No que respeita a resultados obtidos dentro do campo, dois triunfos, um empate e um desaire foi o desfecho da mais recente participação da AF Setúbal num torneio nacional interassociações, competição reservada de futsal reservada ao escalão sub-18, que decorreu entre os dias 27 e 30 de dezembro último, em Braga.

 

Mas, a esta boa prestação competitiva, o responsável técnico distrital e o capitão da seleção acrescentam que o grupo que representou a AF Setúbal teve um comportamento generalizado de excelência que dignificou a instituição.

 

Ao cabo de quatro jogos realizados na edição 2017 do Interassociações de futsal sub-18, a seleção da AF Setúbal começou por contabilizar uma derrota (4-0, frente a Angra do Heroísmo), a que se seguiram dois triunfos (3-1, diante da AF Lisboa, e 4-3, sobre a AF Viseu), e um empate (3-3, a fechar a participação, perante a AF Porto).

 

Um conjunto de resultados que para o treinador distrital de futsal da AF Setúbal, Vítor Sousa, traduzem o reflexo de “um comportamento desportivo excelente, conseguido por um grupo de atletas que dignificaram bastante a camisola da Associação de Futebol de Setúbal”.

 

Ao olhar para o conjunto de jogos disputados, o técnico distrital lembra que “as coisas não correram bem no primeiro desafio, mas depois veio ao de cima o valor individual dos atletas e, por consequência, a demonstração efetiva da capacidade competitiva do coletivo”.

 

Em suma, Vítor Sousa assume que “o saldo resultou numa prestação muito boa, numa prova em que tivemos pela frente adversários de associações que, reconhecidamente, têm um universo de jogadores mais alargado, o que lhes permite, por norma, serem encarados como oponentes mais fortes, como foram os casos de Lisboa e Porto, sem esquecer a qualidade apresentada por Viseu”.

 

No âmbito da avaliação, o treinador distrital vincou igualmente que “esta foi mais uma jornada muito importante para reforçar o trabalho que os clubes filiados na AF Setúbal têm vindo a desenvolver em prol da formação de atletas e do futsal. Estão todos de parabéns!”

 

Refira-se que a preparação da seleção sub-18 de futsal da AF Setúbal contou com a participação de 46 jogadores, oriundos de 11 clubes, que realizaram um total de 16 unidades de treino.

 

“Festejar os golos juntos” foram os melhores momentos

 

Tiago Ribeiro, 17 anos, há seis a competir na sua modalidade de eleição, assumiu o estatuto de capitão da nossa seleção no interassociações, numa competição que garante ser “inesquecível”.

 

“Foi muito bom”, começou por afirmar Tiago Ribeiro, sobre a presença global no seio da seleção da AF Setúbal, a qual representou como capitão, o que considerou ter sido “uma responsabilidade com boas sensações”.

Instado a libertar sentimentos, o jovem Tiago Ribeiro, um dos elementos que formou “um grupo muito unido e forte”, lembrou que “uma experiência única, inesquecível, da qual vai guardar todos os momentos vividos dentro e fora dos recintos”.

 

E sobre aquele que terá sido um dos mais marcantes, o capitão dos sub-18 da AF Setúbal não hesitou: “os festejos dos golos celebrados em conjunto com todos os colegas”.

 

Por falar em golos, refira-se que Tiago Ribeiro elegeu o jogo contra a AF Lisboa como um dos mais relevantes, aquele em que marcou dois dos três golos que assinou no torneio.

 

Tiago Carrasco (2), Daniel Almeida, Hugo Carmo, Bruno Frota e João Pinheiro foram os outros autores dos tentos da AF Setúbal na prova.

 

A todos os atletas que terão a possibilidade de vir a representar a camisola da nossa associação, Tiago Ribeiro deixa uma mensagem: “Que trabalhem e não desperdicem a oportunidade de vestir a camisola da AF Setúbal”.

 

 

Quadro dos resultados obtidos:

 

Dia 27

AF SETÚBAL, 0 – AF Angra do Heroísmo, 4

16h45

Pavilhão da Universidade do Minho

 

Dia 28

AF Lisboa, 1 – AF SETÚBAL, 3

15 horas

Pavilhão da Universidade do Minho

 

Dia 29

AF Viseu, 3 – AF SETÚBAL, 4

15 horas

Pavilhão Escola André Soares

 

Dia 30

AF Porto, 3 – AF SETÚBAL, 3

10h45

Pavilhão Escola André Soares

 

 

Recordamos os 12 jogadores/clubes que representaram a AF Setúbal no Interassociações de futsal, sub-18:

 

Associação de Moradores do Bairro Novo / Play

- Miguel Correia

- Daniel Almeida

- João Pinheiro

 

 Associação Casa do Benfica na Charneca de Caparica

- Bruno Frota

- Tiago Carrasco

- Tiago Ribeiro

- Diogo Mesquita

- Ricardo Dias

- Pedro Moreira

 

 Clube Recreativo Piedense

- Hugo Carmo

- André Paiva

 

 Cube Recreativo Sobredense

- André Amaro

 

O presidente da Direção, Francisco Cardoso, e o vice-presidente Desportivo, João Aires, elogiaram, respetivamente, a prestação do elenco selecionado, libertando "felicitações e particular agradecimento a todos os elementos que integraram a nossa comitiva pelo desempenho exibido na competição interassociativa, que mais uma vez honrou a bandeira da AF Setúbal e o seu universo de filiados".

  

Entretanto, recorde-se que o próximo compromisso interassociativo de futsal no qual a AF Setúbal vai participar é o Interassociações no escalão de sub-18 no feminino, numa fase única a realizar entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em Castelo Branco.

 

A AF Setúbal vai competir com as congéneres de Aveiro, Porto, Leiria e Castelo Branco.