A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.

 

LEI 2 (A Bola)

 

FUTEBOL

Sabia que a bola tem de ser esférica e feita de material adequado e tem pesos e medidas diferentes para Futebol 7/9 (Bola n.º 4) e Futebol 11 (Bola n.º 5)?

Sabia que o peso da bola n.º 4 tem entre 340 e 390 gramas e a bola n.º 5 entre 410 e 450 gramas? E a circunferência entre 62 e 66 cm e 68 e 70 cm, respectivamente?

Sabia que nas provas da nossa Associação (exceto 1ª. Divisão Seniores e Taça AFS) os clubes visitantes podem apresentar as suas bolas para serem utilizadas na 2.ª parte?

Sabia que no decorrer do jogo entrar uma outra bola em campo o árbitro só está obrigado a interromper o jogo se essa segunda bola interferir no mesmo?

Sabia que se a bola rebentar num jogo o árbitro tem de interromper o mesmo e executar uma bola ao solo com a nova bola?

Sabia que as bolas só podem ser substituídas com autorização do árbitro?

 

FUTSAL

Sabia que a bola para além das suas caraterísticas esférica e feita de couro ou outro material aprovado difere no seu tamanho e peso em alguns escalões?

Sabia que a bola n.º 4 é utilizada nos escalões de Seniores a Infantis e deve ter uma circunferência entre 62 e 64 cm, um peso no início do jogo entre 400 e 440 gramas e uma pressão equivalente a 0,6 e 0,9 atmosferas (600-900 g/cm²) ao nível do mar?

Sabia que a bola n.º 3 é utilizada nos escalões de Benjamins e Petizes e deve ter uma circunferência entre 55 e 57 cm e um peso no início do jogo entre 370 e 380 gramas?

Sabia que o clube visitado está obrigado a apresentar as bolas para a realização do jogo, permitindo-se que o clube visitante possa apresentar por opção própria no jogo, as suas bolas? (Competições Nacionais na 1.ª parte e Competições Distritais na 2.ª parte).

Sabia que no decorrer do jogo se existir dentro do recinto uma outra bola o árbitro só está obrigado a interromper o jogo se essa segunda bola interferir no mesmo?

Sabia que cabe ao árbitro assistente/cronometrista ficar na posse das bolas suplementares durante o jogo e que está vedado às equipas terem, junto ao seu banco de técnicos e substitutos, quaisquer bolas suplementares?

Sabia que se a bola rebentar com o jogo a decorrer o árbitro efetuará um lançamento de bola ao solo, com uma bola nova?

 

 

FUTEBOL de PRAIA

 

Sabia que a bola n.º 5 é utilizada na Liga e Campeonatos devendo ter uma circunferência entre 68 e 70 cm, um peso no início do jogo entre 400 e 440 gramas e uma pressão equivalente a 0,4 a 0,6 atmosferas (400-600 g/cm²) ao nível do mar?

Sabia que as bolas utilizadas nos jogos são fornecidas pela organização da prova e não pelos clubes intervenientes?

Sabia que cabe ao árbitro assistente/cronometrista ficar na posse das bolas suplementares durante o jogo e que está vedado às equipas terem, junto ao seu banco de técnicos e substitutos, quaisquer bolas suplementares?

Sabia que se a bola rebentar com o jogo a decorrer o árbitro efetuará um lançamento de bola ao solo, com uma bola nova, no centro do campo?