As recentes conquistas das equipas de futebol de praia de Grupo Desportivo de Alfarim e de Grupo Desportivo de Sesimbra foram alvo de reconhecimento público, esta quinta-feira, no Cinetreatro Municipal João Mota, pela Câmara Municipal de Sesimbra, no âmbito da Cerimónia de Condecoração Municipal.

O feito ímpar registado pelos dois emblemas do concelho sesimbrense no futebol de praia português, em resultado da conquista do título (GD Alfarim) e vice-título (GD Sesimbra) na fase final da edição 2017/18 do Campeonato Nacional, realizada entre 24 e 26 de agosto, na Nazaré, e a consequente subida à Divisão de Elite da modalidade, justificaram a prestigiada condecoração do Município a todos os elementos (jogadores, técnicos e dirigentes) dos dois clubes do Universo AF Setúbal que estiveram envolvidos na brilhante e histórica prestação competitiva, com a imposição da Medalha de Prata (campeões) e de Bronze (vice-campões).

Uma distinta cerimónia testemunhada por largas dezenas, entre representantes institucionais (Câmara Municipal de Sesimbra, Juntas de Freguesia do Castelo, Sesimbra e Quinta do Conde, FPF, AF Setúbal), familiares dos protagonistas e adeptos dos dois clubes filiados na AF Setúbal, instituição que esteve representada pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso.

 

Destaques das declarações proferidas na cerimónia

 

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra:  

“O Concelho de Sesimbra felicita com grande orgulho o GD Alfarim e o GD Sesimbra por esta distinção municipal, aprovada por unanimidade, os quais tiveram um papel de grande relevo em prol da promoção do nosso concelho e do desporto em particular”.

“Os brilhantes resultados conseguidos pelos dois clubes, que partiram para a fase final da competição sem serem os favoritos, assentaram na vontade, querer, rigor, empenho e coração”.

“A Divisão de Elite contará, pela primeira vez, com dois clubes do concelho de Sesimbra, sendo a AF Setúbal a associação mais representada na competição de uma modalidade cada vez mais importante para o nosso concelho”.

“Muitos destes vencedores deram os primeiros passos no futebol de praia no Sesimbra Summer Cup, torneio nacional de referência e promotor ímpar da modalidade no plano formativo”.

“A aposta do município de Sesimbra, com a implementação de infraestruturas para a modalidade únicas no país, encetada pelo saudoso presidente Augusto Pólvora, e o trabalho conjunto entre autarquias e a AF Setúbal, contribuíram, de forma determinante, para a evolução do futebol de praia no concelho e na região e consequentemente estes sucessos que celebramos”.

“Tive a oportunidade de assistir ao jogo da final e de testemunhar o exemplo de fair-play demonstrado pelas nossas equipas, e que foi reconhecido por todos”.

“O concelho de Sesimbra tem jogadores jovens e que, com certeza, vão ser o futuro da modalidade. Sesimbra é viveiro do futebol de praia”.

 

José Fernando Dias, presidente da Direção do GD Alfarim:

“Coragem! Coragem, ilustra na perfeição o dia-a-dia de um presidente, dirigente, diretor, treinador, atleta e todos aqueles que colaboram para o desenvolvimento de uma associação desportiva nos tempos de hoje”.

“Foi preciso coragem quando há 5 anos, em 2013, dissemos ‘Sim’ à participação do Grupo Desportivo de Alfarim no Futebol de Praia. A todos quantos contribuíram e tornaram possível o pontapé de saída nesta viagem de sonho, que tem sido a nossa participação no futebol de praia, e que colidiu com a recente conquista do Campeonato Nacional, o meu agradecimento profundo”.


“Evoco o saudoso presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora. Que foi um visionário no nosso concelho, que teve a coragem de idealizar e avançar com a construção do Campo do Futebol de Praia, na Praia do Ouro, em Sesimbra. Ele que sempre esteve na frente no que diz respeito ao apoio dado ao associativismo no nosso concelho”.

“Não posso deixar de destacar, igualmente, Francisco Jesus. Hoje, presidente da nossa autarquia que continua a dinamizar um trabalho ímpar no desenvolvimento e crescimento do nosso município”.


“Uma palavra de agradecimento para a Junta de Freguesia do Castelo, que desde há muitos anos, continua a apoiar as associações da sua freguesia”.

“Felizmente, tive o prazer presenciar este momento único e histórico. Ver o GD Alfarim disputar o jogo de atribuição do título com o GD Sesimbra para no final todos nós festejarmos a subida à Divisão de Elite do Futebol de Praia”.

