As camisolas da Associação Desportiva Samouquense vão voltar a vestir, 13 épocas depois da última participação, os futebolistas seniores do clube no âmbito competitivo da AF Setúbal. Um regresso, entretanto oficializado, que o presidente da Direção do emblema, António Pinto, justifica com vários factores:

 

“Conseguimos estabilizar o clube, há um projeto de futebol sénior consolidado e estamos perto de ver concretizado o arrelvamento do campo municipal do Parque da Quinta da Praia”.

 

No que respeita ao regresso do futebol sénior à esfera associativa regional, António Pinto sustentou ao afsetubal.fpf.pt que “era uma vontade generalizada”. “Nos últimos anos o clube esteve envolvido no Inatel, através de uma equipa composta com jovens formados na AD Samouquense. A ambição passava por, logo que possível, permitir-lhes a oportunidade de disputar um campeonato distrital no seio da AF Setúbal e evoluírem competitivamente”.

 

Será, portanto, com base nesse conjunto que vai nascer um plantel, onde devem caber entre 25 e 26 elementos, para “fazer despontar uma nova dinâmica” no seio do clube do concelho de Alcochete e que o presidente admite “envolver um sentimento de entusiamo” e “uma necessidade” que a freguesia já ansiava.

 

O processo do escalão maior está em marcha e acompanha a concretização de um sonho pintado a verde. Na verdade, o Parque da Quinta da Praia prepara-se para ser dotado de um investimento do Município de Alcochete que vai resultar na colocação de um piso de relva sintética no recinto que serve de casa ao futebol samouquense.

 

“As obras estão previstas para começar dentro em breve e confiamos que no próximo mês de setembro estarão concluídas”, admitiu o presidente da AD Samouquense, emblema que, só assim, pode sustentar a renovada dinâmica prevista.

 

“O novo piso vai garantir mais e melhores condições de funcionamento e de trabalho para todas as equipas, reforçando a nossa aposta na formação, que tem sido constante, e permitindo o aumento da oferta da atividade, como será o caso da constituição de uma equipa de futebol feminino sub-15”, avançou.

 

“O Samouco já teve equipas de referência na prática do futsal feminino, quer distrital e nacional. Perante as novas condições que se avizinham, e porque a prática do desporto no feminino está enraizada, a motivação de iniciar o futebol feminino surge com naturalidade”, explicou António Pinto.

 

A AD Samouquense está, portanto, a trilhar um renovado caminho na dinâmica competitiva, cenário que de acordo com o presidente da Direção do clube “só é possível devido ao trabalho fundamental que tem sido efetivado de forma regular pela seção de futebol/equipa de pais. Uma dedicada colaboração que tem assegurado o desenvolvimento da atividade e que justifica todo o reconhecimento”, elogiou António Pinto.   

 

 

 

 

Foto: arquivo