O Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal (NAFAS) assinalou, este sábado, no edifício dos serviços centrais da Câmara Municipal do Seixal, os seus 60 anos de atividade em nome da arbitragem.

Mais de meio século, celebrado com grande entusiasmo, de uma história que se tem traduzido pela relevante ação formativa, promocional e evolutiva da arbitragem da nossa região e do país, que é reconhecido àquela que é a instituição de arbitragem desportiva mais antiga de Portugal.

A história do NAFAS começou a ser protagonizada, em 1958, por um grupo de 36 candidatos a árbitros de futebol, que acabaram por concluir o curso e contribuíram, tal como todos os antigos dirigentes, para a criação e desenvolvimento do núcleo que é uma referência na arbitragem do futebol luso e cujos dirigentes atuais não hesitam em homenagem e olhar para o futuro da associação de classe com renovada motivação.

Bruno Esteves, presidente da Direção do NAFAS, vincou isso mesmo no discurso solene, perante uma plateia constituída por cerca de 200 pessoas, entre autarcas dos municípios do Seixal e de Almada, dirigentes associativos regionais e nacionais, a par de árbitros e responsáveis do núcleo aniversariante, muitos acompanhados pelos familiares, destacando 60 anos de uma história de crescimento, na qual tem sido promovido o recrutamento e a formação de árbitros que tem permitido fazer evoluir um núcleo representativo dos dois concelhos.


Bruno Esteves, presidente da Direção do NAFAS

O líder diretivo do NAFAS, não hesitou, contudo, em iniciar a sua intervenção com uma emotiva homenagem a Manuel Oliveira Antunes, antigo árbitro dos quadros da AF Setúbal e destacado elemento da estrutura do NAFAS, falecido no final de 2019, que “muito contribuiu ao longo dos anos para a formação e promoção dos nossos árbitros e observadores”.

Ao momento de particular e sentida homenagem, Bruno Esteves, evidenciou os apoios institucionais direcionados ao NAFAS ao longo do seu percurso, nomeadamente pelas câmaras municipais do Seixal e de Almada, pelas condições proporcionadas para a dinâmica teórica e prática, sustentadas nas infraestruturas (sede social, em Almada, e Pista de Atletismo Municipal Carla Sacramento, no Seixal) cedidas pelas duas autarquias.

À Junta de Freguesia de Corroios, à AF Setúbal e à FPF, e aos respetivos conselhos de arbitragem, Bruno Esteves libertou, igualmente, palavras de agradecimento pela colaboração, tal como à APAF. “Temos o dever de exibir o apoio que nos dão”, assumiu o presidente do NAFA, antes de destacar a importância da solidariedade entre os núcleos de árbitros da região, salientando o facto de que todos os árbitros representados passaram a equipar de igual.

Nos instantes que antecederam o apito final da sua intervenção, Bruno Esteves reforçou os três pilares que têm vindo a nortear a atuação do NAFAS: aproximação, inovação e desenvolvimento.

Autarcas ecoam reconhecimento

Joaquim Santos, presidente da CM Seixal, saudando a realização do evento festivo no concelho que dirige, testemunhou “o trabalho extraordinário feito pelo NAFAS”, o qual “tem sido muito importante na afirmação da arbitragem e no lançamento de jovens”.

O edil seixalense, felicitando os 60 anos do núcleo, deixou a disponibilidade do município em acolher a sede do NAFAS no Seixal.

Por seu turno, Mário Ávila, Diretor Municipal da CM Almada, ao saudar o NAFAS pelos seus 60 anos de “um destacado historial em prol da arbitragem no desporto, nomeadamente no futebol”, não hesitou em afirmar que Almada “muito se orgulha de ter o NAFAS sediado no concelho”.

O presidente Eduardo Rosa, em nome da Junta de Corroios, assinalou a sua intervenção com o reconhecimento do trabalho do NAFAS.

Dirigentes associativos e federativos enalteceram núcleo

A AF Setúbal, a convite do NAFAS, esteve representada pelos presidentes da Direção e do Conselho de Arbitragem, Francisco Cardoso e José Manuel Esteves, respetivamente, os quais tiveram a oportunidade de testemunhar a relevância do núcleo e da arbitragem distrital.

