De um piquenique se começou a alimentar a ideia de erigir um emblema que soube trilhar o caminho da promoção da atividade desportiva em nome da sua terra e das suas gentes. O Amora Futebol Clube celebrou, este sábado, 100 anos de historial.

“100 anos só se fazem uma vez”. Foi assim que o presidente da Direção do Amora FC, Carlos Henriques, começou a sua intervenção institucional, em pleno relvado da mais recente infraestrutura dedicada ao emblema: o Centro de Treinos do Amora FC, localizado no Complexo Desportivo Municipal do Parque do Serrado.

No âmbito da cerimónia protocolar, o dirigente evocou a “gente de trabalho e humilde que fez com que o Amora FC se tornasse uma realidade”.

Homenageando, com particular agradecimento, todos os dirigentes que passaram pelo clube, Carlos Henriques reconheceu que os seus antecessores “fizeram o seu melhor, para que o Amora FC conseguisse perpetuar na história”. Um honroso percurso que, em dia de centenário, somou mais um relevante motivo de exaltação. “Inauguramos um espaço que pela sua envolvência, graciosidade e imponência é uma obra de excelência”, assegurou o líder diretivo do clube, sobre o Centro de Treinos, agradecendo aos presidentes da Câmara do Seixal e Junta de Freguesia de Amora, “toda a disponibilidade, em conjunto com o Amora FC, para fazermos esta obra”.


Carlos Henriques, Amora FC

A infraestrutura desportiva amorense é dotada de um campo de futebol, com piso de relva artificial, iluminação, balneários e uma bancada coberta, com capacidade para 1000 lugares, além de um conjunto de instalações de apoio. Uma obra desenhada pelo arquiteto José Pequeno, a quem Carlos Henriques dirigiu “grandes agradecimentos”, realçando a beleza da construção.

O Centro de Treinos “tem uma importância histórica no futuro do Amora”, assinalou o presidente do clube, antes de antever a nova concretização que se avizinha, ao assegurar que “o estádio vai ter uma importância histórica para a cidade de Amora”.

É, portanto, um Amora FC a crescer a olhos vistos que avança no seio da atividade desportiva da nossa região. Alicerçado em mais de 1500 sócios, o clube conta cerca de 600 atletas, cinco equipas de futebol feminino e 19 no masculino, das quais cinco atuam no plano competitivo nacional.

“O Amora FC é hoje uma referência a nível distrital. O Amora FC é hoje o clube mais representativo do distrito de Setúbal. Amora FC vai, com certeza, com este equipamento, e com o futuro estádio, tornar-se num dos maiores clubes do distrito, senão o maior”, assumiu Carlos Henriques, antes de garantir que o clube vai “continuar a fazer o seu trabalho e disponível para reforçar o envolvimento no âmbito da responsabilidade social”.

Numa especial menção pelo apoio regular da claque (Espírito Azul), o presidente reiterou o agradecimento a todos quantos têm contribuído em nome do clube e não hesitou em libertar, no remate da sua intervenção, um entusiástico Viva o Amora FC!

Futebol feminino destacado pela AF Setúbal

Ao celebrar 100 anos de historial, o Amora FC reforçou a honrosa galeria de emblemas centenários (11) filiados atualmente na Associação de Futebol de Setúbal.

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, a quem foi dirigido “amável convite”, representou a associação distrital na cerimónia protocolar e não hesitou, depois de felicitar o emblema pelo destacado aniversário, em sublinhar a significativa evolução que o clube tem evidenciado, especialmente, na última década.

Nesse sentido, o presidente da AF Setúbal salientou que “o Amora FC não é só uma referência a nível distrital, mas também nacional, pela dimensão que atingiu”.

Francisco Cardoso lembrou que o projeto desenvolvido em prol do futebol feminino “veio dar mais força à história do Amora FC”, registando ser um orgulho para a AF Setúbal contar com emblemas que continuam a trabalhar e a crescer de forma sustentada.

Realçando a mais recente infraestrutura desportiva do clube, o dirigente associativo desejou que o Centro de Treinos reforce a dinâmica do futebol amorense em toda a sua atividade e representatividade.

Carlos Henriques, ladeado por Francisco Cardoso, exibe a placa comemorativa presenteada pela AF Setúbal 

A Federação Portuguesa de Futebol, através de José Couceiro, vice-presidente entidade federativa, esteve igualmente representada no dia solene amorense.

O dirigente da FPF, depois de felicitar o Amora FC centenário, saudou o emblema amorense e as autarquias locais “por aquilo que conseguiram fazer num momento tão difícil e complicado para todos”, destacando a construção do Centro de Treinos, em prol de um “clube resiliente, que sempre se bateu por seguir em frente”.


José Couceiro, FPF

“Parabéns pela obra e pela recuperação de um clube que faz falta ao concelho, ao distrito, mas também ao futebol nacional”, assinalou.

Autarcas apontam para o futuro

Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, assegurou que “o futuro do Amora FC está bem espelhado no presente”, destacando o Centro de Treinos e apontando para a desejada concretização do novo Estádio da Medideira.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, expressou “grande alegria” pela inauguração da infraestrutura dedicada ao futebol do Amora FC, emblema idealizado por operários e fundado a 1 de maio, saudando “todos aqueles que contribuíram para a concretização deste sonho”, “fruto de muito trabalho e com muita luta”.


Joaquim Santos, CM Seixal

O edil amorense, ao felicitar a Direção e demais Órgãos Sociais do Amora FC pelo grande trabalho desenvolvido em prol do clube, enalteceu o contributo da AF Setúbal e da FPF em nome do futebol distrital e nacional, respetivamente, e sublinhou que o Centro de Treinos é uma infraestrutura de especial importância para a formação desportiva dos jovens.

Quanto à ambição chamada Estádio Municipal da Medideira, Joaquim Santos quer ver ultrapassados obstáculos, para garantir as condições necessárias que permitam para o avanço da obra.

Ambos os autarcas felicitaram com grande entusiasmo o Amora FC pela celebração do 100.º aniversário.








Dia de fervor amorense

Os 100 anos de Amora FC foram celebrados no âmbito de um programa que começou com o Hastear da Bandeira, momento ao qual se seguiram a Romagem ao Cemitério e um Desfile de Motards.

A inauguração do Centro de Treinos do Amora FC antecedeu a apresentação do Livro do Centenário, a Inauguração da Exposição “Camisolas do Amora FC” e um jogo particular entre as equipas de futebol feminino do emblema aniversariante e do SL Benfica.

Jogos informais de escalões formativos do futebol amorense e a cerimónia de entrega dos emblemas de 25, 50 e 75 anos aos associados assinalaram o fechar de um dia memorável para o Amora Futebol Clube, fundado em 1 de maio de 1921.


Fotos: Amora FC