“Neste dia 5 de maio de 2020, no qual a Associação de Futebol de Setúbal assinala os seus 93 anos de historial, permitam-me, desde já, reconhecer, em nome da Direção da AF Setúbal, o exemplar sentido de responsabilidade institucional evidenciada, desde a primeira hora, por todos os nossos clubes e núcleos de árbitros filiados, numa altura em que todos, sem exceção, enfrentamos um desafio ímpar para a nossa sociedade, que arrasta dificuldades inesperadas e dias de incertezas.

Um agradecimento que destaca e homenageia a coragem do nosso universo associativo (Clubes, dirigentes, atletas, técnicos e árbitros), herdeiro do sacrifício, da coragem e da motivação dos seus fundadores e de todos quantos têm vindo, ao longo desta relevante jornada, a solidificar e a inspirar a história da AF Setúbal, instituição que, ao cabo de 93 anos de vida, sente, pela primeira vez, a força de 13 mil atletas, praticantes de futebol, futsal e futebol de praia.

Hoje, perante o extraordinário desafio que enfrentamos, diante de um adversário denominado por Covid-19, talvez mais do que nunca, devemos defender, com a força de todos, os valores da solidariedade social e institucional, enaltecendo o esforço e a dedicação de todo o trabalho desenvolvido por quem é a mola real da dinâmica deste nosso universo associativo, que segue de braço dado com a região nesta tarefa de reerguer, bem alto, os méritos e as virtudes da promoção e sã competição desportiva.

A AF Setúbal assinala 93 anos de história, evocando um passado que orgulha, assente no respeito e na colaboração institucional.

Neste período que vivemos, a adaptação a este presente não pode toldar a nossa consciência. Pede-nos responsabilidade, serenidade e muita confiança. Creio, assim, ciente do incremento destes três princípios, que estaremos mais bem preparados para defendermos o futuro que se avizinha.

Sei bem da enorme vontade de todos quantos representam a força do nosso universo associativo em voltar aqueles dias, aos dias das emoções e do entusiasmo dos treinos e dos jogos que só o futebol, o futsal e o futebol de praia conseguem gerar de forma muito especial. Aos nossos dias…

Nesse sentido, a Direção da AF Setúbal, reforçando o firme compromisso institucional de continuar a fazer tudo o que for possível para apoiar e defender os nossos Clubes e o nosso universo associativo, nas suas mais variadas áreas de incidência, tem a plena convicção de que, juntos, respeitando as recomendações em nome da nossa saúde, ‘Vamos Todos Voltar a Vencer’.

Parabéns Universo AF Setúbal, força e muito obrigado!”

 

Francisco Cardoso,

Presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal