O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, promoveu esta segunda-feira, no auditório da sede da associação, a entrega de dois conjuntos completos de equipamentos à Escola de Futebol Feminino de Setúbal e ao Futsal Feijó – Associação Desportiva de Laranjeiro e Feijó.

 

Na base desta iniciativa da Direção da AF Setúbal, assente no critério do maior número de atletas inscritas na época 2017/18, quer em futsal e futebol, esteve, sobretudo, um claro incentivo à prática da competição no feminino no âmbito do Universo AF Setúbal.

 

“A atividade competitiva no feminino está a evoluir significativamente por todo o país e a nossa região não deve ficar para trás. Esta iniciativa pretende reconhecer o trabalho e a aposta dos nossos clubes nesta variante e ao mesmo tempo reforçar o incentivo a que mais atletas adiram e que os clubes possam abrir as suas portas a esta realidade”, começou por salientar Francisco Cardoso, perante jovens jogadoras e dirigentes dos dois clubes.



 

“Esta iniciativa deve ser encarada como um acto de fortalecimento do Universo AF Setúbal e da sua representatividade. Desejamos duplicar, tão breve quanto possível, o número de atletas e equipas no feminino e assim poder ambicionar à realização de competições em todos os escalões etários no seio da associação de forma a evitar que as nossas equipas tenham de competir noutras regiões vizinhas”, destacou o presidente.

 

Por forma a contribuir para este ambicionado aumento, Francisco Cardoso não hesitou em lançar um desejo em jeito de desafio: “Tenho a ambição de que até 2020 o mapa do nosso distrito possa apresentar em competição, pelo menos, uma equipa de futebol e de futsal no feminino, por concelho”.

 

Sandra Luzia destacou importância da inscrição das atletas  

 

A presidente da Direção da Escola de Futebol Feminino de Setúbal reconheceu a relevância da iniciativa da Direção da AF Setúbal. “É com muito agrado que recebemos este conjunto de equipamentos e que faz toda a diferença”.



 

Sandra Luzia, líder diretiva do clube sadino que na última época atuou com três equipas em competição (seniores, juniores e juvenis) vincou a importância de ter todas as quase 60 atletas devidamente inscritas.

 

“É cada vez mais importante que assim seja, por uma questão de segurança para as atletas e pelas contrapartidas para os clubes que daí poderão advir”, salientou.



 

Pedro Alves sublinhou oportunidade contra a desigualdade de género

 

“Agradecemos à Direção da AF Setúbal, na pessoa do presidente Francisco Cardoso, a amabilidade e a oportunidade institucional que reveste esta ação”, começou por registar o presidente da Direção do Futsal Feijó – Associação Desportiva do Laranjeiro e Feijó.



 

O dirigente do emblema que privilegia a prática no feminino e que na época transata exibiu três equipas nas competições (seniores, juvenis e iniciadas) não hesitou em reforçar que “a iniciativa da Direção da AF Setúbal e todas aquelas que visem apoiar projetos no feminino são de louvar”.

 

Um sublinhado que Pedro Alves não deixou de argumentar: “Este é mais um passo para reduzir as acentuadas desigualdades de género e que têm base legal para serem anuladas”, lembrou o dirigente, felicitando o presidente Francisco Cardoso pela iniciativa.