A jornada de celebração do final da temporada 2017/18 da arbitragem do Universo AF Setúbal, que decorreu ao longo da tarde deste domingo, numa unidade hoteleira do concelho de Almada, com a realização da I Gala I Gala de Encerramento das Atividades, assumiu-se como um dos pontos mais marcantes do atual mandato da Direção da instituição associativa.

 

Num evento inédito, levado a cabo pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal em colaboração com a Direção e os núcleos de árbitros do distrito, que reuniu cerca de três centenas de convidados, a dinâmica do programa definido fez desenrolar, quase sem que se desse conta do passar do tempo, um desfile de homenagens, distinções e declarações institucionais que muito contribuíram para dignificar uma cerimónia ímpar com os árbitros e a arbitragem da nossa região serem o denominador comum.



 

Esse foi um reconhecimento generalizado e bem vincado pelo presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, aquando da sua intervenção institucional.

 

“A Direção da AF Setúbal agradece, solenemente, a todos quantos se dedicaram e trabalharam de forma abnegada para que este evento histórico fosse concretizado e a presença da significativa quantidade de convidados, que muito nos honra, numa gala há muito era desejada”, começou por registar Francisco Cardoso.

 

“A nossa arbitragem teve, tem e, com toda a certeza, continuará a ter muito prestígio a nível nacional. É nesse sentido, que temos vindo a trabalhar, afincadamente, e com todo o apoio possível no seio da AF Setúbal para engrandecer a classe”.

 

“Queremos reforçar esse prestígio e estamos a investir na nossa arbitragem porque queremos mais e melhores árbitros. Temos conferido o máximo de condições possível para atingirmos os objetivos e os árbitros sabem que podem contar connosco para a construção de uma renovada realidade em nome do sector”, assegurou o presidente da Direção da AF Setúbal.




 

Francisco Cardoso, depois de agradecer a todos os árbitros pelo trabalho de mais uma época, não deixou de saudar a presença dos convidados institucionais e distinguir a árbitra de futebol Sílvia Domingos, que recentemente foi promovida à 1ª categoria da UEFA e liderou a equipa que atuou na final da Taça de Portugal de futebol feminino.


Refira-se que a Direção da AF Setúbal, esteve igualmente representada pelo vice-presidente Desportivo, Carlos Sevilha.


 

Declarações dos convidados institucionais

 

 

Carlos Gomes, vereador do Desporto da CM Seixal:

 

Saudamos esta iniciativa e todos os árbitros no ativo e todos os aqueles que já terminaram a carreira por saberem passar o testemunho e ensinamentos desta nobre arte que é a arbitragem”.

 

“A Câmara do Seixal, que celebrou recentemente um protocolo com a AF Setúbal e FPF que vai reforçar o papel da arbitragem da nossa região, continuará a apoiar os nossos árbitros”.

 

“Parabéns à AF Setúbal por este evento de reforço à união da arbitragem distrital”.

 

 

Luís Calha, vereador do Desporto da CM Palmela:

 

“Cumprimento de saudação institucional à AF Setúbal e a todos os árbitros pela realização desta inédita gala, que é motivo de grande satisfação e de grande importância, e que revela o espírito de união e solidariedade no seio da arbitragem, sinónimo de um bom exemplo”.

 

“Ao núcleo de árbitros de Pinhal Novo, e em resposta à solicitação apresentada, dizer que podem contar com a Câmara Municipal para que seja encontrada, em breve, uma solução que permita abrir a porta à sede social”.

 

“A arbitragem da AF Setúbal tem passado, presente e terá um grande futuro”.

 

 

Carlos Santos, presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena:

 

“Elogiar este evento de grande celebração da arbitragem da nossa região, num ambiente de grande união, e todos os árbitros que têm contribuído para o prestígio da AF Setúbal e da causa da arbitragem”.

 

“A nossa autarquia continuará, dentro das suas limitações, a apoiar a atividade dos nossos árbitros, a quem saudamos”.

 

 

 

Luciano Gonçalves, presidente da Direção da APAF:

 

“Enalteço com grande saudação esta iniciativa que teve o mérito de reunir a arbitragem da região e toda esta família de árbitros que representam a AF Setúbal”.

 

“Conheço o nosso país e não hesito em afirmar que a associação de Setúbal, que envolve um excelente Conselho de Arbitragem, que merece o apoio e a união de todos, é das que melhores e mais bem preparados árbitros integra”.

 

“Desejo e confio que a AF Setúbal voltará a estar, tão depressa quanto possível, representada por seis árbitros na 1.ª categoria nacional”.



 

Lucílio Baptista, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF:

 

“Em nome da FPF, agradeço à CA e à Direção da AF Setúbal pelo convite, que me permite deixar uma palavra de carinho e de esperança aos nossos árbitros”.

 

“Felicito todos os árbitros promovidos, dizendo que isso significa o começo de uma nova etapa, e uma palavra de respeito e incentivo para quem não conseguiu atingir os objetivos”.

 

“Hoje, e depois de 35 anos de árbitro, vejo com grande satisfação a realização, pela primeira vez, deste evento com os núcleos reunidos em nome da bandeira da arbitragem associativa do nosso distrito”.

 

“Parabéns!”

 

 

 

Miguel Minhava, assessor da CM Barreiro:

 

“Agradeço, em nome da Câmara Municipal do Barreiro, o honroso convite que nos foi endereçado e é com muito gosto que estamos representados num evento de grande prestígio da arbitragem do futebol do nosso distrito”.

 

“A Câmara Municipal do Barreiro aproveita esta solene oportunidade para homenagear o agora ex-árbitro Nuno Roque, que muito prestigiou o nosso concelho, o distrito e o país”.