O Palmelense Futebol Clube assinalou, esta quarta-feira, no Complexo Desportivo Cornélio Palma, mais um dia memorável para o seu historial no que ao dinamismo da promoção dos valores do Desporto, respeita, com a realização da cerimónia de entrega da Bandeira da Ética.

Na presença de um conjunto de elementos dos órgãos sociais do clube, dirigentes associativos, autarcas locais e representantes institucionais, o evento revestiu-se de importância acrescida, uma vez, que a Direção do emblema palmelense, presidida por Carlos Valente, promoveu uma visita guiada às instalações do clube, dando a conhecer o resultado de algumas das obras de requalificação e melhoramento realizadas recentemente na infraestrutura desportiva.

Ao reconhecimento do trabalho desenvolvido, os convidados presenciaram o momento alto da manhã cerimonial, o qual registou a distinção do Instituto Português do Desporto e da Juventude, através do Plano Nacional da Ética no Desporto com a entrega da Bandeira da Ética ao Palmelense FC.

Recorde-se que a atribuição do galardão decorre da candidatura apresentada pelo emblema junto do IPDJ/PNED, no âmbito da Certificação de Entidades Formadoras, visa assegurar o compromisso dos atletas, técnicos e encarregados de educação em promover o Fair Play, numa iniciativa do Departamento de Futebol do Palmelense FC.



Refira-se que as instalações desportivas do clube apresentam diversos espaços dedicados (imagens, em cima) com a colocação de tarjas e painéis com a exibição de frases de incentivo e promoção às boas práticas e ao Fair Play.

Recorde-se que o Palmelense FC é uma Entidade Formadora certificada com 3 estrelas.

Símbolo em nome das boas práticas

“Felicito o Palmelense FC pela conquista da Bandeira da Ética, porque esta distinção representa o resultado de um trabalho de toda uma equipa que esteve empenhada em garantir esta distinção”, começou por realçar Eduarda Marques, Diretora do IPDJ na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na sua intervenção institucional que antecedeu a entrega da bandeira.

A responsável, destacando a importância do projeto apresentado pelo clube a dinamizar de forma muito particular com os jovens, não hesitou em lembrar que “os dirigentes associativos têm a missão de passar a palavra e fazer cumprir os requisitos subjacentes aos objetivos da Bandeira da Ética”. “Este é um processo que visa, também, contribuir para a evolução responsável dos cidadãos, de promover os valores do Desporto e apelar à sua consciencialização. Todos devemos contribuir, portanto, por uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou.  

Eduarda Marques, reforçando a mensagem, destacou a importância do momento e reiterou felicitações ao clube, entregando nas mãos de Carlos Valente a Bandeira da Ética do Palmelense FC, naque que foi o ponto alto da cerimónia.

Momento de “muita satisfação” para o clube

Reconhecendo o momento de particular relevo para o historial do clube, o presidente da Direção do Palmelense FC não hesitou em manifestar o seu contentamento institucional.

“É com muita satisfação que recebemos a Bandeira da Ética. Uma prestigiante distinção que resultou de muitos contributos e empenho”, assinalou Carlos Valente, antes de assegurar que “esta bandeira representa uma missão que se pretende ver crescer e reforçar”.

Elogios institucionais

A relevância do evento ganhou o reconhecimento da Câmara Municipal de Palmela, com o presidente Álvaro Amaro a manifestar “muito orgulho por um clube de referência e com pergaminhos no desporto alcançar esta distinção”, lembrando que a atividade desportiva está diretamente ligada aos valores da ética, cidadania e respeito.

O edil palmelense enalteceu o dinamismo da equipa diretiva do clube e a promoção de um trabalho sólido em nome da formação desportiva.  

A AF Setúbal esteve representada na cerimónia pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso, para quem “a atribuição da Bandeira da Ética ao Palmelense FC representa a dedicação e mérito do clube em reconhecer a importância dos valores e da promoção das boas práticas no âmbito desportivo e social”.

Francisco Cardoso lembrou que estes são sempre momentos de especial relevância para o universo associativo. “A AF Setúbal continua a presenciar com muito agrado estas cerimónias, sinónimo do reconhecido trabalho dinamizado pelos nossos clubes filiados, sempre com o firme desejo que se repliquem na nossa região”.

A cerimónia de entrega da Bandeira da Ética ao Palmelense FC decorreu de acordo com as orientações de segurança emanadas pelas autoridades competentes, devido à pandemia.