Dois triunfos (4-1, frente à AF Aveiro, e 4-2, diante da AF Santarém) nos dois jogos disputados, este fim-semana, em Santo André, Santiago do Cacém, valeram à nossa seleção distrital de futebol feminino, variante de 7, o primeiro lugar do Grupo 4 da fase zonal do Torneio Nacional Interassociações, organizado pela AF Setúbal.

 

Ao olhar para o brilhante comportamento competitivo do jovem selecionado, o treinador distrital de futebol da AF Setúbal, Rúben Conceição, começou por assumir que “o grupo demonstrou nesta fase zonal a qualidade e a competência que lhes reconhecemos, cumprindo as estratégias de jogo ao pormenor”.

 

Um elogio à prestação das jovens guerreiras da AF Setúbal, que de acordo com o responsável técnico “alcançaram um objetivo coletivo”.

 

No entanto, vestir a prestigiada camisola da AF Setúbal é sempre um passo assumido para a concretização de outras ambições individuais. “As atletas alimentam, naturalmente, o sonho de chegar à Seleção Nacional e sentimos que, por todo o seu valor, vão concretizar”, admitiu Rúben Conceição, reforçando que as jovens futebolistas “demonstraram fair play e boas condutas, algo que a AF Setúbal exige, sempre, às atletas”.

 

Recorde-se que esta foi a terceira vez em que a seleção sub-16 feminina venceu a fase zonal do interassociações. Um triunfo que reflete, também, “o bom trabalho formativo dos nossos clubes e que é partilhado com todas as atletas presentes no centro de treino”.

 

Não menos importante foi o apoio demonstrado pelos familiares e amigos das atletas envolvidas e não só. Fato que justifica “um agradecimento especial aos Pais e às ex-atletas que pertenceram a esta selecção, e que têm transmitido a este grupo a mística AF Setúbal, seja através de mensagens ou presencialmente”, sublinhou Rúben Conceição.

 

Agora, segue-se um renovado período de preparação e observação de atletas tendo em vista à participação na fase final. Competição que vai decorrer em Castelo Branco, entre os dias 13 e 15 de abril.

 

Além da AF Setúbal, vão disputar no grupo das oito candidatas ao título nacional interassociativo, as seleções congéneres de Lisboa, Porto, Braga, Viseu, Leiria, Bragança e Madeira.

 

“Vamos aguardar pela definição dos jogos, mas espero, acima de tudo, vê-las a divertirem-se tanto quanto exibiram nesta fase zonal, sabendo que vão ter novos objetivos coletivos”, apontou o treinador distrital.

 

 

Momento de união no final do jogo que garantiu o apuramento


 

 

Capitã feliz e ambiciosa

 

Ana Assucena, jogadora que atua na zona defensiva, fechou 2017 com a estreia a vestir a camisola da Seleção Nacional (sub-15) e entrou no novo ano a vencer pela AF Setúbal, com o estatuto de capitã da seleção distrital sub-16.

 

Sobre a conquista do triunfo coletivo na fase zonal, a jovem Assucena (“Pipa”) não hesitou em libertar o sentimento de felicidade e afirmar que a vitória da seleção fica a dever-se “a um excelente grupo”. “Reforçado em relação aquele que já vem do ano passado [5.º lugar na fase final], com muita qualidade, mas fiel à mesma postura e humildade, além de mostrarmos, como sempre, que somos muito unidas”.

 

“Agora, vamos tentar fazer melhor do que no ano passado. Desejamos o pódio, mas vamos lutar pela vitória final”, apontou a atleta, para quem “representar a AF Setúbal é muito importante”.

 

“Foi fundamental para que eu chegasse à Seleção Nacional e deve ser um momento ambicionado por todas as atletas da nossa região. Lembro que senti uma grande felicidade na primeira vez que vi o meu nome numa lista de convocadas da seleção distrital”, confessou.

 

Para todas as meninas que ainda têm dúvidas sobre dar o primeiro passo a praticar o futebol no feminino, Ana Assucena dá a receita: “Venham experimentar, porque é uma modalidade fantástica e que está a evoluir cada vez mais”.


Eis as jogadores que representaram a seleção distrital sub-16:

 

 Quintajense Futebol Clube

- Sofia Anica

- Inês Pires

- Carlota Almeida

 

 Palmelense Futebol Clube

- Ana Barboz

- Catarina Roque

- Joana Silva

- Ana Sousa

 

 Escola de Futebol Feminino de Setúbal

- Cláudia Fidalgo

- Carolina Santana

 

Amora Futebol Clube

- Ana Assucena

- Íris Folques

- Maria Correia

- Mariana Alberto

 

Futebol Clube Barreirense

-Mariana Borralho



Recordamos os resultados dos jogos e a classificação do Grupo 4 da fase zonal do Torneio Nacional Interassociações sub-16:

 

1° Jogo


Dia 6

9 horas

Complexo Desportivo N.º2 de Santo André

AF SETÚBAL, 4 – AF Aveiro, 1

Golos AFS: Carolina Santana (2), Mafalda Barboz e Mariana Alberto.



 

2° Jogo


Dia 6

15h30

Complexo Desportivo N.º2 de Santo André

AF SETÚBAL, 4 –AF Santarém, 2

Golos AFS: Carolina Santana (2), Íris Folques e Mariana Alberto.

 

3° Jogo


Dia 7

AF Santarém,1– AF Aveiro, 2

11 horas

Municipal de Alvalade

 

Classificação geral final:

1° - AF Setúbal, 6 pontos

2° - AF Aveiro, 3 pontos

3° - AF Santarém, 0 pontos