O objetivo foi, sobretudo, avaliar a realidade dos clubes no âmbito do exercício das funções de um PCS e promover o debate sobre a respetiva forma de atuação de quem, em nome dos clubes, assume a responsabilidade de, entre outras tarefas, fazer a ligação comunicacional com as forças de segurança.  

 

Na presença do presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, acompanhado por mais quatro elementos da estrutura diretiva, a que se somou a relevante representatividade de 12 emblemas filiados no universo associativo, a plateia ouviu o responsável federativo elencar com detalhe o enquadramento de um PCS, figura com inscrita no Regime Jurídico de Combate à Violência, numa sessão marcada pela grande participação.

 

Nos testemunhos libertados pelos dirigentes dos clubes, que levantaram dúvidas e dificuldades sobre o desempenho dos PCS, a questão da “falta de respeito dos adeptos em geral, com particular enfoque para a atuação pouco adequada dos pais dos atletas pela figura do PCS na ausência das forças policiais” assumiu uma preocupação generalizada.

 

Marco Abreu, entre a demonstração de casos em concreto e a exibição detalhada da lei, foi pontuando que “o PCS é o principal responsável pelo que acontece no recinto desportivo”. Uma tarefa que deve ser devidamente respeitada e cuja importância deve ser cada vez mais sinónimo de comunicação entre os clubes por forma a prevenir cenários negativos.

 

O responsável da FPF deixou antever uma nova lei mais específica quanto à função de um PCS e reconheceu que os enquadramentos no âmbito da segurança devem ser tidos em conta quanto às realidades e dimensões estruturais dos clubes.

 

Marco Abreu agradeceu a presença significativa de clubes do universo AF Setúbal e o contributo “muito útil” avançado pelos seus responsáveis numa sessão que rotulou de “muito importante”.

 

Clubes presentes no evento:

 

AD Quinta do Conde;

Beira Mar AC Almada;

CCD Brejos de Azeitão;

CD Cova da Piedade;

Charneca de Caparica FC;

Escola FF Setúbal;

GD Alfarim;

GD Sesimbra;

GD “Os Amarelos”;

Liberdade FC;

UCRD Praiense;

UDR Casal Figueiras.

 

Entretanto, a AF Setúbal, cujo presidente da Direção, Francisco Cardoso, reiterou o agradecimento pela participação vigorosa dos emblemas filiados, deverá voltar em breve a acolher uma segunda sessão sobre a temática da segurança nos recintos desportivos.