A caminho de reforçar o leque de emblemas centenários da nossa região, o Quintajense Futebol Clube celebrou, no dia 6, na Sociedade Instrução Musical, o seu 79.º aniversário, numa cerimónia solene que envolveu um jantar de confraternização, reunindo cerca de 130 convidados, entre autarcas locais, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, dirigentes associativos do clube e regionais, e representantes de outras entidades, a que somou o natural envolvimento de responsáveis técnicos, atletas e associados.

Uma noite de entusiástica celebração quintajense na qual o presidente da Direção do emblema, Francisco Xavier, realçou a “estabilidade estrutural” do clube e destacou a representatividade de eleição e “vitalidade no plano desportivo”, com o futebol formativo, masculino e feminino, a assumir particular atenção, com homenagens à equipa de iniciados campeã distrital da 3.º divisão e às seis atletas que representaram a seleção da AF Setúbal sub-17 no mais recente Torneio Nacional Interassociações.

A construção de um novo recinto para a prática do futebol é ambição.

Obra feita e futebol destacado

Com a garantia da “consolidação e legalização dos terrenos” que envolvem os recintos desportivos do clube, “através de escrituras de constituição do Direito de Superfície, com a Câmara Municipal de Palmela”, Francisco Xavier, na sua intervenção solene vincou os investimentos promovidos no campo de jogos, beneficiado com iluminação LED; sistema de aquecimento de águas, através de painéis solares, e pela substituição de cobertura de fibrocimento. Obras que resultaram de apoios garantidos pela FPF e autarquia palmelense.

No plano da ação desportiva e competitiva, o presidente do Quintajense FC, emblema que tem no futebol e no atletismo as modalidades de referência, apontou, com particular entusiasmo e felicitações, para as mais recentes conquistas, evidenciado, no que respeita ao desporto-rei, o título de campeão distrital AF Setúbal da 3.ª divisão festejado pela equipa de iniciados, e a representatividade do clube, com seis jogadoras, no âmbito da seleção associativa de futebol feminino sub-17, que competiu nas duas fases do torneio interassociações.

Refira-se que a equipa de futebol de juvenis foi igualmente alvo de uma homenagem “pela coragem, persistência e espírito de sacrifício ao terem feito todo o campeonato, praticamente só com 11/12 jogadores”.

Francisco Xavier, num olhar para um renovado futuro em nome do Quintajense FC, não hesitou em libertar uma ambição: “Desejamos ver construído um novo campo de futebol, no topo poente do Campo Leonel Martins”, assumiu o dirigente, lembrando, para isso, a necessidade do apoio das autarquias locais e dos parceiros do clube.

Um desejado engrandecimento do parque desportivo do clube que visa potenciar a missão formativa.

“O Quintajense FC é um clube de aldeia, e é bom que assim continue numa vertente amadora. A nossa principal vocação é a formação de jovens atletas, em ambos os géneros, de forma a poder incutir-lhes os valores humanos, morais, desportivos e de trabalho em equipa, que são os alicerces de qualquer crescimento saudável e sustentado”, afirmou, sem reservas, o presidente antes de reforçar.

“Temos uma forte convicção, que a juventude é uma parte essencial do nosso futuro e, como tal, acreditamos que a acção formativa do Quintajense FC, deve ser considerada como um complemento fundamental e absolutamente necessário, à formação adquirida nas escolas e continuada no seio das famílias”, registou Francisco Xavier antes de reconhecer o trabalho e dedicação de todos quantos estão ligados ao emblema e manifestar “esperança que o Quintajense FC perdure por muitos e bons anos”.

AF Setúbal valorizou aposta formativa

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, foi uma das personalidades, em representação das diversas entidades convidadas a celebrar os 79 anos de vida do Quintajense FC, que não deixaram de reconhecer o trabalho e dinamismo que o emblema tem promovido.

Felicitando o clube pela celebração de mais um aniversário, o dirigente associativo salientou “o importante papel que o Quintajense FC tem evidenciado na formação de atletas, num trabalho de valorização dos jovens e que no plano competitivo espelhou esta época a conquista de um título distrital de iniciados”.


O presidente do Quintajense FC, Francisco Xavier, (na foto, à esquerda) recebeu pelo líder diretivo da AF Setúbal, Francisco Cardoso, a lembrança institucional pela passagem dos 79 anos de vida do emblema 

“Contudo, e tendo igualmente por base o empenho dos seus dirigentes, técnicos e praticantes, lembro o registo de referência que o clube tem no futebol feminino, numa aposta continuada que se saúda e cujo reflexo desse trabalho tem sido gratificante para o universo associativo da nossa região”, registou o presidente da AF Setúbal, na sua intervenção institucional.

O Quintajense Futebol Clube foi fundado em 7 de julho de 1940.