É o mais antigo núcleo de árbitros de futebol do país e festejou este sábado, no âmbito da tradicional cerimónia solene, realizada numa unidade hoteleira, em Fernão Ferro, Seixal, que reuniu 84 convidados, os seus 58 anos de atividade. O Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal está de parabéns e os seus dirigentes focados em garantir um futuro ainda mais dinâmico.

 

Bruno Esteves, árbitro C1, é desde abril do ano passado o homem a quem cabe assumir a presidência da Direção do NAFAS. Foi nessa qualidade que vincou, no seu discurso cerimonial, três pilares - aproximação, inovação e desenvolvimento, que norteiam a ambição do núcleo de árbitros filiado na AF Setúbal.

 

No que respeita à aproximação, Bruno Esteves desejou que “os elementos mais antigos do núcleo regressem à dinâmica da arbitragem distrital”. “A sua experiência é fundamental para partilhar com os mais novos”, começou por elencar.

 

O segundo pilar evidenciado apontou para a inovação. “Queremos melhorar a qualidade das sessões técnicas, monitorizar os treinos com o auxílio de vídeos e visamos requalificar a sala de formação. Objetivos que, com certeza, vão ajudar a formar mais e melhor os nossos árbitros, num reforço essencial do acompanhamento das novas realidades”.

 

Por sua vez, Bruno Esteves elegeu o desenvolvimento com terceiro pilar de atuação do NAFAS. “Trabalhamos para aumentar a quantidade e qualidade de árbitros e de árbitras. A FPF aponta para um total de 200 árbitras em 2020 e, pela nossa parte, tudo faremos para contribuir para esse número”, destacou o líder do núcleo de Almada/Seixal antes de manifestar a intenção de reforçar protocolos, entre outros, com clínicas e ginásios, por forma alargar o leque de benefícios institucionais aos árbitros.

 

No que concerne ao evento festivo, Bruno Esteves mostrou-se muito agradado com a forma como decorreu a cerimónia, “na qual imperou um espírito de confraternização muito saudável” e não deixou de agradecer, com particular sublinhado, a todas as entidades públicas e privadas com quem o núcleo tem estreitado parcerias, pelo relevante apoio institucional que têm dado.

 

O papel das autarquias locais e o fomento dos centros de estágio no Seixal (FPF) e em Setúbal (AFS) ganharam renovados elogios.



Na foto, da esquerda para a direita: Diamantino Pires (vice-presidente do Conselho de Arbitragem da AFS), José Luís Tavares (sócio n.º 1 do NAFAS), José Carlos Gomes (vereador Desporto CM Seixal), Francisco Cardoso (presidente da Direção da AFS), Bruno Esteves (presidente da Direção do NAFAS) e Venâncio Tomé (presidente da mesa da Assembleia Geral do NAFAS)


Refira-se que o presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, José Manuel Esteves, surpreendido por um episódio ligado à sua saúde, ficou impossibilitado de estar presente na cerimónia. 

A AF Setúbal deseja a José Manuel Esteves rápido restabelecimento.



Presidente da AF Setúbal lembrou aposta associativa

 

Numa breve intervenção institucional, Francisco Cardoso, ao felicitar os 58 anos de vida do NAFAS, o núcleo de árbitros de futebol mais antigo do país, destacou o trabalho que tem vindo a ser dinamizado em nome da arbitragem distrital.

 

“O NAFAS é um dos seis núcleos de árbitros filiados na AF Setúbal que têm um papel único e decisivo na dinâmica da nossa arbitragem. É no sentido de promover cada vez mais e melhores árbitros e ajudar os núcleos a evidenciar esse trabalho que a AF Setúbal tem vindo a reforçar, através do Conselho de Arbitragem, o apoio aos nossos árbitros. Este é um compromisso e uma ambição que deve ser comum a todo o universo AF Setúbal, porque só assim teremos mais e melhor competição”, vincou Francisco Cardoso.

 

Recorde-se que o Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal, fundado a 12 de janeiro de 1960, conta por esta altura com 101 filiados.