Octávio Machado, na qualidade de presidente cessante da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal, a quem coube liderar a Cerimónia de Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais, realizada esta quarta-feira, no Pavilhão Multiusos do CDR Águias Unidas, não hesitou, no seu discurso, de vincar elogios à forma como os clubes do universo associativo se mobilizaram, no âmbito do recente ato eleitoral, não evitando, contudo, de criticar quem tentou desestabilizar o processo.


“Assistimos na última sexta-feira aquilo que eu considero algo de exemplar. Refiro-me à maneira como foi vivido o processo eleitoral. Digo exemplar, porque a participação significativa dos clubes, cerca de 90 por cento, reforçou a credibilização dos clubes da associação. Parabéns a todos”, começou por enaltecer o destacado antigo futebolista e treinador, que liderou a mesa da AG da AF Setúbal nos últimos quatro anos.

Sobre a realização do processo eleitoral, ao qual concorreram, recorde-se, a “Lista A”, encabeçada por Nelson Melo, e a “Lista B” (vencedora), protagonizada por Francisco Cardoso, Octávio Machado considerou que foi “dignificante” para a AF Setúbal, para a Assembleia Geral da instituição, e para todos quantos estiveram envolvidos, nomeadamente os candidatos, que “foram determinantes para a mobilização registada”.

Todavia, Octávio Machado, não deixou de criticar, veementemente, quem, no período que antecedeu as eleições “se escondeu atrás de perfis falsos” e aqueles que tentaram “colocar dúvidas infundadas neste processo”. “Não conseguiram desestabilizar, porque o processo foi exemplar e demostrado pelo comportamento dos clubes que votaram”, salientou o presidente cessante da Mesa da AG da AF Setúbal, que registou o facto do candidato da Lista A, Nelson Melo, se ter demarcado dos comportamentos e publicações cujo teor foi criticado.


Na senda dos reconhecimentos, Octávio Machado, deixou rasgados elogios aos funcionários da associação que operacionalizaram a dinâmica logística do acto eleitoral. “Foram inexcedíveis no profissionalismo demostrado. Para mim, não foi surpresa, mas pode ter sido para alguns”, destacou.

Na reta final da intervenção, o presidente cessante da Mesa da AG, reafirmou que “os clubes locais estão na base da pirâmide do futebol português”, enaltecendo, por isso, o seu trabalho essencial e realçando o papel do dirigismo. “Eu sei o quanto é de enaltecer e o quanto é difícil ser dirigente associativo”, sublinhou.

Fernando Gomes, presidente da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, foi um dos honrosos convidados presentes na cerimónia e a quem Octávio Machado não hesitou em dirigir-se particularmente, apelando a que a entidade federativa apoie de forma reforçada, sobretudo, nesta altura, os clubes e as associações.


Octávio Machado cumprimentado pelo presidente empossado da Mesa da AG da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques 

“Saúdo os órgãos sociais cessantes e desejo aos novos elementos que agora tomam posse a concretização de um mandato profícuo. A AF Setúbal continua com a chama acesa e disso é prova o crescimento do número de praticantes”.

“Obrigado a todos, aos clubes, e mais uma vez aos funcionários da instituição”.

“Saio muito satisfeito com todos”, rematou Octávio Machado.