A AF Setúbal foi uma das 15 representações que assinaram, esta quinta-feira, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, no âmbito de uma iniciativa do Colégio Minerva, o manifesto que visa expressar publicamente o compromisso daquela instituição sobre o Código de Conduta e Valores da Ética Desportiva.

 

Um documento rubricado por responsáveis ligados à atividade autárquica, entidades e organizações desportivas, dirigentes, árbitros, treinadores, professores, praticantes, profissionais de saúde, meios de comunicação social e demais agentes envolvidos na promoção e desenvolvimento da atividade social e desportiva.

 

A convite do Colégio Minerva, instituição filiada no universo do futebol associativo regional através do Clube Desportivo Colégio Minerva, que privilegia a competição no futsal formativo, o presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, não hesitou em inscrever o nome da instituição, reforçando, assim, o contributo associativo no incremento e divulgação dos valores fundamentais das boas práticas.



 

“Elogiamos a iniciativa do Colégio Minerva, agradecendo o reconhecimento atribuído à AF Setúbal para integrar este conjunto de representantes, e desejamos que este compromisso generalizado tenha a finalidade pretendida. Ou seja, que a dinâmica da prática desportiva e competitiva seja, sempre, encarada com o exigível respeito entre todos os envolvidos”, registou Francisco Cardoso.

 

O presidente da AF Setúbal fez questão de lembrar que a instituição regional tem vindo a ser parceira em todas as iniciativas que visem compromissos em nome da ética no desporto, vincando, entre outras, o fato de a AF Setúbal ser pioneira na implementação do Cartão Branco/Fair Play.



 

Para o professor Alexandre Barreto, docente do Colégio Minerva e um dos mentores da iniciativa, “a importância de contar com a assinatura da AF Setúbal no documento é elevadíssima”.

 

“Consideramos que todas as entidades e demais intervenientes que têm o seu nome associado ao Código da Ética, como é o caso da AF Setúbal, são fundamentais para que este nosso compromisso interno venha a ter os reflexos adequados”.

 

Alexandre Barreto lembrou que a ação sob o lema “Move-te por Valores”, no âmbito do evento anual promovido pelo colégio, “Os Minervais”, contou com a estreita colaboração do IPDJ, através do PNED.