A Seleção Distrital de Futebol Sénior da Associação de Futebol de Setúbal, que tem por base os jogadores que atuam no Campeonato Distrital Sub-22, iniciou, esta quarta-feira, no Campo do Juncal (UFC Moitense), a etapa preparatória que tem em vista a presença competitiva na Fase Zonal Interassociações da edição 2022 da Taça das Regiões da UEFA.

“O primeiro treino correu muito bem”, começou por registar ao afsetubal.pt Luís Firmino, selecionador que assume a liderança da equipa técnica distrital a quem foi confiada a missão de liderar a seleção maior do futebol masculino da AF Setúbal no âmbito da Taça das Regiões da UEFA, prova reservada a jogadores amadores, representantes de associações de futebol distritais e regionais, e que se realiza, tradicionalmente, de dois em dois anos.    

Selecionador, Luís Firmino, não hesitou em assumir que o primeiro treino "correu muito bem"

Reconhecido à AF Setúbal, nas pessoas do presidente e vice-presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso e João Aires, respetivamente, pelo convite institucional que recebeu para se estrear à frente da seleção distrital, Luis Firmino não hesitou em assumir-se motivado para protagonizar um trabalho que visa contribuir para o reforço da valorização futebol da nossa região, o qual ficou bem patente logo no treino inaugural.

“Felicito, desde já, os clubes, porque o grupo de jogadores que esteve presente na primeira sessão de trabalho mostrou muito valor, qualidade técnica e evidenciou bons princípios e intensidade de treino”, destacou o selecionador distrital, reconhecendo que este conjunto de observações foi registado com agrado pela equipa técnica. “Ficamos contentes com a ‘matéria-prima’ que temos para trabalhar e confiantes naquela virá nos próximos treinos”.

Luís Firmino reforçou ainda que os futebolistas que integraram o treino de abertura, apesar de muito jovens, demonstraram personalidade e caráter, fatores que “potenciam o desejado espírito coletivo que queremos cimentar”. “Os atletas não tiveram reservas em promover a interação e isso, sobressaiu, fazendo com que a união de grupo siga a ser fortalecida”, assinalou.

Tal como os jogadores, o selecionador distrital garantiu que a equipa técnica “está muito motivada” para contribuir com reconhecida experiência e competência em prol das cores da AF Setúbal. “São elementos desde há muito ligados ao futebol e com meritórias carreiras, no futebol distrital e nacional. Tenho total confiança no trabalho de todos e da sua competência”, elogiou Luís Firmino, lembrando que nos últimos tempos a equipa de responsáveis técnicos que integra a nossa seleção realizou um trabalho intenso de observação de jogos e “está identificada com os jogadores”.

Sérgio Coelho (preparador-fisíco) Luís Firmino (selecionador distrital), Pedro Eugénio (treinador distrital-adjunto) e Luís Castro (treinador de guarda-redes), na foto, da esquerda para a direita, formam a equipa técnica distrital para o futebol sénior

Desafio especial e interessante

O universo de opções para dar corpo à seleção sénior está focado nos futebolistas sub-22, o que para Luís Firmino representa “um motivo especial e muito interessante, que vai permitir potenciar, ainda mais, aquilo que os clubes fazem e que está a ser excelente”.

Reiterando os elogios para o grupo que trabalhou no primeiro treino, o selecionador não hesitou em assumir ser “um orgulho podermos estarmos envolvidos nesta dinâmica em contexto de seleção”, relevando a oportunidade que este desafio encerra para cada um dos intervenientes, salientando, nomeadamente, “a muita qualidade dos jovens futebolistas que atuam na nossa região, e que a qualquer momento podem projetar-se para as provas nacionais, cujos clubes, estou certo, terão bons motivos para verem os nossos jogos”.  

Sobre o que vem aí de compromissos competitivos, Luís Firmino não duvida que a seleção da AF Setúbal, alicerçada nos jogadores sub-22, vai chegar ao torneio preparada para evidenciar a qualidade do grupo e das suas individualidades, visando cada jogo com a ambição conseguir o melhor resultado possível.

“Estamos num grupo com a sempre difícil e experiente seleção de Lisboa, a par das congéneres da Madeira e da Horta que serão, igualmente, adversários complicados. Mas, como já disse, vai ser jogo a jogo… Até lá, vamos continuar a fazer o nosso trabalho de preparação e potenciar a competitividade da nossa seleção”, garantiu o selecionador, confiante na realização de um bom torneio, que orgulhe e honre a AF Setúbal e o seu universo associativo.

Num remate final, Luís Firmino realçou “o trabalho excelente que a AF Setúbal está a fazer, no sentido de proporcionar uma destacada visibilidade aos atletas e por consequência aos clubes que os formam”.

“A presença dos jogadores na seleção é, desde logo, sinal de que o trabalho formativo dos clubes de origem é reconhecido, e isso terá o reflexo na qualidade e valor do conjunto distrital. É bom para todos, para os atletas, para os clubes e para a AF Setúbal. Quer dizer que estão todos a trabalhar bem e em conjunto”.

Diretor homenageou historial do nosso futebol

Amândio de Jesus, diretor da AF Setúbal, que vai acompanhar de perto as seleções de futebol distritais, representou a instituição no dia de arranque dos trabalhos da seleção sénior, saudando jogadores e equipa técnica, num momento de boas-vindas em que não hesitou recordar a importância daquilo que é representar a seleção distrital e elogiar o trabalho dos clubes filiados.

Amândio de Jesus, diretor da AF Setúbal (na foto, ao centro) deu as boas-vindas institucionais no dia de arranque dos trabalhos da seleção sénior

“Acima de tudo, que este seja o primeiro dia de mais uma etapa que fique na memória de todos como de particular orgulho”, assinalou o dirigente, no relvado do UFC Moitense, na presença do grupo de jogadores, equipa técnica e do vice-presidente Desportivo da AF Setúbal, João Aires.

A importância de representar a seleção da AF Setúbal é sinónimo do respeito pelo trabalho e dedicação dos clubes e da instituição que os representa no plano do futebol regional. “Emblemas que têm construído um historial de referência e promovido talentosos futebolistas que inspiram gerações”, homenageou o diretor associativo, lembrando que a seleção de futebol sénior, assente nos jogadores sub-22, pretende realçar o talento dos jogadores que competem no âmbito de uma prova, que vai no seu segundo ano e que se deseja continuar a ver justificada a aposta dos clubes na sua participação.

Recorde-se que a AF Setúbal, por delegação da Federação Portuguesa de Futebol, vai organizar, entre 28 e 30 de janeiro de 2022, uma das fases zonais interassociações da edição 2022 da Taça das Regiões da UEFA.