A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


Lei 4  - O equipamento dos jogadores

 

Futebol

Sabia que antes do início do jogo os jogadores devem retirar todo o tipo de jóias que possuam (colares, anéis, pulseiras, brincos, fitas em couro ou plástico, etc.)?

 

Sabia que um jogador que saia do terreno de jogo para regularizar o seu equipamento, para voltar ao mesmo tem de ter autorização do árbitro, depois de algum elemento da equipa de arbitragem verificar se tudo está de acordo com a Lei?

 

Sabia que a cor das mangas das camisolas interiores tem de ser igual à manga da camisola do equipamento?

 

Sabia que os guarda-redes têm de usar um equipamento de cores que o distinga dos outros jogadores e da equipa de arbitragem?

 

Sabia que o equipamento dos jogadores não pode conter slogans, mensagens ou imagens, políticas, religiosas ou pessoais?

 

Sabia que se um jogador perder acidentalmente uma bota ou uma caneleira, e mesmo assim continuar a jogar a bola descalço e marcar um golo, esse golo será validado?

 

Sabia que as caneleiras deverão estar totalmente cobertas pelas meias?

 

Sabia que no futebol de 7 e 9 só é permitido a utilização de botas com pitons de borracha ou sapatilhas (ténis).


 

Futsal

 

Sabia que os guarda-redes de uma mesma equipa deverão utilizar equipamento igual e que devem utilizar cores que os distingam dos outros jogadores, dos árbitros e dos árbitros assistentes?

 

Sabia que na camisola dos jogadores e substitutos o símbolo do clube é obrigatório e que pode conter ainda nas costas o nome do jogador? Bem como, quando as duas equipas apresentarem equipamentos iguais, idênticos ou de difícil destrinça, mudará de equipamento o clube visitado?

 

Sabia que qualquer jogador mandado sair da superfície de jogo para corrigir o seu equipamento não pode regressar à superfície de jogo sem a autorização dos árbitros ou do terceiro árbitro? E, se o jogador, não tiver sido substituído, só poderá regressar à superfície de jogo quando a bola não estiver em jogo ou sob a supervisão do terceiro árbitro quando a bola está em jogo?

 

Sabia que os substitutos deverão equipar como se de jogadores se tratassem, mantendo ainda envergada uma peça de vestuário (colete, por exemplo) de cor diferente das utilizadas por todos os jogadores e árbitros, só podendo despi-la durante o processo de substituição?

 

Sabia que os jogadores, substitutos ou árbitros que usem óculos, podem participar em provas oficiais da AFS, desde que os óculos sejam adequados à prática do futsal, ou seja, com armações em plástico ou nylon, equipadas com lentes de plástico ou nylon e devidamente seguros?

 

Sabia que é permitido o uso de calções “térmicos”, desde que não ultrapassem o joelho. Caso excedam o tamanho do calção do equipamento de equipa, terão que ser da mesma cor e tonalidade da cor predominante?

 

Sabia que é permitido o uso de camisolas “térmicas”, cujas mangas ultrapassem a manga da camisola do equipamento de equipa, desde que sejam da mesma cor e tonalidade da cor predominante? E de igual modo, o uso de calças térmicas (collants), será permitido em circunstâncias especiais e desde que a sua cor não confunda jogadores e árbitros?

 

Sabia que, no início do jogo, a camisola nº 1 está reservada ao guarda-redes e que a numeração dos demais jogadores e substitutos é livre e poderá ser entre os n.ºs 2 e 99?

 

Sabia que o uso de publicidade nos equipamentos dos jogadores poderá ir até ao número máximo de quatro inclusões publicitárias sendo que poderá estar colocada quer à frente quer atrás da camisola e nos calções poderá ser colocada na parte posterior dos mesmos? 

 

 

Futebol Praia

 

Sabia que o que difere o Futebol e Futsal do Futebol Praia é que os jogadores estão impedidos de usar calçado, meias e caneleiras?

 

Sabia que as ligaduras elásticas são permitidas desde que não cubram totalmente os pés, nomeadamente os tornozelos e dedos?

 

Sabia que, no início do jogo, a camisola n.º 1 está reservada ao guarda-redes e que a numeração dos demais jogadores e substitutos é livre e poderá ser entre os n.ºs 2 e 18?