“Só um podia ganhar aquela final, mas os dois clubes e principalmente o concelho ganharam o respeito e a notoriedade que merecíamos, pois lutámos de igual para igual, com equipas de todo este Portugal, e fomos mais fortes, mais competentes, demonstrando que as condições proporcionadas pela nossa autarquia deu os seus frutos”.

“A todos, a Direcção do Grupo Desportivo de Alfarim agradece pela Coragem que tiveram. Muito Obrigado!”


Sebastião Simões, presidente do GD Sesimbra:

“O GD Sesimbra agradece, com distinto reconhecimento, à Câmara Municipal de Sesimbra, a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, que enaltece a brilhante a prestação competitiva da nossa equipa de futebol de praia. Um ato inédito e muito importante para o GD Sesimbra e para o concelho sesimbrense”.

“Todos dignificaram o clube e a modalidade nesta jornada histórica na qual conquistámos, meritoriamente, o título de vice-campeões nacionais e a subida à Divisão de Elite do futebol de praia. Uma honra para o nosso clube, para a AF Setúbal e para o distrito”.

“Conquistas que têm por base o grande trabalho e a visão do saudoso presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, pelo compromisso pessoal e institucional que motivou a concretização das infraestruturas desportivas de excelência erguidas no concelho, que permitiram alcançar estes feitos”.

“A persistência dos clubes em promover a modalidade e ambicionar resultados desportivos de eleição, o importante papel do ex-presidente da Direção da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques, no incremento do futebol de praia na região, motivação que a atual direção associativa, liderada por Francisco Cardoso, tem reforçado e contribuído para guindar a instituição a patamares de topo, assim como o apoio da FPF e o relevante contributo do prestigiado torneio nacional Sesimbra Summer Cup, mola real de um reconhecido desenvolvimento da modalidade, fruto de um evento idealizado pelo presidente do município, Francisco Jesus, a quem saudamos por todo o empenho e dedicação em prol da atividade associativa concelhia, são igualmente fatores fundamentais que alicerçaram esta realidade”.

“O jogo da final do Campeonato Nacional, realizado no âmbito da memorável campanha disputada na Nazaré, foi revestido de um fair play exemplar, demonstração que serve de uma lição para a vida, protagonizada pelos dois clubes”.

“Este brilhante título de vice-campeão nacional conseguido pela equipa de futebol de praia do GD Sesimbra, o qual vamos prestigiar durante a participação na Divisão de Elite, está no galarim do nosso emblema, prestes a celebrar as bodas de diamante”.

     

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal:

“É com renovado orgulho e entusiasmo que a AF Setúbal saúda o GD Alfarim e o GD Sesimbra por estas prestigiadas distinções municipais aos dois clubes, reconhecendo à Câmara Municipal de Sesimbra, que muito tem contribuído, ao longo dos últimos anos para a dinamização do futebol de praia no concelho, a relevante e distinta promoção institucional”.

“A AF Setúbal sempre acreditou que, pelo menos, um dos nossos clubes participantes na fase final, fruto da qualidade competitiva evidenciada, viria a alcançar resultados de destaque. Através do nosso canal de transmissão streaming, filmamos todos os jogos da prova, e no desafio final, aplaudimos, duas meritórias e justificadas consagrações de grande brilhantismo sob um cenário de vincado fair-play”.

“Um resultado do trabalho dos clubes e que veio espelhar o apoio e incentivo da anterior Direção da AF Setúbal, liderada por Joaquim Sousa Marques, o qual temos vindo a reforçar, em prol de uma modalidade que é referência na nossa região e que se comprova no plano nacional”.

“Desejamos que estes resultados de excelência sejam impulsionadores ao surgimento de mais equipas e praticantes”.

O presidente da AF Setúbal presentou o edil sesimbrense e os dirigentes dos dois clubes homenageados com um registo digital com gravações do jogo da final e de reportagens da competição



Paulo Lourenço, assessor da presidência da Direção da FPF:

“Este é um momento de grandeza para o GD Alfarim e GD Sesimbra pelos respetivos feitos alcançados e que a FPF assinala com a devida congratulação”.

“O concelho de Sesimbra tem condições naturais excecionais e historial no desenvolvimento da prática do futebol de praia, nomeadamente com a promoção do torneio Sesimbra Summer Cup, e não é por acaso que a Seleção Nacional tem vindo a usufruir das suas infraestruturas”.

“Parabéns aos dois clubes e um agradecimento por parte da FPF, por todo o apoio institucional que a autarquia tem dado em nome da modalidade”.

 

Refira-se que, a convite do município, na Cerimónia de Condecoração Municipal, marcaram igualmente presença, o ex-presidente da Direção da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques, e o Selecionador Nacional de Futebol de Praia, Mário Narciso.


Fotos: CM Sesimbra