A Academia Desportiva Infantil e Juvenil Bairro Miranda promoveu, este domingo, uma homenagem a Beatriz Sanheiro, atleta formada no clube montijense, que no passado dia 17 conquistou, ao serviço da Seleção Nacional Sub-19 de futsal feminino, a inédita medalha de ouro para Portugal, na edição 2018 dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Buenos Aires, Argentina.

 

A homenagem, realizada no Pavilhão Municipal do Montijo n.º 2 foi partilhada por largas dezenas de dirigentes, técnicos, colegas, familiares e amigos de Beatriz Sanheiro, surpreendeu e emocionou a jovem campeã, e foi testemunhada pelo presidente e vice-presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso e Carlos Carmelo, respetivamente.

 

Até à abertura da porta do pavilhão, Beatriz Sanheiro não sabia ao que ia. Mas, quando encarou a receção da sua família desportiva, que não dispensou fortes aplausos, não conteve a emoção…

 

“Foi incrível! Não tenho explicação para descrever o sentimento da surpresa que me fizeram”, começou por, tentar, relatar, a atleta de 17 anos, que começou, em 2009, a praticar futsal na Academia Bairro Miranda, clube que representou até há um ano, altura em que se transferiu para o SL Benfica.



 

“A Academia Bairro Miranda fez e continua a fazer tanto por mim. É a minha segunda casa. Fiquei muito sensibilizada com esta iniciativa. Muito obrigado a todos”, libertou ao afsetubal.fpf.pt.

 

Sobre a brilhante prestação conseguida com o emblema das Quinas ao peito, Beatriz confessa que “foi incrível”. “Depois de terminar o jogo da final, não foi fácil acreditar no que tinha acontecido. Mas, depois, com a medalha ao peito, tornou-se realidade”.



 

Beatriz Sanheiro, que marcou 7 golos nos quatro desafios realizados na olimpíada jovem em nome da Seleção Nacional, não esquece a importância de ter representado a seleção distrital sub-17 da AF Setúbal, então com 15 anos, onde assumiu destaque no interassociações de 2017 – foi a melhor marcadora da seleção, com 14 golos.



Beatriz Sanheiro, a n.º 8 de Portugal


“A minha presença na seleção distrital foi muito importante para ter conseguido chegar à seleção nacional”, assume a jovem futsalista, natural de Setúbal, a residir em Pinhal Novo, que começou a praticar a modalidade aos 9 anos.


Recorde AQUI a entrevista a Beatriz Sanheiro no âmbito da presença ao serviço da seleção distrital da AF Setúbal

 

“Desejo que esta conquista e o facto de estar associada a uma jogadora formada na nossa região, possa contribuir para que o futsal feminino ganhe mais projeção nos clubes, cative mais atletas e mais equipas no nosso distrito”, rematou, esperançada, a campeã olímpica.

 

Confira Aqui o registo de internacionalizações de Beatriz Sanheiro

 

“Merecia muito mais”

 

O presidente da Direção da Academia Bairro Miranda, Carlos Félix, assumiu que “foi com todo o gosto e justificação que o clube promoveu esta singela homenagem à Beatriz”. “Foi o nosso reconhecimento. Merecia, com certeza, muito mais”…

 

“Fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance pela sua formação e evolução desportiva e competitiva. Da Academia Bairro Miranda, a Beatriz Sanheiro levou tudo o que aprendeu durante os oito anos em que esteve connosco e, fruto do seu trabalho e dedicação exemplar, chegou, para já, até este momento, plenamente merecido”.



Carlos Félix e Beatriz Sanheiro num abraço de emoções 


“É um grande orgulho para o clube estar associado a uma jovem atleta com estas qualidades e com esta projeção. É muito gratificante”, registou Carlos Félix, dirigente e técnico da Academia Bairro Miranda, que acompanhou Beatriz Sanheiro desde os primeiros toques na bola, jovem que “jamais” admitirá que “seja prejudicada”.



O presidente Carlos Félix liderou a homenagem-surpresa a Beatriz Sanheiro   


O futsal é elemento indissociável na dinâmica competitiva na Academia Bairro Miranda. Carlos Félix, que ajudou a fundar o clube há 15 anos, garante que sob a sua gestão diretiva "não haverá escalão sénior masculino, mas existirá sempre uma representação no feminino, mantendo o clube a mesma filosofia de trabalho, vincando os valores e crescendo à medida da nossa realidade. É assim que vamos ficando de coração cheio e, por vezes, brindados com estes bombons, como é o caso da prestação de uma atleta formada por nós”.



Treinadores que fizeram crescer uma jovem campeã olímpica


Exemplo a seguir…

 

Francisco Cardoso, presidente da AF Setúbal, testemunhou as emoções libertadas nas boas-vindas da jovem campeã formada no seio do futsal feminino do Universo AF Setúbal, e que havia sido distinguida pela instituição distrital, no final da época passado pela sua primeira internacionalização.

 

Acompanhado pelo vice-presidente Carlos Carmelo, Francisco Cardoso felicitou Beatriz Sanheiro pela conquista coletiva e pela brilhante prestação individual em nome de Portugal.



A jovem atleta agradeceu o honroso reconhecimento da AF Setúbal


“A AF Setúbal tem muito orgulho na evolução que a Beatriz Sanheiro tem demonstrado. Uma jovem da nossa região, formada num clube filiado que privilegia a vertente formativa, e que representou com grande entusiasmo a nossa seleção distrital. Exemplos que devem servir de referência e de inspiração”, registou Francisco Cardoso, que no evento presentou a atleta com uma placa de reconhecimento institucional pela sua conquista olímpica.


Fotos: ADIJ Bairro Miranda e FPF