O Botafogo Futebol Clube assinalou este sábado, no âmbito de um jantar comemorativo, realizado no salão do Grupo Popular e Recreativo Cabanense, paredes-meias com o campo de futebol A.H. Matos, os seus 78 anos de historial.

 

Um evento festivo que reuniu perto de 200 pessoas, entre representantes dos órgãos sociais do clube, autarquias locais, igreja, dirigentes associativos, com a AF Setúbal a ser representada pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso, associados e adeptos do emblema sediado em Cabanas, Palmela.



 

O clima de celebração e confraternização que envolveu a noite solene do Botafogo FC, pontuada com um agradável momento musical protagonizado pelo Quarteto de Flautas da Escola Superior de Música de Lisboa, ganhou particular entusiasmo por altura das intervenções dos convidados institucionais.

 

Há largos anos que o Botafogo FC sonha com o arrelvamento do Campo António Henrique de Matos, um dos poucos do distrito que ainda não está marcado a verde, mas a garantia de que essa ambição será realidade chegou em dia de aniversário, qual presente mais desejado.

 

“O Botafogo FC é uma referência da atividade desportiva e social de Cabanas e do Concelho de Palmela. Posso adiantar que a Câmara Municipal vai apoiar a concretização da obra de colocação de um relvado sintético, que será uma realidade em 2019”, anunciou o vice-presidente da autarquia palmelense, Adilo Costa, ainda antes de saudar o clube pela passagem do seu 78.º aniversário.



Adilo Costa e Belarmino Marques, 

no momento do anúncio 

mais desejado pelo clube


A boa nova, há muito ansiada, já havia sido tema de intervenções institucionais no decurso do evento solene.

 

O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, reconheceu “o esforço e a dedicação de todos quanto têm contribuído para manter o clube vivo e a firme esperança de fazer regressar o futebol à dinâmica do Botafogo FC com as condições que justifica pelo seu historial”.

 

“A necessidade renovar o campo é, portanto, imperativa, para relançar o clube e reforçar a sua atividade”, vincou o dirigente associativo, antes de enaltecer o pioneirismo do Botafogo FC no ESports (jogos de consola) no âmbito da FPF, modalidade na qual competiu na última época, sendo a par do Vitória FC uma das equipas representantes da AF Setúbal.  



Francisco Cardoso realçou persistência e empenho no Botafogo FC


Francisco Cardoso felicitou o clube cabanense pela passagem do 78.º aniversário e presentou o clube com uma lembrança institucional, que mereceu o agradecimento público por parte do presidente da Direção do emblema aniversariante.

 

Presidente do clube mais confiante

 

Belarmino Marques, presidente da Direção do Botafogo FC, dirigente que tem vindo a alimentar a esperança de ver concretizada obra de colocação do relvado no campo de futebol recebeu a notícia avançada pelo autarca com “grande satisfação”.

 

“Desejo, firmemente, que esta garantia venha a tornar-se uma realidade. O relvado será fundamental para o clube poder olhar com renovada ambição para o futuro, mas igualmente, essencial para permitir aos nossos jovens as condições suficientes para desenvolver a prática do futebol no seio do Botafogo FC, invertendo a situação que tem vindo a refletir-se”.

 

O dirigente não hesitou, entretanto, em agradecer os apoios institucionais, regulares, oriundos da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, representada pelo presidente António Mestre, autarca que saudou e reconheceu a relevância do historial do emblema cabanense, e do Município de Palmela.

 

O Botafogo Futebol Clube foi fundado a 20 de outubro de 1940.



Fotos: AFS e Botafogo FC