O Salão de Festas “Coronel Pinto Braz” acolheu, na última sexta-feira (10 de agosto), a Sessão Solene de Honra Comemorativa do 71.º aniversário do Grupo Desportivo de Sesimbra. Evento que reuniu cerca de uma centena de convidados, entre representantes dos órgãos sociais, associados, atletas e técnicos do clube, autarquias locais a par de responsáveis de entidades locais, regionais e nacionais. A AF Setúbal esteve representada pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso.

 

“O GD Sesimbra é um clube com futuro, que tem dignificado o seu passado. Um emblema responsável e saudável, com História e com vitalidade”, registou Sebastião Simões, o presidente da Direção do clube sesimbrense, na sua intervenção solene, depois de agradecer a presença de todos os convidados no evento comemorativo.



Presidente da Direção do GD Sesimbra, Sebastião Simões, 

vincou a dinâmica do ecletismo e apelou a intervenções de melhoramentos

nas infraestruturas utilizadas pelo futebol do emblema 


O dirigente, quase a completar um quarto de século à frente dos destinos do clube, evidenciou as atividades desportivas dinamizados no seio do emblema, vincando as prestações recentes do futebol sénior e a evolução do setor formativo. O comportamento competitivo da equipa de futebol de praia, qualificada para a Fase Final do Campeonato Nacional, mereceu igual sublinhado.  


Sebastião Simões revelou, no entanto, que a prática modalidade ambiciona mais e melhores condições de trabalho, solicitando à Câmara de Sesimbra, representada no evento solene, pelo presidente Francisco Jesus, “o arrelvamento do campo secundário do Complexo Municipal da Maçã” e a “requalificação do Estádio da Vila Amália”.

 

Ainda no âmbito do futebol, o líder diretivo do GD Sesimbra revelou que o clube está envolvido no processo federativo com vista à Certificação de Entidade Formadora.

 

Saudando, de forma particular, a presença institucional do presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, Sebastião Simões promoveu o reconhecimento do clube ao jovem futebolista Bruno Brazinha, atleta que representou o GD Sesimbra na mais recente edição do prestigiado Torneio Lopes da Silva, o qual contribuiu para o honroso 3.º lugar conseguido pela seleção da AF Setúbal sub-14. Equipa distrital que felicitou pelo “brilhante desfecho”.

 

Refira-se que Bruno Brazinha aproveitou, igualmente, o momento solene para agradecer publicamente ao clube pelo contributo na sua formação desportiva.



Sebastião Simões e Bruno Brazinha trocaram reconhecimentos públicos

no âmbito da cerimónia solene do emblema sesimbrense


Fundado há 71 anos, da fusão do Vitória Futebol Clube de Sesimbra, União Futebol Sesimbra, e Ases Futebol Clube, o Grupo Desportivo de Sesimbra tem acumulado um vasto e honroso historial.

 

No sentido de proteger e reforçar a valorização dos momentos que têm feito a história do emblema sesimbrense, clube e autarquia assinaram, no decorrer da sessão solene, um protocolo para a guarda do fundo documental do GD Sesimbra. Algumas das fotos com história foram exibidas no evento.

 

Presidente da AF Setúbal reforçou ambição do clube

 

Ao testemunhar a “vitalidade bem demonstrada de um clube recheado de relevante historial, que teve o futebol na sua essência”, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso saudou o GD Sesimbra pela passagem do seu 71.º aniversário.

 

Agradecendo o convite institucional, que “tem sido sempre correspondido, e com muito agrado, com a representação da Direção da AF Setúbal”, o líder diretivo da instituição regional congratulou-se pelo avanço do GD Sesimbra em visar o estatuto de Entidade Formadora Certificada e desejou que as obras de arrelvamento do campo secundário do Complexo Municipal da Maçã e de requalificação do estádio da Vila Amália “venham a ser uma realidade em nome dos atletas que representam o clube”.


Presidente da AF Setúbal enalteceu historial do GD Sesimbra 

e desejou que o emblema venha a concretizar as suas ambições  

 

Concretizações que Francisco Cardoso deseja possam contribuir para que o clube possa vir a integrar no seu leque de oferta competitiva, pelo menos uma equipa de futebol no feminino. Realidade que gostaria de ver garantida até 2020, ano em que “a AF Setúbal ambiciona ver todos os 13 concelhos do nosso distrito representados com, pelo menos uma equipa de futebol feminino”.



Francisco Cardoso presentou institucionalmente o clube 

com uma placa comemorativa alusiva aos 71 anos do GD Sesimbra 


Sobre as ambições manifestadas em nome da prática do futebol no seio do GD Sesimbra, o edil sesimbrense, Francisco Jesus, admitiu a necessidade de ir ao encontro das pretensões do emblema.

 

Antes, no âmbito do seu discurso institucional, o presidente da Câmara local, já havia elogiado o trabalho que o clube tem vindo a desenvolver “em todas as suas vertentes”.

 

Refira-se que a Direção do GD Sesimbra promoveu a entrega de medalhas e diplomas aos sócios com 50 e 25 anos de filiação e a homenagem a atletas, técnicos e dirigentes das diversas modalidades, que mais se destacaram na última época.  


fotos: AFS, GDS/David Caretas