A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal. 


Lei 15

 

               FUTEBOL 

(O lançamento lateral)


Sabia que num lançamento lateral não pode ser marcado golo diretamente?

Sabia que se a bola entrar na baliza adversária será assinalado um pontapé de baliza e se entrar na baliza do executante será assinalado um pontapé de canto?

Sabia que todos os adversários têm de estar a pelo menos 2 metros de distância da linha lateral no local onde será executado o lançamento lateral?

Sabia que no lançamento lateral o executante deve ficar de pé e de frente para o terreno de jogo, ter pelo menos parcialmente, os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha?

Sabia que o executante deve lançar a bola com as duas mãos por detrás e por cima da cabeça, no local onde ela saiu do terreno de jogo?

Sabia que o executante de um lançamento lateral pode ao efectuá-lo de forma correta, atirar a bola deliberadamente contra um adversário, a fim de poder de seguida voltar a jogá-la, desde que não seja de forma imprudente, negligente ou com força excessiva?

Sabia que se após a bola estar em jogo o executante do lançamento tocar a bola novamente antes de esta ter sido jogada por outro jogador é assinalado um pontapé-livre indireto contra a sua equipa? E se for com a mão passará a livre-direto?

Sabia que se um jogador adversário distraia ou impeça de forma incorrecta o executante do lançamento lateral (inclusive aproximando-se a menos de 2 metros) é advertido por comportamento antidesportivo?

 

 

FUTSAL

  (O pontapé de linha lateral)

 

Sabia que o pontapé de linha lateral é uma forma de recomeçar o jogo?

Sabia que um pontapé de linha lateral é concedido à equipa adversária do jogador que tocou a bola em último lugar, antes da mesma ter ultrapassado a linha lateral, quer seja pelo solo ou pelo ar ou ter tocado no teto?

Sabia que não pode ser marcado golo diretamente de um pontapé de linha lateral?

Sabia que o pontapé de linha lateral terá de ser executado obrigatoriamente com o pé, executado dentro de 4 segundos a partir do momento em que estejam reunidas as condições para a execução e a bola está em jogo assim que entra na superfície de jogo?

Sabia que no momento de pontapear a bola, o executante deve ter um pé sobre a linha lateral ou no exterior da superfície de jogo e pontapear a bola, que deve estar imóvel, a partir do ponto onde saiu da superfície de jogo ou fora desta a uma distância não superior a 25 cm desse ponto?

Sabia que na execução de um pontapé da linha lateral, se um adversário do executante se posicionar a menos dos 5 metros regulamentares, em relação à bola, o pontapé da linha lateral é repetido e o infrator advertido, exceto se puder ser aplicada a lei da vantagem?

Sabia que se, após a bola entrar em jogo, o executante do pontapé de linha lateral tocar a bola novamente (exceto com as mãos) e antes que esta tenha tocado em outro jogador, será concedido um pontapé-livre indireto à equipa adversária, mas se tocar a bola intencionalmente com as mãos será concedido um pontapé-livre direto à equipa adversária?

Sabia que se a bola entrar na baliza contrária diretamente dum pontapé de linha lateral, os árbitros concedem um lançamento de baliza?

Sabia que se a bola entrar na baliza do executante diretamente dum pontapé de linha lateral, os árbitros concedem um pontapé de canto?

 

 FUTEBOL DE PRAIA 

(A reposição da bola em jogo)

 

Sabia que a reposição da bola é uma forma de recomeçar o jogo e que não se pode marcar golo diretamente?

Sabia que quanto à posição dos jogadores da equipa adversária estes devem estar no terreno de jogo e a pelo menos 5 metros do local onde é executada a reposição da bola em jogo?

Sabia que existem duas formas de execução deste recomeço de jogo, podendo ser feito com o pé (pontapé) ou com a mão (lançamento)?

Sabia que se o jogador optou por agarrar a bola para efetuar a reposição através de um lançamento com a mão, não pode depois colocar a bola no chão para executar a mesma com um pontapé?

Sabia que o executante tem o tempo limite de 4 segundos para executar este recomeço da bola em jogo?

Sabia que se o executante infringir a regra dos 4 segundos, a reposição da bola em jogo passa para a equipa adversária?