O Centro Desportivo do Grupo Desportivo de Alfarim foi, este sábado, o palco de eleição que acolheu a cerimónia oficial de entrega da Bandeira da Ética ao emblema sediado na Freguesia do Castelo, Sesimbra, evento presenciado por destacados representantes de entidades locais, regionais e nacionais, entre responsáveis dos órgãos sociais do emblema anfitrião.

Um momento solene de particular regozijo para o GD Alfarim, como assinalou o presidente da Direção do clube, José Fernando Dias. “É um orgulho para o GD Alfarim e para as direções que tenho presidido receber mais uma prestigiada distinção”, começou por salientar o dirigente que está ligado à significativa evolução que o emblema tem registado nas últimas décadas.

A Bandeira da Ética é, portanto, o mais recente reconhecimento institucional atribuído ao clube. Distinção aprovada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), que decorre da iniciativa levada a cabo pelo GD Alfarim, intitulada “Fora das Quatro Linhas”, na qual o futebol formativo assume destaque, mas que é transversal a toda a dinâmica desportiva do clube e cujas ações envolvem, além dos atletas, técnicos e dirigentes, os encarregados de educação e a comunidade local. Tudo em nome da promoção das boas práticas, da ética e do fair play.

Atendendo a todo o trabalho que tem vindo a ser realizado no seio do clube, José Fernando Dias não hesitou em afirmar que a distinção é plenamente justificada. “Nós merecemos, mas quem merece mais é a população local e os nossos jovens, que são o garante do futuro”, realçou o presidente do GD Alfarim, reiterando o agradecimento generalizado a todas as pessoas e entidades que têm apoiado o clube.


Ao felicitar o GD Alfarim pela distinção, Vítor Pataco, presidente do IPDJ, enalteceu o bom trabalho realizado no GD Alfarim sob a liderança de José Fernando Dias, nomeadamente ao nível das infraestruturas, e lembrou que “o desporto só é uma escola de virtudes quando se pratica e se transmitem os valores das boas práticas”, desejando que a Bandeira da Ética entregue ao clube reforce, de forma efetiva, esse objetivo.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, assinalou o momento solene valorizando “as caraterísticas muito próprias de um clube que deita mãos à obra e tem registado um salto qualitativo”. O edil destacou a entrega da Bandeira da Ética como “uma condecoração sinónimo do esforço de todos quantos estão ligados ao GD Alfarim”. “Parabéns”.

No âmbito do evento festivo, o presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, não hesitou em reforçar as felicitações ao clube pelo reconhecimento institucional, reafirmando “o dedicado e fundamental trabalho evidenciado pelo GD Alfarim em prol da atividade desportiva e do compromisso com os seus representantes, agora refletido em mais uma prestigiada distinção, que muito honra o Universo AF Setúbal”.

A cerimónia de entrega da Bandeira da Ética ao GD Alfarim decorreu de acordo com as orientações de segurança emanadas pelas autoridades competentes, devido à pandemia.