Pelo segundo ano consecutivo, a seleção distrital de futebol da AF Setúbal sub-14 conseguiu um brilhante e muito meritório 3.º lugar na classificação geral do Torneio Lopes da Silva. Dois anos, que representam um total de 10 jogos (5+5) disputados sem qualquer desaire.

Em Braga, no mais recente evento que decorreu entre 24 e 30 de junho, e à semelhança de 2017, em Elvas, a nossa jovem seleção teve, até ao último jogo, a possibilidade de visar a presença no desafio da final, a ambição de todas as 22 seleções regionais e distritais que anualmente participam na prestigiada prova interassociativa com marca FPF.

Rúben Conceição, selecionador distrital de futebol da AF Setúbal, está associado aos dois momentos marcantes que honram o futebol formativo da nossa região e não hesita em considerar, em discurso direto, que este percurso resulta do bom trabalho desenvolvido, e reconhecido cada vez mais, no seio dos clubes filiados e que têm promovido os talentos e que veem reforçada a sua projeção com a camisola associativa.  

Além dos resultados competitivos de eleição, o responsável técnico distrital realça o empenho da estrutura diretiva da AF Setúbal e o comportamento exemplar e a demonstração de fair play exibidos pelos jovens atletas.


afsetubal.fpf.pt – Braga rimou com Elvas e a AF Setúbal voltou a ter um desempenho muito positivo num Torneio Lopes da Silva. Como é que o selecionador distrital de futebol, que liderou tecnicamente este processo nas duas participações, olha para este registo ímpar na história das seleções de futebol formativo da AF Setúbal?

Rúben Conceição - Este registo ímpar na história da AF Setúbal deve-se, desde logo, aos dois grupos de jovens atletas fantásticos e de grande talento que tive o privilégio de liderar nas respetivas competições. Jogadores que passaram, como se exige, por um processo de seleção criterioso, com a finalidade de construção de um conjunto que exibisse a qualidade da formação que é trabalhada pelos clubes do nosso distrito e cuja ambição competitiva nos permitisse, tal como é aspiração das demais congéneres, poder discutir os lugares da final.

Mas, acima de tudo, este é mais um registo que deve ser entendido como o resultado de uma representação associativa que vê reforçado o seu reconhecimento e do universo dos respetivos clubes. Os bons resultados resultam do trabalho de excelência dos clubes, dos quais realço a competência dos treinadores que as nossas seleções usufruem.


Em 24 edições do Torneio Lopes da Silva, reconhecidamente o maior e mais importante torneio de futebol de formação realizado anualmente em Portugal, apenas viu as seleções de Algarve e Aveiro intrometerem-se na hegemonia de vitórias partilhada por Lisboa (venceu este ano) e Porto (finalista vencido), associações com uma realidade amplamente díspar das demais congéneres, nomeadamente ao nível da quantidade de atletas. Perante este cenário, um lugar no pódio é sinónimo de excelência…

Claramente. Contudo, desde o primeiro dia sempre acreditámos que poderíamos chegar à final. Os atletas sonhavam com essa realidade. Mas, este ano perante o calendário de Lisboa e Porto, sabíamos que era complicado.

Idealizamos a nossa participação com igual seriedade e responsabilidade institucional que nos norteia nestas ocasiões. Colocámos objetivos exigentes, os quais os jovens conseguiram superar através do compromisso e foco coletivo. Ficou evidenciado em campo a qualidade, união e determinação de um grupo que cumpriu plenamente as estratégias definidas para cada jogo.

Devo salientar, à semelhança do ano anterior, as mensagens de incentivo que recebemos dos atletas presentes nas Unidades de Treino que não fizeram parte do grupo dos 18 eleitos, mas que estão ligados a este sucesso da AF Setúbal e que foram igualmente importantes para dar força à seleção, o que aproveito para agradecer publicamente.


Contudo, a essência do Torneio Lopes da Silva, que se complementa com a vertente competitiva, reside na promoção do fair play e do talento dos jovens do nosso futebol nacional, no caso de cada uma das regiões, que ao longo de uma semana são observados pelos treinadores da FPF, que visam opções para a seleção nacional sub-15. Neste plano, como avalia a nossa prestação?

A nossa prestação coletiva foi fantástica, o que permitiu fazer sobressair individualidades pelas ações técnico-táticas a cada jogo. Nesse sentido, acredito que a primeira convocatória dos sub-15 nacionais irá contemplar alguns dos nossos atletas, sendo este um dos objetivos maiores do nosso trabalho, estabelecido com os atletas, pois estamos a falar de futebol de formação. Procuramos dar visibilidade aos atletas do universo AF Setúbal, algo que tem sido constatado nos últimos cinco anos.

A AF Setúbal prima, igualmente, pela exigência dos bons comportamentos dentro e fora da competição. Neste campo, e mais uma vez, o grupo teve uma atitude exemplar. Facto que foi reconhecido ao longo da semana e que merece, reiterado, elogio.

Igualmente, para que este sucesso coletivo, no caso do Lopes da Silva 2018, fosse uma realidade, não posso deixar de enaltecer o apoio de toda a estrutura da AF Setúbal, liderada pelo diretor Amadeu Mota, que durante a semana não deixou faltar nada aos nossos atletas, tal como o dedicado e profissional trabalho dos treinadores João Tomás e João Louro, da fisioterapeuta Velussa Melo, do Joaquim Guerra (comunicação) e do Diogo Quaresma (logística).

Aos familiares dos atletas que acompanharam, na sua maioria, a participação in loco, um muito obrigado pelo constante carinho e apoio aos nossos meninos.

 

 

Vestir a camisola da AF Setúbal é, cada vez mais, um orgulho e um prestígio para quem tem essa oportunidade e em nome dos clubes da nossa região?

Considero que sim. Nota-se a ambição cada vez maior dos atletas representarem a AF Setúbal, pois vêm na seleção distrital a possibilidade de estarem nos melhores torneios interassociações e assim chegarem às seleções nacionais.

2018 fica marcado por dois momentos de particular destaque para as nossas seleções de futebol que liderou (sub-14, com o 3.º lugar no Lopes da Silva, e sub-16 feminina, vice-campeã nacional do Interassociações). Que importância têm estes registos para o futuro do futebol formativo do nosso distrito?

Desejo que possam ser um contributo para o que de melhor daí possa advir. A nossa região tem muitos clubes que envolvem reconhecida competência. As seleções da AF Setúbal têm assumido o seu papel de promover esse trabalho, reforçando a visibilidade.

Quanto aos dois resultados referidos, admito que são uma 'herança competitiva pesada', mas que muito deve orgulhar todo o Universo AF Setúbal. São registos que enobrecem e dignificam a instituição e que, por certo, contribuem para que continuem a ser dados passos ainda mais relevantes e vincados no âmbito do mapa das associações de referência do nosso país.