A ideia surgiu em maio último e este sábado ganhou expressão. Os jovens jogadores de futsal de benjamins da Academia Desportiva Infantil e Juvenil Bairro Miranda vestiram, este sábado, no jogo a contar para a 4.ª jornada da Série ‘A’ do campeonato distrital da AF Setúbal do escalão, diante da Casa do Benfica na Quinta do Conde, realizado do Pavilhão Municipal N.º 2, no Montijo, camisolas a exibir, nas costas, frases de apelo à promoção do Fair-Play e das boas práticas, à erradicação de episódios de mau comportamento nas bancadas e à consciencialização dos encarregados de educação e público em geral para os efeitos negativos dos mesmos.

Renato Póvoas, 39 anos, foi o mentor da ideia. Pai de um dos jovens benjamins da equipa do Bairro Miranda, que há cerca de cinco anos passou a acompanhar de perto a modalidade, assumindo por esta altura funções de delegado técnico da formação montijense, confessou ao afsetubal.pt que na base da iniciativa, que coincidiu com a apresentação dos novos equipamentos, estiveram “situações inadmissíveis que tenho visto nos pavilhões e que contrariam tudo o que é desejável para o fomento da prática desportiva e da evolução dos jovens”.




“Perdemos? Mérito do adversário”, “O jogo é uma diversão”, “Deixem-me divertir”, “A tua pressão só me prejudica”, “O treinador é que dá indicações”, “Sou ainda uma criança”, “O treinador é que decide se jogo”, “É apenas um jogo”, “Apoia a equipa”, “Não grites comigo” ou “Respeita o árbitro” são frases visíveis nas camisolas dos jovens futsalistas e que pedem, particular, atenção.

“O objetivo é, portanto, sensibilizar os nossos adeptos e encarregados de educação, depois os das equipas adversárias e estender esta dinâmica positiva a todos os clubes, equipas e atletas”, desejou Renato Póvoas, antes de revelar sentimentos da estreia.

Jovens surpreendidos por segredo guardado pelos pais

“Os jogadores só este sábado, depois de entrarem no balneário, é que ficaram a saber da iniciativa. Viram as novas camisolas expostas e ficaram, agradavelmente, surpreendidos”, realçou Renato Póvoas, confessando que a ideia havia sido mantida em segredo com os pais e familiares dos jovens atletas, os quais testemunharam, em grande número, a estreia do equipamento exemplar.


Carlos Félix (na foto, em cima, à esquerda) e Renato Póvoas com os benjamins de futsal da ADIJ Bairro Miranda no dia de estreia das camisolas em nome do Fair-Play

No início de setembro último a FPF lançou o movimento #DeixaJogar, o qual se enquadra na ideia referida e o qual Renato Póvoas assume ser igual contributo para a promoção do Fair-Play. “Que sejam iniciativas deste género que fomentem atitudes positivas” desejou, desafiando outros clubes, equipas e demais agentes da prática competitiva a dinamizarem ações que reforcem esta bola de neve que se quer ver crescer com o envolvimento de todos.

A AF Setúbal elogia e aplaude a meritória iniciativa da ADIJ Bairro Miranda, clube presidido por Carlos Félix, dirigente que assume, igualmente, a liderança técnica da formação benjamim.

PNED vai expôr camisolas

Entretanto, o Plano Nacional da Ética no Desporto, ao juntar-se aos reconhecimentos institucionais, pretende exibir as camisolas exemplares do futsal formativo da ADIJ Bairro Miranda numa exposição, prevista para o próximo mês de dezembro.  

Refira-se que além da equipa de benjamins, também a equipa de infantis de futsal do emblema montijense vai seguir o mesmo exemplo.