Em março último, os cinco clubes do universo AF Setúbal (Futebol Clube Alvaladense, Juventude Desportiva Melidense, União Futebol Clube Moitense, Palmelense Futebol Clube e Quintajense Futebol Clube) que viram aprovadas as candidaturas ao Concurso de Modernização de Infraestruturas Desportivas, lançado pela FPF, assinaram o protocolo com a Federação.

 

Desta mão cheia de contemplados da nossa região, o FC Alvaladense foi o primeiro, em julho último, a ver inaugurada a obra resultante do incentivo federativo. Um novo relvado sintético.

 

Esta quarta-feira, coube ao Quintajense FC mostrar a concretização de um conjunto de requalificações tidas como obras das mais significativas da história do clube.

 

Eficiência energética vezes três

 

O projeto do Quintajense FC foi o único, dos cinco clubes da AF Setúbal que viram aprovadas as candidaturas, que não inscreveu a construção de relvados.

 

A ambição quintajense apontou para a melhoria da eficiência energética das instalações, num projeto que envolveu três áreas de intervenção.

“Este é um passo determinante para a redução da pegada ecológica do Quintajense FC”, começou por assinalar o líder do clube, antes de enumerar as intervenções.

 

“Foram instalados painéis fotovoltaicos, removida uma área de 480 metros quadrados de placas de fibrocimento substituída por painéis sanduiche revestidos em alumínio e renovado o sistema de iluminação do relvado, agora suportado com oito postes e 34 projetores LED”, identificou Francisco Xavier.

 

Uma ampla requalificação que estendeu-se à instalação de chuveiros temporizadores nos renovados balneários. Aliás, refira-se as instalações reservadas aos árbitros foram alargadas, permitindo, a partir de agora, uma adequação privativa a elementos de ambos os géneros.

 

“Este é o conjunto de obras mais importantes promovidas no seio do clube desde a construção do relvado sintético no Campo Leonel Martins. Vai permitir reduzir significativamente o consumo de energia e de água, que serão espelhados no decréscimo dos custos mensais”, destacou o dirigente.     

Investimento de mais de 50 mil euros

 

O apoio concedido pela FPF para a o projeto cifrou-se em 33, 601 euros. Um valor que ficava aquém do orçamento previsto, pelo que o clube teve de procurar outros suportes para ver concretizadas as obras, que feitas as contas ascenderam a cerca de 54 mil euros.

 

“Não podíamos desperdiçar a oportunidade do incentivo da FPF e tivemos na Câmara Municipal de Palmela um parceiro fundamental que nos permitiu levar por diante esta ambição”, registou Francisco Xavier.

 

Refira-se que na inauguração dos novos equipamentos, evento realizado esta quarta-feira, à noite, além do presidente da Direção do Quintajense, Francisco Xavier, marcaram presença o edil palmelense, Álvaro Amaro, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, e o diretor da FPF, Rui Manhoso.