A rede de infraestruturas desportivas ao serviço dos emblemas filiados na AF Setúbal e em nome da atividade física e competitiva da nossa região ganhou, este sábado, no concelho do Seixal, mais um reforço, com a inauguração oficial do Pavilhão Desportivo do Portugal Cultura e Recreio.

“Este é o resultado de um sonho e de um trabalho que durou cerca de sete anos, envolvendo a dedicação de muita gente”, destacou Carlos Nunes, presidente da Direção do Portugal Cultura e Recreio (PCR), no âmbito do seu discurso solene de inauguração do pavilhão do clube.

Edificado no espaço do antigo polidesportivo descoberto da coletividade, o pavilhão do PCR resulta da concretização, ao cabo de 10 meses, de uma obra que responde às exigências técnicas e que se apresenta, entre um conjunto de valências, com uma bancada com capacidade para 227 pessoas.


Carlos Nunes, presidente da Direção do PCR, vincou o contributo de todos quantos ajudaram a tornar realidade um sonho antigo

“Este é um pavilhão com caraterísticas de excelência”, que reforça o mapa desportivo do concelho do Seixal, e sobre o qual Carlos Nunes não hesitou em lembrar, na sequência de vistoria, a homologação por parte da Associação de Futebol de Setúbal classificando-o com “condições de excelência para a prática desportiva”.

Reconhecendo o apoio fundamental da Câmara Municipal do Seixal, o presidente da Direção do PCR destacou, de forma muito especial, todos quantos contribuíram para que o projeto crescesse, entre os quais o associado José Tempera, pelo seu acompanhamento diário da construção do pavilhão.

Uma nova infraestrutura desportiva que abre as portas a um vasto conjunto de modalidades, sendo que o futsal é uma das práticas que beneficiará do seu dinamismo, com o PCR a apontar para o regresso de diversas equipas, nos vários escalões, masculinos e femininos, à esfera competitiva da AF Setúbal.

Joaquim Santos, presidente da autarquia seixalense, disse que o novo pavilhão “era um sonho do Portugal Cultura e Recreio” e representa “uma mais-valia para toda a comunidade, que a partir de agora tem mais um excecional espaço para o desenvolvimento desportivo, mas também para a expressão cultural”.

A convite da Direção do Portugal Cultura e Recreio, a AF Setúbal esteve representada na cerimónia de inauguração do novo pavilhão pelos vice-presidentes Carlos Sevilha e Carlos Carmelo, que reforçaram saudações institucionais pela concretização de mais uma obra que muito vem contribuir para o fortalecimento da prática desportiva e competitiva no nosso distrito, com particular destaque para o futsal.

O Portugal Cultura e Recreio foi fundado em 1 de abril de 1960.


Refira-se que a cerimónia de inauguração oficial do pavilhão do PCR esteve integrada na Festa de Abertura da 37.ª edição da Seixalíada. Eventos que decorreram sob a prática das recomendações da DGS, face à pandemia de Covid-19.


Fotos: AF Setúbal e CM Seixal