João Pedro Valente, selecionador distrital de futebol da AF Setúbal, olha com “confiança, ambição e responsabilidade” para a prestação do conjunto associativo sub-14, que a partir de segunda-feira, entra em campo para disputar a 25.ª edição do Torneio Nacional Interassociações Lopes da Silva.

Na antevisão ao afsetubal.fpf.pt o técnico assume que a “confiança” é palavra que norteia as expetativas para a semana de prova, a culminar um total de 21 Unidades de Treino e a presença num torneio quadrangular interassociativo, que marcaram o período de preparação da equipa distrital, e que envolveu perto de uma centena de jovens atletas, dos quais foram nomeados os 18 eleitos.


Confira aqui a convocatória final da seleção distrital da AF Setúbal sub-14

“Durante o tempo em que foram dinamizadas as ações preparatórias, foi desenvolvido um trabalho que teve em conta as caraterísticas desta talentosa geração de jovens futebolistas, aos quais fomos vincando as ideias de jogo, mas tendo sempre, bem presente, o fomentar da união e espírito de grupo em espaço de seleção”, começou por salientar João Pedro Valente.

Em resultado desse trabalho de preparação, e do perfil apontado aos 18 eleitos, a seleção sub-14 vai espelhar no Lopes da Silva 2019 um “grupo de jovens jogadores com talento, responsabilidade, ambição e com capacidade de se autosuperarem e dar tudo por Setúbal”. Conjunto, que sob o ponto de vista da estratégia competitiva, deseja apresentar-se “com boa organização defensiva, ter posse de bola e promover rápidas ações ofensivas”.

Promover qualidade distrital para o patamar nacional

É, portanto, com esta perspetiva que avançam os sub-14 da AF Setúbal para a 25.ª edição do Torneio Lopes da Silva, evento que nos últimos dois anos rendeu honrosos 3.º lugares na classificação geral.

“Tendo em conta os reconhecidos pergaminhos da nossa seleção, sabemos da responsabilidade que, mais uma vez, teremos pela frente. Contudo, a nossa ambição é evidenciar o valor dos atletas e, no plano competitivo, tentar fazer igual ou melhor aquilo que já foi conseguido pelas gerações anteriores”, aponta o técnico distrital.


João Pedro Valente, selecionador distrital de futebol da AF Setúbal

Mas, a semana do Lopes da Silva reveste-se de uma dinâmica ímpar e que chama a atenção do mundo do futebol formativo. Desde logo, com destaque para a presença constante dos selecionadores nacionais nos jogos que serão disputados.

“O objetivo maior é promover o talento do futebol formativo da nossa região, neste que é o torneio nacional de seleções distritais mais prestigiado e gerador de todas as atenções. Reconhecendo esse facto, o selecionador distrital liberta a grande vontade de “ver os nossos atletas serem chamados aos trabalhos da seleção nacional sub-15”.

Os pilares referidos que alicerçam a participação dos sub-14 da AF Setúbal no 25.º Torneio Lopes da Silva têm no “compromisso, na demonstração efetiva do fair play e dos valores éticos” um foco inquestionável e que é sinónimo do reconhecimento histórico da nossa instituição.

João Pedro Valente não hesitou em “agradecer a todos os clubes da nossa região pela colaboração e grande trabalho que continuam a fazer em nome do nosso futebol formativo e a todos os jovens atletas que integraram o processo de preparação da seleção sub-14, os quais devem continuar a trabalhar, motivados, e acreditar no seu valor”, destacou, reconhecidamente.

A edição 2019 do Torneio Nacional Interassociações Lopes da Silva decorre entre os dias 24 e 30 de junho, nas regiões de Leiria e de Santarém, com a participação de cerca de 400 atletas, em representação de 22 seleções distritais e regionais.

Confira aqui o programa completo dos jogos

As equipas associativas chegam a Leiria no domingo para participarem na cerimónia de abertura da prova. Nesse evento, que terá lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, as comitivas vão poder assistir a um jogo entre antigos internacionais portugueses e jogadores da região que participaram no Lopes da Silva. No final da cerimónia, as equipas vão ser apresentadas em pleno relvado.