Terminou, esta quarta-feira, em Évora, os três dias (15, 16 e 17) reservados à realização da Fase Final da edição 2019 do Torneio Nacional Interassociações de futebol feminino, sub-17, na variante de 9.

A seleção distrital da AF Setúbal, que havia vencido, em janeiro último, o Grupo 3, na Fase Zonal, chegou à cidade alentejana, fruto desse desfecho, com a garantia de estar entre as oito congéneres a quem caberia competir pela conquista do título na competição federativa, que contou com a excelente organização da AF Évora.

O saldo competitivo registado nos três jogos disputados nesta derradeira etapa pela nossa seleção sub-17 (um triunfo e dois desaires), não deixa, contudo, de ser encarado com bons olhos. “A AF Setúbal mostrou a qualidade do futebol feminino que é desenvolvido na nossa região entre as oito melhores seleções distritais e regionais do nosso país, o que é, desde logo, motivo de orgulho para as atletas que estiveram envolvidas neste processo, mas igualmente, merecedor do reconhecimento dos nossos clubes que promovem, com grande capacidade, o desenvolvimento formativo diário, que as seleções refletem”.


Pelo exposto, João Pedro Valente não hesita em considerar que o 6.º lugar conseguido pela seleção da AF Setúbal, entre um total de 21 congéneres que entraram na prova, é indicador de “balanço positivo”.

No plano, puramente da competição, e ao olhar para os três desafios realizados pelas nossas 14 sub-17, o treinador associativo assume que o jogo de estreia, frente à AF Braga(0-3) [n.d.r: seleção bracarense que conquistou, esta quarta-feira, o título interassociativo, depois de derrotar, na final, a AF Lisboa, por 5-3, no desempate(0-0), através de pontapés de pénalti] “foi muito difícil, mas no qual as nossas atletas se bateram muito bem, não justificando um resultado tão dilatado”.

Apesar de afastada, desde logo, a possibilidade se avançar rumo ao título, a nossa seleção não refreou a ambição e ao segundo dia da prova, aplicou uma exibição de grande qualidade, espelhada num 3-0, frente à AF Vila Real. “Foi um belíssimo jogo da nossa parte”, resumiu, João Pedro Valente.

Com o 5.º e o 6.º lugares em disputa, AF Setúbal e AF Aveiro encontraram-se no derradeiro dia da competição. As atletas aveirenses foram mais eficazes (2-1), num jogo em que o nosso selecionado “não conseguiu realizar uma boa primeira parte, que acabou por ser determinante para o desfecho do desafio”.    


“Saímos deste torneio com o sentimento do dever cumprido, no qual dignificamos as cores da AF Setúbal e os valores que a instituição promove e o futebol feminino da nossa região, mas também com a certeza de que temos mais ambição para evidenciar num futuro muito próximo”.

“Este é um processo de continuidade, que envolve atletas jovens com muito talento, o qual vamos querer reforçar com mais trabalho evolutivo de forma a potenciar as jogadoras”, apontou o selecionador distrital, que não deixou de elogiar o comportamento exemplar demonstrado, mais uma vez, pelo grupo, integrado numa comitiva à qual foram asseguradas as melhores condições pela Direção da AF Setúbal, e que foi incentivado, por muitos familiares e amigos das selecionadas, ao longo da jornada.

Refira-se que, no que respeita às provas interassociativas promovidas pela FPF, o calendário desta época apenas reserva mais uma competição, o Torneio Lopes da Silva, em futebol masculino sub-14, agendado para o final de junho, numa organização conjunta das associações de Santarém e de Leiria.