A dinâmica das seleções distritais da AF Setúbal está de regresso, quase dois anos depois da interrupção forçada pela pandemia de Covid-19.

Esta terça-feira, no Pavilhão Desportivo do Instituto Politécnico de Setúbal, de acordo com a primeira convocatória, foram 22 os jogadores, representantes de sete clubes do nosso universo associtivo, que encetaram a jornada de preparação da seleção distrital da AF Setúbal sub-17, com vista à presença competitiva no Torneio Nacional interassociações 2021 – Fase Única, a realizar entre 27 e 30 de dezembro, em Castelo Branco.

O grupo de futsalistas que dinamizaram o treino de arranque da seleção sub-17 da AF Setúbal 2021

Sobre as primeiras impressões do ambiente que marcou o dia de início dos trabalhos das equipas distritais, o selecionador de futsal da AF Setúbal, Aniceto Redondo, destacou o “entusiasmo” e a “motivação” reinante no primeiro treino.

“Estarmos reunidos no espaço da seleção distrital deve ser, sempre, um motivo de especial orgulho, quer para a equipa técnica, quer para os atletas. Foi isso que sentimos no arranque da jornada de preparação e é nesse caminho que vamos trabalhar, no sentido de vincar o papel das seleções da AF Setúbal enquanto referências”, começou por expressar o selecionador de futsal, que é coadjuvado por João Clemente e Hugo Coutinho.

Os treinadores distritais João Clemente, Aniceto Redondo, Hugo Coutinho e o fisioterapeuta Ângelo Botelho (na foto, da esquerda para a direita)

Em marcha está a construção de um selecionado sub-17 que vai competir no final de dezembro, depois de realizadas, pelo menos, 12 unidades de treino. “Na sequência do trabalho de observação que fizemos dos atletas ao serviço dos clubes, considero que vamos apresentar uma seleção competitiva e visar uma representação condigna e de acordo com os pergaminhos da AF Setúbal”, salientou Aniceto Redondo, reconhecendo, com particular destaque, o “ótimo trabalho que os clubes da nossa região têm vindo a desenvolver no âmbito formativo dos atletas, o qual desejamos ver reforçado, no que à valorização dos emblemas e à projeção da qualidade dos jogadores no plano nacional, diz respeito”.

O arranque dos trabalhos das seleções distritais foi acompanhado de perto pelo presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, e pelo diretor associativo, José Teixeira, que não hesitaram em saudar a equipa técnica e o grupo de atletas.

“Desejamos que este seja o início de mais uma grande jornada representativa do trabalho e da qualidade que é evidenciada no seio dos nossos clubes, através das seleções distritais”, assinalou o presidente Francisco Cardoso, perante o jovem selecionado, lembrando que “o respeito e o Fair Play devem estar presentes em todos os momentos de atuação competitiva e social”.