A arbitragem da AF Setúbal esteve representada, entre sexta-feira e domingo, no XIX Encontro Nacional do Árbitro Jovem, por cinco árbitros, entre os 16 e os 17 anos de idade, numa comitiva liderada por José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da AFS.

Na edição 2020 do evento anual organizado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), que decorreu nos concelhos do Fundão e da Covilhã, coube a Pedro Relvas, Diogo Poupinha, Rodrigo Torres, Alexandre Jesus e Diogo Martins formarem o quinteto de jovens árbitros (CJ) indicados pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal para participarem na importante jornada de três dias, que reuniu cerca de uma centena de jovens juízes de futebol e de futsal oriundos do continente e das regiões autónomas.

Pedro Relvas reconhecido

Na sequência da implementação do Projeto APAF Coach, o jovem árbitro da AF Setúbal Pedro Relvas foi um dos 12 selecionados para dar corpo à iniciativa da associação nacional de árbitros de futebol.

A meritória distinção, que decorreu da avaliação feita através de inquérito preenchido por todos os participantes, vai permitir a Pedro Relvas ser acompanhado, durante um ano, por uma equipa de especialistas que potenciarão as capacidades do jovem árbitro, entretanto, reconhecidas.

Entusiasmo e camaradagem

“A experiência foi, mais uma vez, muito positiva, com os nossos jovens a evidenciarem entusiasmo pela arbitragem no âmbito de um evento marcado pela salutar camaradagem entre todos os participantes”, começou por declarar ao afsetubal.pt José Manuel Esteves.

O presidente do Conselho de Arbitragem, saudando a APAF pela organização do XIX ENAJ, agradeceu à Direção da AF Setúbal pela “total disponibilidade institucional para apoiar a deslocação da comitiva da arbitragem associativa”, naquele que “foi mais um momento de particular estímulo em nome do futuro dos árbitros da nossa região”.

Entretanto, numa declaração publicada, a APAF “enaltece o empenho, dedicação e prestação de todos os participantes e dirigentes envolvidos no encontro, fazendo-o pautar pela excelência”.

“O encontro, que ao longo dos últimos 19 anos tem sido decisivo para a qualificação dos jovens árbitros portugueses, propõe-se ser uma “mais-valia no desenvolvimento intelectual, físico e cultural dos potenciais talentos da arbitragem, pretendendo igualmente ser um ativo contributo para o enriquecimento da cultura desportiva dos participantes”, pode ler-se no registo da APAF, antes do agradecimento endereçado a todos os participantes.

Refira-se que o XIX ENAJ integrou sessões teóricas e técnicas, um conjunto de testes escritos e vídeo testes num programa que contou com a presença de diversos convidados, entre árbitros e ex-árbitros de renome nacional e internacional.