A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal. 


Lei 17

  O pontapé de canto

 

FUTEBOL

  

Sabia que um pontapé de canto é assinalado quando a bola ultrapassar totalmente a linha de baliza tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, sem que seja obtido golo?

Sabia que se pode marcar um golo directamente de um pontapé de canto, mas somente contra a equipa adversária?

Sabia que se a bola entrar diretamente na baliza do executante, é concedido um pontapé de canto à equipa adversária?

Sabia que num pontapé de canto a bola tem de ser colocada dentro da área de canto?

Sabia que a bola está em jogo logo que seja pontapeada e se mova claramente não sendo necessário sair da área de canto?

Sabia que a bandeira de canto não pode ser removida?

Sabia que os jogadores da equipa adversária devem colocar-se a pelo menos 9,15 metros da área de canto?

Sabia que existem na maior parte dos campos uns pequenos traços perpendiculares às linhas de baliza e lateral, colocados a 9,15 metros do limite da área de canto, para indicar aos jogadores e árbitros que aquele é o limite onde os jogadores adversários se podem colocar num pontapé de canto?

Sabia que se após a bola estar em jogo o executante tocar a bola novamente antes de esta ter sido jogada por outro jogador é assinalado um pontapé-livre indireto contra a sua equipa? E se for com a mão passará a livre-direto?

Sabia que o executante de um pontapé de canto pode ao efectuá-lo de forma correta, atirar a bola deliberadamente contra um adversário, a fim de poder de seguida voltar a jogá-la, desde que não seja de forma imprudente, negligente ou com força excessiva? 

 

FUTSAL

 

Sabia que um pontapé de canto é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, sem que se tenha marcado um golo em conformidade com a Lei 10?

Sabia que pode ser marcado golo diretamente de um pontapé de canto, mas unicamente na baliza adversária?

Sabia que o executante deve efetuar o pontapé nos 4 segundos posteriores a estarem reunidas as condições para a execução?

Sabia que a bola deve estar no arco de círculo de canto mais próximo do ponto onde a bola atravessou a linha de baliza?

Sabia que a bola entra em jogo no momento em que é pontapeada e se move?

Sabia que, se na execução correta de um pontapé de canto, o executante chuta intencionalmente a bola contra um adversário, mas não o faz de maneira negligente, imprudente, nem com recurso a força excessiva, apenas com a intenção de a jogar uma segunda vez, os árbitros permitem que o jogo continue?

Sabia que, se na execução de um pontapé de canto, um adversário do executante se posicionar a uma distância inferior aos 5 metros regulamentares, em relação à bola o pontapé de canto é repetido e o jogador infrator advertido?

Sabia que, se um adversário distrair ou impossibilitar o executante do pontapé de canto é advertido por comportamento antidesportivo?

Sabia que, se o pontapé de canto não for executado dentro de 4 segundos, é concedido à equipa adversária um lançamento de baliza?

Sabia que, se após a bola entrar em jogo, o executante do pontapé de canto tocar a bola novamente (exceto com as mãos) e antes que esta tenha tocado outro jogador é concedido um pontapé-livre indireto à equipa adversária, a ser executado a partir do local onde se cometeu a infração?

Sabia que, se após a bola entrar em jogo, o executante do pontapé de canto tocar a bola intencionalmente com as mãos e antes que esta tenha tocado outro jogador é concedido um pontapé-livre direto à equipa adversária, a ser executado a partir do local onde se cometeu a falta ou um pontapé de grande-penalidade à equipa adversária, se a falta tiver sido cometida dentro da área de grande-penalidade do executante e à sua equipa é averbada uma falta acumulada?

 

FUTEBOL PRAIA

 

Sabia que todas as questões colocadas para o Futsal, exceto o termo pontapé-livre indireto, devendo ser substituído por pontapé-livre, também se aplicam ao Futebol de Praia?

Sabia que o jogador que executa o pontapé de canto pode fazer um pequeno monte de areia com os pés ou com a bola para elevar a posição da bola?

 

‘Apito final’ na rubrica

Com a publicação da Lei 17 termina a rubrica “Leis do Jogo – Sabia que…?”, a qual assumiu, ao longo dos últimos dois meses, particular destaque e interesse junto dos nossos seguidores ligados ao Universo AF Setúbal e do público em geral.

Ao Conselho de Arbitragem da AF Setúbal vincamos um agradecimento institucional pelo trabalho desenvolvido e entusiasmo com que, desde a primeira hora, assumiu o desafio proposto e deu cumprimento à concretização da rubrica, a qual se revestiu, sobretudo, em mais uma oportunidade que permitiu elucidar algumas dúvidas que, porventura, ainda persistiam, neste que foi um renovado contributo em nome de todos quantos estão diretamente ligados e/ou acompanham de perto a arbitragem e o nosso futebol, futsal e futebol de praia.

Recorde-se que as 17 Leis do Jogo podem ser consultadas, na íntegra, AQUI.