O aliviar das medidas restritivas, decorrentes da pandemia, permitiram que, este sábado, o São Domingos Futebol Clube assumisse a realização da cerimónia comemorativa dos 100 anos de historial do emblema sediado em Setúbal.

 

Recorde-se que o clube, um dos 13 fundadores da Associação de Futebol de Setúbal, havia assinalado, a 28 de março, o centenário num evento restrito, cuja apresentação do hino oficial e o reconhecimento com a medalha de prata da cidade, pelo município setubalense, foram pontos altos.



 

Este sábado, com maior liberdade de atuação, os dirigentes do São Domingos FC tiveram a oportunidade de proporcionar uma celebração mais expressiva e participativa. Um evento festivo que permitiu “homenagear várias pessoas e instituições, que merecem e de que maneira, esta homenagem, por tudo o que têm feito ou fizeram pelo São Domingos”, evidenciou o presidente da Direção do emblema, Miguel Aleixo, no âmbito da intervenção solene, proferida no espaço exterior da sede do clube, palco da realização da cerimónia.

 

O futebol formativo e o futebol de praia centraram especial destaque no discurso do presidente, que não esqueceu a atribuição da medalha municipal. “É com muita satisfação que atualmente temos quase 150 crianças e jovens a praticar desporto, mais precisamente futebol”, salientou Miguel Aleixo, antes de vincar a “enorme satisfação” por ver o clube receber “merecidamente a Medalha de Prata da Cidade de Setúbal neste ano de Centenário.



Miguel Aleixo, presidente da Direção do centenário São Domingos FC enalteceu feitos do clube


Contudo, o ano do centenário, no plano competitivo, havia de ficar marcado por um feito inédito. “Foi com muito trabalho, deveras dedicação e crença até ao limite, que conseguimos pela 1.ª vez na história, sermos apurados para a Divisão de Elite de Futebol Praia, onde iremos ‘à nossa maneira’, continuar a defender as cores do São Domingos e da Cidade de Setúbal”, sublinhou, com particular orgulho, o presidente do clube, admitindo a dificuldade que é manter a equipa entre as oito melhores de Portugal.

 

No sentido de amenizar as dificuldades, Miguel Aleixo não hesitou em reclamar apoios para proporcionar à equipa sadina as melhores condições possíveis, no âmbito de uma prova de reconhecido prestígio e que será alvo de acompanhamento televisivo regular.

 

O presidente do clube não terminou a intervenção sem registar agradecimentos à Direção, aos associados e às entidades locais publicas e privadas “por todo o apoio prestado”, “nunca esquecendo todos os diretores que passaram pelas diversas direções do clube, desde 1921 até 2021”.

 

“Viva o São Domingos! Viva Setúbal!” Exclamou, com entusiasmo, Miguel Aleixo, na presença de representantes das autarquias, instituições e parceiros locais e regionais, dirigentes, associados e amigos do clube, que se associaram à celebração. 

 

AF Setúbal distinguida

 

No decurso da sessão festiva do centenário, o São Domingos FC reservou um momento muito especial dedicado a homenagens e agradecimentos, de âmbito pessoal, coletivo e institucional. 

 

Entre as distinções atribuídas, a Associação de Futebol de Setúbal foi reconhecida como Parceiro de Mérito. Distinção recebida pelo pelo Vice-Presidente, Guilherme Oliveira, a quem coube representar a instituição, na sequência do convite endereçado pela Direção do emblema aniversariante.



O Vice-Presidente da AF Setúbal, Guilherme Oliveira, exibe o troféu que simboliza o reconhecimento institucional do emblema centenário à entidade distrital


O dirigente associativo não hesitou em agradecer a homenagem, reforçando, junto do presidente Miguel Aleixo, os parabéns ao clube e renovando os votos de sucesso para o prestigiado emblema sadino.

 

Refira-se que no âmbito dos prémios atribuídos, o futebolista José Semedo (Atleta Profissional); José Velho (Melhor Treinador dos anos 80/90); Miguel Mestre, Pedro Martinho e Carlos Oliveira (Treinador e Coordenador da Escola de Futebol do São Domingos); Pedro Queijeira (Treinador de Futebol Praia que levou o São Domingos à Divisão de Elite) foram reconhecidos com prémios Mérito Desportivo.

A equipa de futebol praia foi homenageada com o prémio Equipa do Ano.