O salão da Sociedade Instrução Musical, na Quinta do Anjo, acolheu este sábado a cerimónia festiva do 78.º aniversário do Quintajense Futebol Clube.

 

Um evento, revestido de gala, que concentrou no emblemático espaço associativo, cerca de 150 pessoas, entre dirigentes dos órgãos sociais do clube, de associações desportivas regionais, entre as quais a AF Setúbal, autarquias locais, igreja, associados, atletas e treinadores, entre familiares e simpatizantes do clube de referência da Quinta do Anjo, Palmela.



 

Um aplauso de saudação generalizado dos presentes marcou o arranque de uma noite de celebração – pontuda com momentos musicais de excelência - como há muito não era registada em nome do Quintajense FC.

 

“Agradeço a presença de todos nesta cerimónia e que constituem uma plateia significativa, talvez a maior que o clube já registou em eventos do género, e que muito nos honra”, começou por elogiar Francisco Xavier, presidente da Direção do Quintajense FC, no momento reservado ao seu discurso institucional.

 

O dirigente que já conta duas décadas à frente da gestão do clube, afirmou que “o Quintajense FC ao assinalar 78 anos exibe vitalidade”. Uma referência aos mais de 200 atletas, sobretudo jovens, e na sua maioria ligados ao futebol.

“Uma vitalidade desportiva e de consolidação das infraestruturas” acrescentou Francisco Xavier, lembrando que, ao cabo de muitos anos, estão legalizados os terrenos do clube, através de Escrituras de Constituição do Direito de Superfície, com a Câmara de Palmela.



 

No plano das infraestruturas, o presidente lembrou ainda as recentes obras realizadas nas instalações do campo de futebol, nomeadamente: novo sistema de iluminação, com projectores e lâmpadas LED; sistema de aquecimento de águas, utilizando painéis solares, e a substituição de cerca de 480 m2 de telhados de fibrocimento.

 

“Com estas obras, o Quintajense FC reduziu substancialmente a sua Pegada Ecológica e para as concretizar foi fundamental o apoio da FPF e da Câmara de Palmela”, lembrou.

 

No plano da atividade competitiva, no âmbito do desporto-rei, Francisco Xavier destacou a participação histórica da equipa de futebol feminino sénior no campeonato nacional maior da época passada. “Uma presença que muito honrou o nosso clube, mas cuja realidade é muito diferente das nossas possibilidades”.

 

Mas, a ambição de fazer valer a promoção e formação de jovens futebolistas faz com que o clube avance em 2018/19 com duas equipas (seniores e sub-19).

 

Aliás, o líder diretivo do Quintajense FC reforçou o aumento da atividade da prática futebolistica, também no masculino e revelou que na temporada que aí vem, as camisolas do clube vão estar representadas desde o escalão de petizes até aos seniores – pela porta da II Divisão Distrital -, sendo que o patamar maior será reservado a atletas sub-23.

 

“Teremos cerca de 150 atletas, o que é um número muito significativo para o nosso clube”, avançou Francisco Xavier, que vincou o facto do Quintajense FC ser um clube de aldeia, o que é um orgulho, amador e que aposta, sobretudo, na formação de jovens atletas”.

 

“Entendemos que incutir os valores sociais e coletivos, são os alicerces de uma formação saudável e sustentável. Essa é a nossa aposta e, por isso, passamos estes valores no âmbito da nossa dinâmica desportiva, que desejamos ver como uma ação de complemento do clube”.

 

        

AF Setúbal destacou papel do futebol feminino

 

 

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, que representou a instituição a convite do clube, enalteceu, na intervenção institucional, a importância que o Quintajense FC tem assumido na promoção do futebol feminino.

 

“O clube é pioneiro numa prática pela qual ganhou peso histórico na nossa região e que muito tem contribuído para o desenvolvimento do futebol feminino no distrito. Um dinamismo que é assinalável e elogiável e que, além do seu percurso enquanto clube, que teve o seu ponto alto com a conquista do título de campeãs nacionais, há dois anos e pela recente participação na Liga feminina, muito tem contribuído para os resultados de eleição conseguidos pelas seleções distritais da AF Setúbal”, destacou Francisco Cardoso.



Presidentes das Direções da AF Setúbal e do Quintajense FC, Francisco Cardoso

e Francisco Xavier, respetivamente, no momento em que a instituição distrital 

de futebol oferece lembrança por ocasião do 78.º aniversário



“Este é um trabalho que deve ser reconhecido e que muito tem honrado o Universo AF Setúbal”, enalteceu o dirigente associativo, desejando renovados sucessos ao clube.

 

“Orgulho de todos os quintajenses”, “trabalho excelente”, “aniversário vivido num clima de união e de reforço da mística do Quintajense FC” e “clube de exemplo para a comunidade” foram algumas das frases libertadas no momento de discursar pelos demais representantes das autarquias e entidades institucionais, locais e reginais, convidadas para a cerimónia.

 

Futebol feminino quintajense homenageado

 

A sessão solene comemorativa dos 78 anos do Quintajense FC ficou, igualmente, marcada com um momento de homenagem a cinco jovens futebolistas que representaram o clube esta época e cujo talento abriu as portas à seleção distrital da AF Setúbal sub-16, que conquistou o estatuto de vice-campeã no Torneio Nacional Interassociações.

 

Uma distinção brindada com fortes aplausos da plateia dirigidos a Carlota Almeida, Sofia Anica, Lícia Cruz, Inês Pinto e Inês Pires - as duas últimas ausentes.



 

No âmbito do futebol feminino, Jéssica Matos, futebolista e treinadora, foi igualmente alvo de um reconhecimento pela sua dedicação ao clube.



 

Refira-se que o clube homenageou ainda três jogadores (Rafael, Luís e Tiago) que têm representado as cores do Quintajense FC desde sempre e que vão integrar a nova equipa sénior (sub-23).



    

O Quintajense Futebol Clube foi fundado em 7 de julho de 1940.