O Vitória Futebol Clube celebrou, este sábado, 111 anos de um historial desportivo de referência na nossa região e no País. Isso mesmo foi vincado no âmbito da cerimónia solene, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipa de Setúbal, um dos locais que serviram de palco ao dia de comemoração do aniversário do emblema vitoriano.

O momento da fundação, em 1910, os primeiros títulos alcançados no plano regional e nacional, a importância de ser um dos emblemas fundadores da Associação de Futebol de Setúbal, o envolvimento da cidade e dos adeptos à volta de um clube que ganhou, ao longo dos anos, mais força com o desenvolvimento do ecletismo e a projeção internacional que evidenciou, sendo o futebol vitoriano um dos principais embaixadores, foram destacados no discurso solene do presidente da Direção do Vitória FC, Carlos Silva.

Diante da plateia de convidados, entre representantes do clube, autarcas e responsáveis ligados a diversas entidades, o líder vitoriano enalteceu o percurso histórico de um clube que é marca da atividade desportiva da nossa região, mas que nos últimos anos tem vivido sobressaltos.

O presidente da Direção do Vitória FC, Carlos Silva, realçou historial do clube e libertou confiança para o futuro

“Lutámos sempre pela salvação do clube”, afirmou Carlos Silva, que deixou vincada a esperança de ver o Vitória regressar rapidamente aos patamares do futebol profissional.

Para o dirigente vitoriano, a celebração dos 111 anos de vida do clube é sinónimo de “redenção”. Contudo, Carlos Silva não hesitou em assumir: “Vivemos ainda com muitas dificuldades. Ganhámos uma batalha, mas não ganhámos a guerra”, declarou, confiante na realização de um continuado trabalho que permita ao Vitória ver engrandecido o seu orgulho e o entusiasmo dos vitorianos.

Refira-se que neste trajeto, o líder diretivo não deixou de assinalar a importância dos apoios institucionais.

AF Setúbal confiante no futuro do Vitória

A convite da Direção do Vitória FC, a Associação de Futebol de Setúbal esteve representada na cerimónia solene pelo presidente Francisco Cardoso, o qual, enaltecendo o destacado historial do emblema vitoriano, felicitou o clube pelos seus 111 anos de uma vida que está umbilicalmente ligada à associação de futebol distrital, sendo um dos fundadores da instituição.

Carlos Silva e Francisco Cardoso exibem a placa comemorativa dos 111 anos do Vitória FC oferecida pela AF Setúbal

Garantido um acompanhamento institucional próximo, o regresso da representatividade do futebol profissional vitoriano foi um dos desejos manifestados pelo presidente da Direção da AF Setúbal, confiando que “a cidade e a região vão voltar a ver o Vitória competir nas provas de topo”.

Francisco Cardoso não deixou de homenagear o trabalho de todos quantos têm vindo a contribuir para o fortalecimento do Vitória FC.

Por sua vez, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, evidenciou o “orgulho” por receber a cerimónia de aniversário “da maior coletividade da cidade e do distrito” no salão nobre da autarquia.

“São muitas as páginas escritas a letras de ouro”, salientou o vereador sobre o historial do Vitória FC “um dos mais fortes representantes da entidade sadina”.

Refira-se que além da cerimónia solene realizada na câmara municipal, as comemorações por ocasião do aniversário vitoriano repartiram-se pelo Estádio do Bonfim, Pavilhão Antoine Velge, palco do jantar festivo, e pelo Auditório Municipal Charlot, local que acolheu um debate aberto subordinado ao tema “Vitória Passado, Presente e Futuro”.

No âmbito do tradicional jantar comemorativo, o clube, entre diversas distinções atribuídas, destacou o guarda-redes João Valido (21 anos) e o médio Daniel Carvalho (17 anos), jogadores formados no emblema vitoriano e antigos representantes da seleção sub-14 da AF Setúbal e que hoje integram a equipa principal de futebol, com os prémios de Atleta Masculino do Ano e Atleta Revelação, respetivamente.

A equipa principal de futebol foi reconhecida com o Prémio Resiliência e a equipa sénior masculina de futsal recebeu o troféu de Equipa do Ano.

O Vitória Futebol Clube foi fundado em 20 de novembro de 1910.