presença significativa de adeptos e num clima de festa, assistimos a um jogo muito bem disputado pelas duas equipas, com vencedor incerto até ao apito final. Valeu o golo do Pêro Pinheiro e por isso estão de parabéns.

 

Devemos reconhecer a importância da Nike, através da RITHMFOOT, na promoção deste evento, a quem a AF Setúbal reitera o seu agradecimento por esta realização”.



Francisco Cardoso e José Monteiro (na foto, à direita) entregaram 

o troféu ao capitão da equipa do Pêro Pinheiro 

 

José Monteiro, gestor da RITHMFOOT

 

“Foi um desafio muito agradável de seguir, com resultado incerto até ao final e, só por isso, já valeu a pena, mais esta realização.

 

Para nós, esta parceria é muito dignificante e esperamos que continue a ser manifestada desta forma, por vários anos.

 

A Taça Nike já está enraizada no futebol das duas associações e é um troféu que é sempre do agrado dos clubes poder disputá-lo”.

 

 

Octávio Domingues, Presidente da Direção do CA Pêro Pinheiro

 

“Foi uma festa e uma grande satisfação por ver uma moldura humana muito interessante na bancada.

 

Foi um jogo muito bem disputado pelas duas equipas e qualquer uma podia justificar a vitória por aquilo que produziu na partida.

 

Esta é uma taça que se deseja ver continuar e que os clubes devem apoiar, porque são iniciativas que promovem o futebol”.

 

João Monteiro, presidente da Direção do CO Montijo

 

“Foi um espetáculo de futebol muito bom, com oportunidades de golos para as duas equipas. O Pêro Pinheiro acabou por ser mais feliz.

 

Foi uma vitória justa, mas podia ter sorrido para qualquer um dos lados. Nós não tivemos a felicidade no nosso lado.

 

Este é um troféu interessante, que tem toda a razão de ser e deve continuar a ser disputado entre duas associações vizinhas, que têm um bom relacionamento institucional”.


Refira-se que em cinco edições, as equipas da AF Setúbal venceram a Taça Nike por três ocasiões.