Numa iniciativa do Concelho de Arbitragem da AF Setúbal, o mais recente curso reservado à certificação de árbitros de futebol de praia, realizado nos dias 26, 27 e 29 de fevereiro, assegurou o reforço do quadro distrital em mais 16 juízes, sendo agora 35 os árbitros de futebol e de futsal do universo associativo, igualmente, habilitados a atuar no âmbito das provas na variante de praia.


O referido curso, lecionado nas instalações do Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro e da Academia de Arbitragem de Futsal da Margem Sul, foi ministrado pela Comissão de Apoio Técnico de Futebol de Praia da AF Setúbal, liderada pelo árbitro Luís Reforço, cuja ação mereceu nota “muito positiva”.

“Esta oportunidade formativa revelou-se muito importante no sentido de reforçarmos o quadro distrital de árbitros. A AF Setúbal é referência nacional no que ao futebol de praia respeita, tendo em conta o maior número de árbitros, de equipas representantes e, possivelmente, de campos existentes na região para a prática competitiva”, começou por evidenciar Pedro Peixoto, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.  

Perante este fortalecimento, o dirigente não tem dúvidas em assumir que “a arbitragem associativa está preparada para dar resposta ao futuro próximo”, ou seja, “assegurar árbitros de futebol de praia para um maior número de iniciativas oficiais ou devidamente reconhecidas pela AF Setúbal que vierem a ser dinamizadas”.

Pedro Peixoto admitiu, ainda, que no final desta época a AF Setúbal vai indicar dois árbitros ao quadro nacional. A serem confirmados, subirá para um total de cinco os árbitros do nosso universo associativo com estatuto federativo.