“Somos um distrito que concentra os três núcleos de árbitros mais antigos do país e que é forte na dinamização da arbitragem”, salientou Francisco Cardoso, que reconheceu os apoios das autarquias locais à causa da arbitragem e do movimento associativo.


Bruno Silva, dirigente do NAFAS, recebeu a lembrança institucional da AF Setúbal por ocasião do 60.º aniversário do núcleo pela mão do presidente Francisco Cardoso

O presidente da Direção da AF Setúbal, numa saudação extensível a todos os que têm contribuído para o fortalecimento do núcleo, na pessoa do seu sócio n.º 1, José Luís Tavares, felicitou o percurso relevante do NAFAS e enalteceu o trabalho de todos quantos se dedicam à nossa arbitragem.

O líder diretivo da AF Setúbal, ao valorizar a grande competitividade que decorre no âmbito das provas distritais, manifestou a vontade de que os agentes desportivos evitem tecer de forma, particularmente, crítica, comentários sobre arbitragens.

Por sua vez, José Manuel Esteves, reforçando as palavras de saudação pelos 60 anos do NAFAS antes libertadas pelo presidente da Direção e elogiando todos quantos mantêm as portas do NAFAS abertas, não conteve a emoção ao destacar a importância do dedicado trabalho em prol da arbitragem desenvolvido pelo malogrado Manuel Oliveira Antunes.


José Manuel Esteves, presidente do CA da AF Setúbal

No âmbito das intervenções solene, Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) sublinhou “o trabalho de excelência, que continua a ser feito pelo núcleo mais antigo do país”, desejando que as suas referências continuem a ser exemplos e potenciem o estatuto da arbitragem do distrito de Setúbal.

Pela FPF, nomeadamente, em nome do seu conselho de arbitragem, João Ferreira, vice-presidente, reconheceu a relevância da história e da atividade do NAFAS, o mérito do apoio das autarquias locais e a+pelou aos jovens que sigam as referências da arbitragem.

Em representação dos núcleos de árbitros do nosso universo associativo, Pedro Prates, presidente da Academia de Árbitros de Futsal da Margem Sul, garantiu que a proximidade entre as representações locais de árbitros da região é uma realidade, dando como exemplo a realização da festa conjunta de encerramento da época, e a recente uniformização nos equipamentos dos árbitros, iniciativa que contou com a colaboração da Direção da AF Setúbal.

“Os núcleos têm vindo a trabalhar muito para termos mais árbitros, tal como na vertente da formação e do acompanhamento”, elogiou Pedro Prates, reforçando o agradecimento ao apoio autárquico e a vontade de ver a arbitragem dotada de mais e melhores condições.   

Na ponta final de uma noite marcante, em que se olharam com orgulho para um percurso de 60 anos em nome da causa da arbitragem, a voz de quem teve e tem um peso fundamental na caminhada do NAFAS assumiu destaque.

José Luís Tavares, com a emoção de quem sente a arbitragem como algo inseparável, tal como o NAFAS, enalteceu os jovens que são o futuro da arbitragem e, numa clara homenagem, reconheceu todos os familiares dos árbitros. “Sem o amparo e a sua compreensão, os árbitros não vão longe”, declarou, assinalando, com especial gratidão, as esposas e companheiras.


José Luís Tavares, sócio n.º 1 do NAFAS 

Coube a Venâncio Tomé, presidente da AG do NAFAS, fechar os discursos, afirmando que o núcleo de Almada e Seixal está na vanguarda da formação e que os 60 anos passados foram muito importantes, mas que “há mais objetivos a atingir”.

Refira-se que no âmbito da cerimónia festiva foram distinguidos os sócios com 25 anos de filiação, Venâncio Tomé e Armando Pinho, e com 50 anos, no caso Manuel Amendoeira.

João Marques, promovido à categoria de C2, e Tiago Rodrigues a C3 Avançado, tal como Mário Dionísio, pela promoção a observador nacional, foram igualmente premiados.

O Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal foi fundado em 12 de janeiro de 1960.