Com muita motivação e vontade de exibir o resultado do trabalho preparatório realizado nos últimos dias na bagagem, a seleção distrital da AF Setúbal de futsal sub-17 partiu, esta tarde, para Vila Real, região que vai acolher entre amanhã e domingo, o Torneio Nacional Interassociações de Futsal Sub-17.

A comitiva associativa que integra os 12 jovens futsalistas eleitos pelo selecionador distrital, Vítor Sousa, não seguiu viajem sem que o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, dirigisse algumas palavras de incentivo aos elementos que vão vestir as cores da instituição naquele que é o primeiro evento interassociativo da presente época.

No Auditório da sede, diante dos atletas e ladeado pelos demais elementos que integram a comitiva da AF Setúbal, Francisco Cardoso não hesitou em vincar que “a demonstração de fair-play será, como tem vindo a ser bandeira da nossa associação, uma prioridade e que deve estar sempre, bem, presente, no seio do grupo”.


Ao manifestar o desejo de ver assegurado um “comportamento coletivo que, mais uma vez, dignifique a instituição e honre a camisola da AF Setúbal”, o presidente da Direção mostrou-se convicto de que no plano competitivo “todos vão dar o seu melhor em nome do futsal da nossa região”.

Francisco Cardoso lembrou que os resultados positivos serão fruto do compromisso de todos e valorizou o grande trabalho dos clubes que têm revelado os atletas e potenciado as nossas seleções distritais.

“Que disfrutem desta jornada competitiva” destacou Francisco Cardoso, desejando uma boa viagem até à região de Trás-os-Montes.

Uma saudação, igualmente partilhada pelo vice-presidente Desportivo, João Aires, que na impossibilidade de estar presente no arranque da viagem, deixou registado “o reconhecimento pelo talento de todos os jovens que integram a nossa seleção, grupo que, com certeza, vai saber honrar e respeitar o futsal do nosso distrito e de todos quantos contribuem diariamente para o fortalecimento da modalidade”. “Boa sorte, bons jogos e que se divirtam sem nunca esquecer o fair-play”.

As quatro máximas de Vítor Sousa

O selecionador distrital de futsal da AF Setúbal, Vítor Sousa, não tem dúvidas de que os nossos sub-17 vão enfrentar uma “competição difícil”.

Nos quatro dias de prova, onde vão competir 22 seleções distritais e regionais, a AF Setúbal terá pela frente as congéneres do Algarve, Horta, Aveiro e Braga, respetivamente.

“Vão ser quatro desafios com níveis elevados de competição. Contudo, mais importante é sentir a evolução dos atletas e do seu conhecimento do jogo”, sustentou o técnico associativo, que antevê uma jornada competitiva muito exigente para atletas que estão a despedir-se de uma etapa formativa de base.

“A partir daqui, deste patamar etário, as dificuldades serão, naturalmente maiores. É importante, por isso, que neste torneio eles possam demonstrar na prática o conhecimento do jogo e o rendimento competitivo”.

Nesse sentido, Vítor Sousa deseja ver uma seleção cujos jogadores saibam: o que fazer; como fazer; quando fazer, e o porquê de fazer.

Quatro máximas que o treinador distrital alicerça para um torneio interassociativo no qual tem a expetativa de obter “bons resultados” e assistir a “um bom comportamento disciplinar” de uma equipa que vai “encarar todos os adversários com a ambição de vencer”.

Vítor Sousa não deixou de registar um reconhecido agradecimento a todos os clubes que colaboram com a AF Setúbal na fase de preparação e a todos os atletas que integraram as convocatórias, os quais deram o seu melhor e contribuíram com o seu trabalho em nome da seleção.