Concluído o primeiro Curso de Formação Inicial de Dirigentes dinamizado no seio da AF Setúbal, numa iniciativa da FPF, através da Portugal Football School, o Auditório da instituição que tutela o futebol na nossa região, serviu de palco, esta terça-feira, à realização da cerimónia de entrega dos diplomas aos formandos que viram aprovada a sua prestação formativa.

Ao todo, foram 24 os diplomas entregues aos participantes que cumpriram os requisitos de avaliação com aprovação de um curso que durou cerca de cinco meses, sob a orientação de dirigentes, responsáveis e especialistas técnicos federativos, na base de um programa com uma dezena de módulos temáticos (Organização e Operações; Planeamento; Liderança; Direito do Desporto; Pessoas e Media; Disciplina; Ética no Desporto; Marketing e Comunicação; Financeiro; Arbitragem).

Segundo curso na agenda

Para o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, numa intervenção institucional de boas-vindas, “esta ação de formação e a participação significativa que registou são demonstrativos da vontade dos agentes ligados ao futebol em garantir cada vez mais competências para o exercício de funções”, destacou, felicitando os diplomados.

Francisco Cardoso não hesitou em vincar, igualmente, a importância da FPF e da Portugal Football School na promoção destas “ações fundamentais”.


André Seabra (PFS/FPF), Diamantino Gonçalves (ANDIF) e Francisco Cardoso AFS (na foto, da esquerda para a direita) 

O líder diretivo da AF Setúbal revelou, entretanto, que a instituição já avançou com a candidatura a dinamizar uma segunda edição do curso de dirigentes, bem como garantiu a realização de um curso de formação em Suporte Básico de Vida (SBV).

A valorização do curso federativo reservado à formação de dirigentes foi, igualmente, evidenciada na ocasião pelo presidente da Direção da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e de Futsal (ANDIF), Diamantino Gonçalves.

O dirigente da ANDIF, felicitando os formandos certificados, realçou que o nosso país conta atualmente com cerca de 34 500 dirigentes amadores ligados ao futebol, o que revela o peso do setor.

Valorização para partilhar

No remate das intervenções institucionais, André Seabra, diretor da Portugal Football School, libertou particular entusiasmo pela concretização da iniciativa formativa dinamizada no seio da AF Setúbal, associação que elogiou, na pessoa do presidente Francisco Cardoso, a qual muito tem contribuído para a evolução formativa em nome do futebol.

“Os dirigentes participaram ativamente no curso e estão, por isso de parabéns”, felicitou André Seabra, reforçando que “esta valorização deverá ser igualmente partilhada, promovida e reforçada no dia a dia em nome da modalidade apaixonante que é o futebol”.

Recorde-se que a Portugal Football School, criada em março de 2017, faz parte da unidade de investigação e desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol e tem como atividade central e dinamizadora a investigação em Futebol, Futsal e Futebol de Praia, sempre em estreita ligação com a oferta formativa que se pretende desenvolver e com as atividades de intervenção comunitária e de apoio às políticas públicas a implementar.

Refira-se que além das personalidades citadas, a cerimónia de entrega dos diplomas do Curso de Formação Inicial de Dirigentes, contou igualmente com a presença do vice-presidente Desportivo, João Aires, e Amadeu Mota, diretor, em nome da estrutura da AF Setúbal.