A temporada que marcou a estreia da atividade no âmbito do Centro de Treinos de Futebol Feminino - Academia FIFA/FPF/AF Setúbal ficou concluída esta segunda-feira, no Auditório da sede da AF Setúbal, com a realização de uma extraordinária e motivante palestra pelo professor José Paisana, selecionador nacional de futebol feminino sub-17.

Na presença da esmagadora maioria das 70 atletas que participaram num total de 26 Unidades de Treino dinamizadas pela estrutura técnica distrital, representada pelo selecionador de futebol da AF Setúbal, João Pedro Valente, e de treinadores dos 15 clubes do universo associativo que viram as jovens jogadoras convocadas para as sessões de trabalho e seleções sub-14 e sub-17 da AF Setúbal, o selecionador nacional, que recentemente comandou as sub-17 lusas até às meias-finais do Campeonato da Europa, promoveu uma interessante conversa sobre “Comportamentos e Deveres da Atleta da Seleção Nacional” e “O Perfil da Jogadora da Selecção Nacional Feminina”.


Depois de “elogiar e agradecer o trabalho que a AF Setúbal tem vindo a fazer no âmbito do centro de treinos e em prol do futebol feminino na região”, José Paisana assegurou, no arranque da sua intervenção, que “ter talento é um aspeto que é refletido, mas, só isso, não chega para representar a Seleção Nacional”.

Esta foi uma das afirmações libertadas por José Paisana perante uma plateia, atenta, de jovens futebolistas da nossa região que alimentam o sonho de vestir a camisola das Quinas.    

O responsável técnico federativo detalhou uma série de caraterísticas, critérios, padrões e comportamentos que são tidos em linha de conta para a exigência definida daquilo que é “jogar por Portugal”.


“A Seleção Nacional é um espaço de excelência, algo maravilhoso”, pelo que quem tem a oportunidade de o partilhar “deve ser exemplo”.

Uma esperança que José Paisana não hesitou em assumir que “começa a ser potenciada pelos centros de treinos e pelos clubes”, que são portas de oportunidade para uma progressão para as seleções distritais, etapa à qual se seguem as possíveis convocatórias para as seleções nacionais e as tão ambicionadas internacionalizações.

“Nunca desisitir”

A brilhante campanha das sub-17 portuguesas no Europeu da Bulgária, conjunto que envolveu quatro atletas formadas em clubes da nossa região, nomeadamente Ana Assussena, Marta Ferreira, Carolina Santana e Alícia Correia, foi dada como exemplo das caraterísticas do perfil da jogadora nacional, a qual, acima de tudo, segue o lema: “nunca desistir”.

Com a exibição de um vídeo sobre a realidade em contexto de seleção feminina e um período de interatividade com perguntas e respostas, o professor José Paisana concluiu o evento deixando, bem vincada, a esperança a todas as atletas presentes: “espero encontrar-vos em espaço de seleção nacional”.

O diretor Amadeu Mota, em representação da AF Setúbal, agradeceu a visita do selecionador e o seu prestigiante contributo evidenciado na sessão, bem como enalteceu a participação de todas as atletas que estiveram envolvidas no centro de treinos associativo, às quais desejou a continuação de uma atividade recheada de sucesso, sem esquecer o excelente trabalho dos clubes que promovem o futebol no feminino.


Presença significativa de atletas elogiada

Em jeito de balanço sobre a visita à AF Setúbal e a participação no evento, José Paisana, em declarações ao afsetubal.fpf.pt, afirmou ficar “muito satisfeito”.

“Neste tempo em que estivemos a conversar e a tirar dúvidas, elas estiveram, sempre, muito atentas e muito concentradas naquilo que transmiti. Tentaram perceber o que é preciso para ir a um espaço de Seleção Nacional, o que foi muito interessante, tal como a forma como interagiram no final, colocando questões”, elogiou, realçando que “estavam muitas meninas, o que é óptimo, neste dia de encerramento do centro de treino”.

Sobre a evolução do futebol no feminino, o selecionador nacional destacou que “de uma forma geral as associações estão motivadas, a desenvolver o seu trabalho de uma forma muito positiva e a seguir os sinais da federação. Portanto, a crescer e a fazer crescer o futebol feminino de uma forma global muitíssimo significativa”.

Numa referência particular ao Universo AF Setúbal, José Paisana sublinhou “a dinâmica que esta região tem em fornecer muitas jogadoras para as seleções nacionais e para os clubes ‘grandes’”.