Em nome da responsabilidade social e da inclusão desportiva, a II edição da Liga Oportunidades começa a ganhar renovado entusiasmo, este sábado, a partir das 15 horas, com a cerimónia de abertura no Campo de Futebol da AM Casal das Figueiras, em Setúbal.

A meritória iniciativa que consiste na dinamização de um campeonato de futebol 5, nas vertentes de recreação e competição, reservada a participantes portadores de deficiência e sem deficiência aparente, respetivamente, volta a assumir-se como oportunidade para promover a prática desportiva, mas também realçar o convivo entre as várias instituições envolvidas, visando combater a exclusão social, e espelhar o ‘outro lado’ do trabalho desenvolvido entre as mesmas.


Para esta segunda edição, a Liga Oportunidades conta na vertente de recreação com equipas representantes da União Desportiva para a Inclusão (APPACDM), Setúbal, Fundação COI (Pinhal Novo), NÓS (Barreiro) e Cerci Moita/Barreiro.

No que respeita às instituições com equipas direcionadas para a vertente competitiva, a II Liga Oportunidades conta com o conjunto do S. Francisco Xavier FC (Cáritas Setúbal), União Desportiva para a inclusão, Associação de Moradores do Casal das Figueiras (Setúbal) e Centro Jovem Tabor (Setúbal).

Refira-se que o modelo de atividade, os jogos, em ambas as variantes, terão um tempo total de 30 minutos, disputados por equipas de 5x5 com guarda-redes, os quais contarão com árbitros disponibilizados pela AF Setúbal, instituição que assegura igualmente a validação dos jogadores num torneio devidamente homologado pela entidade distrital.

Eis o calendário da vertente de competição:


Eis o calendário da vertente de recreação:





A Liga Oportunidades é organizada conjuntamente pelas entidades participantes e, à semelhança da primeira edição, conta com a parceria institucional da Associação de Futebol de Setúbal.

Recorde-se que no ano passado, a Liga Oportunidades proporcionou a alegria de jogar à bola entre cerca de 150 participantes, de ambos os géneros, entre os 15 e os 47 anos, os quais não refrearam sorrisos e foram os grandes protagonistas da excelente jornada de confraternização institucional.