A equipa de iniciados ‘B’ do Clube Desportivo da Cova da Piedade fechou, este domingo, no relvado do Campo Rocha Lobo, no Monte de Caparica, onde defrontou na qualidade de visitado, o AC Alcacerense (9-0), as contas do campeonato distrital da II divisão de futebol da AF Setúbal em clima de festa: a da promoção ao patamar superior coroada com o troféu de campeão.

 

A competição associativa do escalão secundário de iniciados apenas termina no domingo que vem, mas para o conjunto da Cova da Piedade a prova está devidamente concluída e sem que haja possibilidade de ver fugir a liderança, selada numa classificação geral onde apontou 65 pontos somados nos 23 jogos realizados, fruto de 17 vitórias, cinco empates e apenas um desaire.



 

Perante este desfecho, foi no recinto do Monte de Caparica AC, que foram libertados os festejos do título distrital, depois de realizada a cerimónia de entrega das medalhas e do respetivo troféu de campeão. Iniciativa da AF Setúbal, instituição que se fez representar no momento da consagração pelo presidente do Conselho de Arbitragem, José Manuel Esteves, e pelo diretor, Amadeu Mota.

 

Refira-se que os jovens futebolistas do Atlético Clube Alcacerense, numa assinalável atitude de fair play, não hesitaram em saudar os colegas campeões, cumprimentando-os aquando da realização da cerimónia de consagração.  

 

Declarações do presidente e treinador campeões

 

Paulo Veiga, presidente da Direção do CD Cova da Piedade:

 

“Muitos parabéns! Este título de campeão meritoriamente conquistado é o culminar de um grande trabalho assinado pelos jovens futebolistas, treinadores, departamento médico e demais elementos ligados à equipa e à Direção, no âmbito da estrutura formativa do Clube Desportivo da Cova da Piedade”.

 

“Ser campeão já começa a fazer parte dos nossos objetivos primeiros de forma regular e esta conquista vem reforçar esse mesmo desafio”.

 

“Este título é o reconhecimento da dedicação e do esforço que tem vindo a ser desenvolvido pelo futebol do clube e da aposta que a Direção do CD Cova da Piedade tem vincado. Somos Entidade Formadora Certificada, o que nos obriga a enquadrar a dinâmica formativa do clube num plano de maior responsabilidade e qualidade e isso está a refletir-se no desempenho dos atletas e da respetiva estrutura que os envolve. O que nos deixa agradados e confiantes para o futuro”.  

 

Sérgio Rita, treinador da equipa ‘B’ de futebol de iniciados do CD Cova da Piedade:

 

“Foi fantástico! Este título de campeão tem um sabor muito especial, porque não estava pensado à partida, pelo que foram superadas as expetativas”.

 

“O objetivo era trabalhar um grupo de jovens futebolistas num ano de reforço da aprendizagem e visar, sob o ponto de vista classificativo, um 5.º/6.º lugar final. No entanto, as coisas acabaram por correr bem, fruto do trabalho e qualidade dos jovens, que derivou no acumular de resultados positivos impulsionando a equipa para posições de topo e consequentemente para a possibilidade da conquista da subida de divisão e do título, que foi ganho com muito sacrifício”.

 

“O segredo desta vitória coletiva teve por base a confiança e o trabalho. Acreditaram na mensagem que foi passada, trabalharam diariamente como um grupo, que foi sempre muito unido, e exibiram qualidade competitiva”.

 

“Saliento que houve um significativo número de equipas que, com maior dose de experiência do que a nossa, mostraram qualidade e lutaram pelo título. Facto que reforçou ainda mais o valor da nossa conquista de um campeonato que foi muito difícil”.

 

“Respeitámos todos os adversários e evidenciámos o fair play ao longo da competição, da qual saímos vencedores com justiça e mérito, aliás como foi reconhecido pelas demais formações com quem disputámos a prova”.