O relvado do Estádio Municipal de Sines foi, esta segunda-feira, o palco que acolheu a realização da cerimónia oficial de entrega da distinta Bandeira da Ética ao Vasco da Gama Atlético Clube.

Um momento solene e muito especial para o emblema sineense, como assinalou o presidente da Direção do Vasco da Gama AC, Sérgio Costa, depois de começar por dar as boas-vindas ao conjunto de representantes institucionais que partilharam o destacado evento, entre os quais a Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques, o presidente e vereador da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas e José Arsénio, respetivamente, bem como o presidente da Direção e o diretor da AF Setúbal, Francisco Cardoso e Amadeu Mota, por esta ordem.


 “Agradecemos, com grande satisfação, ao IPDJ por promover este momento aqui em Sines e no seio do nosso clube. É um ato de grande importância para o emblema e, com certeza, para todos aqueles que sentem e vivem o Vasco da Gama de forma particular”, declarou o líder diretivo, antes de seguir a reforçar a relevância da distinção.

“O Vasco da Gama AC tem na sua essência a missão de formar jovens. O nosso objetivo é melhorar as condições que permitam garantir uma atuação formativa com cada vez mais qualidade e a Bandeira da Ética que recebemos assenta bem e é um reforço nesta caminhada. É, portanto, um galardão que nos entusiasma a fazer mais e melhor pelos nossos jovens e que nos enche de orgulho por ser um reconhecimento pelo trabalho que temos feito, mas também pela responsabilidade e compromisso que queremos continuar a dinamizar”, manifestou Sérgio Costa.


Refira-se que o Vasco da Gama AC, através do seu Departamento de Futebol de Formação, registou na sua candidatura um projeto que dá corpo a uma série de ações a dinamizar em prol da formação de jovens futebolistas, nas quais assumem destaque o incentivo às boas práticas e ao Fair Play.

Um leque de iniciativas, que visam envolver os encarregados de educação, cujos valores ganham espaço, através de ilustrações colocadas um pouco por todos os recantos do recinto desportivo sineense.

Espaço de crescimento de atletas e pessoas

Eduarda Marques não hesitou em manifestar entusiasmo por ter a oportunidade de entregar a Bandeira da Ética ao clube vascaíno, um dos clubes de base local, cuja atividade está centrada na formação.

“Reconhecemos a vossa atividade, a qual permite aos jovens crescerem num ambiente saudável e potenciador de uma evolução social com base nos valores éticos e no respeito pelos outros”, salientou a diretora regional do IPDJ, elogiando todos aqueles que de forma voluntária contribuem para que estes objetivos sejam transmitidos.

Eduarda Marques lembrou que a Bandeira da Ética é um reflexo do trabalho e do espírito de missão em nome das atitudes positivas, mas também “é uma responsabilidade e um compromisso acrescido para o clube”. “Vocês estão de parabéns. Obrigado pela vossa dedicação e empenho”, assinalou, a diretora do IPDJ nos instantes que antecederam a entrega da Bandeira da Ética ao presidente do Vasco da Gama.

Na sequência das intervenções institucionais, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, agradecendo o convite, fez questão de “felicitar o clube pela distinção obtida e enaltecer a dimensão histórica do Vasco da Gama AC enquanto emblema de promoção do desporto local e regional”, lembrando que “a Bandeira da Ética é mais um passo no fortalecimento do clube”.

Francisco Cardoso registou ainda que o Vasco da Gama AC tem, agora, motivos redobrados para conseguir o estatuto de entidade formadora certificada, no âmbito do futebol federativo.    

A culminar o leque de saudações institucionais, o presidente da Câmara Municipal de Sines, saudando os representantes das entidades presentes, recordou que “o Vasco da Gama AC, o clube mais representativo do nosso concelho e dos mais emblemáticos da região, sempre manteve a sua mística e o fomento da formação de jovens. Esta bandeira assenta que nem uma luva a um clube com um grande e reconhecido historial”.

“A Câmara está muito satisfeita por este reconhecimento, que é muito merecido. Parabéns a todos os dirigentes que muito tem feito pelo clube”, felicitou o edil Nuno Mascarenhas.

A cerimónia de entrega da Bandeira da Ética ao Vasco da Gama AC decorreu de acordo com as orientações de segurança emanadas pelas autoridades competentes, devido à pandemia.


Fotos: CMS