A garantia de que a seleção distrital sub-14 está ciente da responsabilidade de representar, mais uma vez, a AF Setúbal com a dignidade que é exigida e que no plano competitivo o foco está em registar a melhor prestação possível são certezas avançadas pelo selecionador distrital de futebol da AF Setúbal, Rúben Conceição, na hora de fazer a antevisão da entrada em cena das cores da nossa região no 24.º Torneio Lopes da Silva, que começa este sábado, em Braga.

 

“Como tem vindo a ser habitual, vamos querer, acima de tudo, dignificar o nosso distrito e a bandeira da nossa instituição, numa competição com caraterísticas, reconhecidamente, muito particulares como são as que envolvem o Torneio Lopes da Silva”, começou por assinalar ao afsetubal.fpf.pt Rúben Conceição.

 

O Torneio Lopes da Silva é o maior evento competitivo nacional do género, uma prova que concentra 22 seleções distritais e regionais, e cujo arranque assume especial importância para seguir a alimentar objetivos.

 

“O pensamento está, para já, em entrarmos com o pé direito, ou seja visar um triunfo no primeiro jogo”, assume Rúben Conceição, antes de revelar que depois “há objetivos intermédios que ambicionamos cumprir, num compromisso coletivo assumido entre a equipa técnica e os jogadores”.

 

O responsável técnico do nosso futebol distrital não deixou de vincar, contudo, que há sempre um desígnio maior em todas as provas em que a AF Setúbal esteja presente. “Este é mais um momento de grande oportunidade para potenciar a visibilidade dos jovens atletas, neste caso, com vista à presença nos trabalhos da Seleção Nacional sub-15”, destacou.

 

3.º lugar de boa memória

 

Há precisamente um ano, em Portalegre, os sub-14 da AF Setúbal brilharam alto com a conquista do prestigiado Troféu Fair Play e um honroso e muito meritório 3.º lugar na classificação geral do maior torneio nacional interassociativo com marca FPF.

 

Instado a avaliar de que forma é que esse registo de boa memória pode influenciar este renovado selecionado, Rúben Conceição é perentório: “Considero ser uma motivação, porque ficou provado que nada é impossível. Sinto que o grupo tem o compromisso de disputar todos os jogos com o espírito de vencer, o que é um ótimo ponto de partida”.

 

“Estamos focados em realizar um excelente torneio. O que foi cimentado treino após treino, tendo ficado os objetivos bem vincados, aliado à qualidade coletiva do grupo, deixa-nos confiantes nesse sentido”, acrescentou.

 

Caminhada complicada    

 

Portalegre, Angra do Heroísmo, Guarda, Braga e Coimbra são as seleções congéneres que assumem o estatuto de adversárias dos nossos sub-14 na edição 2018 do Torneio Lopes da Silva.

 

“São oponentes de muita qualidade competitiva, com coletivos fortes e, por isso, muito complicados de ultrapassar. Por isso, todos os jogos vão ser de muita exigência competitiva”, assegurou Rúben Conceição.

 

O elogio ao trabalho dos clubes

 

As seleções distritais são o reflexo do bom trabalho que é produzido no seio dos clubes e esse facto, mais uma vez, não deixou de ser enaltecido pelo técnico da AF Setúbal.

 

“Reconhecemos o excecional trabalho desenvolvido pelos nossos clubes que, ano após ano, apresentam-nos atletas evoluídos técnica e taticamente, o que para este torneio em particular, é uma grande oportunidade de valorização dos atletas, uma vez que é observado detalhadamente pelos treinadores nacionais da FPF.

 

Rúben Conceição, por tudo o que já foi referido, garante que “esta é uma semana marcante e intensa de emoções para todos os que nela estão envolvidos”.

 

Aos jovens atletas sugere que “desfrutem ao máximo, sempre com a responsabilidade inerente ao facto de estarem a representar a AF Setúbal”. Um comportamento que se deseja exemplar e que venha a permitir a concretização de um objetivo que está sempre na mira da nossa associação e que no ano passado motivou o reconhecimento federativo: a conquista do Troféu Fair Play.

 

CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO DOS JOGOS