O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, convocou os presidentes, treinadores e capitães de equipa dos 16 emblemas que vão a jogo na edição 2017/18 no Campeonato da I Divião Distrital de Futebol sénior e a esmagadora maioria não faltou à chamada.

 

Foi assim, este sábado de manhã, no auditório da sede da instituição, na véspera do arranque de um campeonato antevisto como dos mais competitivos de sempre.

 

Os principais responsáveis das 16 equipas participaram num encontro inédito que serviu para promover o espírito de confraternização num clima onde se respirou a essência do nosso futebol.



 

“A significativa participação dos clubes neste encontro, que agradeço com especial entusiasmo, representa bem a paixão que todos temos pelo futebol. Este é um momento de reforçar o espírito de partilha institucional numa envolvência de contato direto que pretendemos cimentar de forma regular”, começou por saudar Francisco Cardoso, na presença de meia centena de responsáveis das equipas do campeonato maior da AF Setúbal.


Contudo, o presidente da entidade que organiza o futebol oficial da nossa região e mentor desta iniciativa não se escusou a vincar alguns aspetos que devem ser tidos em linha de conta pelos protagonistas da competição.

 

“Naturalmente, adversários dentro do campo e unidos fora dos relvados. É esse o cenário que todos desejamos para que, acima de tudo, possamos valorizar o nosso futebol e honrar a História da AF Setúbal”, sublinhou Francisco Cardoso ladeado pelos vice-líderes da Direção João Aires (Desportivo) e Carlos Sevilha (Administrativo), bem como pelos presidentes da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho de Arbitragem, Octávio Machado e José Manuel Esteves, respetivamente.

 

O dirigente associativo, depois de sensibilizar os agentes desportivos para a contenção dos excessos de linguagem no âmbito das declarações públicas nos pós-jogos, alertou para o cumprimento dos clubes das normas estabelecidas nos regulamentos da prova e lembrou que “esta época a competição volta a contar com uma bola oficial”.


Refira-se que além dos responsáveis da AF Setúbal já referidos, estiveram igualmente nesta sessão, o diretor Carlos Carmelo e o Coordenador Técnico Distrital, Alexandre Santana.

 

Arbitragem debatida sem complexos  

 

A presença do presidente do Conselho de Arbitragem, José Manuel Esteves, motivou especial interesse no âmbito de um evento que visou, sobretudo, ser um contributo para valorizar a competição.

 

Numa intervenção esclarecedora do cenário da arbitragem distrital, José Manuel Esteves assumiu que “temos árbitros qualificados à altura da I distrital”. “Eles vão querer fazer o melhor trabalho possível para atingir os objetivos e as equipas vão querer ganhar jogos”, apontou o responsável associativo do órgão.



 

Todavia, José Manuel Esteves não se escusou em destacar uma realidade: “Temos um número insuficiente de árbitros”, sinónimo de uma presença em elevado número de jogos durante o fim-de-semana. “Os clubes devem estar conscientes deste fato”, sensibilizou o líder da arbitragem regional, antes de lembrar que há uma quantidade significativa de jovens árbitros, que estão em constante formação.

 

O dirigente, que não esqueceu o “grande esforço” que a Direção da AF Setúbal tem vindo a fazer no sentido de criar cada vez mais e melhores condições aos árbitros, apelou ao respeito mútuo entre agentes em nome do futebol positivo.

 

A intervenção do líder da arbitragem, amplamente saudada pelos representantes dos clubes, não deixou de merecer reações e compromissos por parte dos presentes.

 

“Devemos reconhecer que os árbitros erram como todos os demais agentes envolvidos no jogo”; “Defender a nomeação dos árbitros mais experientes para os jogos considerados mais importantes”; “Garantia de que os árbitros merecerão o nosso respeito total”; “Tudo faremos para que o foco seja centrado no jogo e não nos árbitros” ou “Que o futebol e arbitragem da nossa região saiam reforçados” foram afirmações libertadas por presidentes, treinadores e jogadores das equipas que, imbuídos num espírito de compromisso, deram, ao longo das quase três horas de reunião, um contributo importante para fortalecer a prova maior associativa.

 

Octávio Machado elogiou reunião

 

Coube ao presidente da Mesa da Assembleia Geral da AF Setúbal, Octávio Machado, rematar o evento inédito com uma intervenção na qual evidenciou a importância do futebol da nossa região.

 

“É um privilégio estar aqui reunido com os verdadeiros protagonistas do nosso futebol. Esta iniciativa, gratificante, deve merecer o vosso eco, porque faz bem ao futebol e é mais um momento para valorizar o trabalho que é dinamizado na nossa região”.

 

Para Octávio Machado “é preciso haver paixão pelas funções que cada um desempenha no seio dos clubes”, fator fundamental para reforçar a modalidade. “O futebol somos nós e é nas associações que tudo nasce”, evidenciou o líder da AG da AF Setúbal, instituição que quer ver “reconquistar mais peso, a cada dia que passa, porque temos dirigentes dedicados e treinadores e jogadores de eleição”.

 

Octávio Machado vincou a importância de fomentar o respeito e colaboração dos clubes pela atuação dos árbitros e desejou boa sorte a todos.

 

O agradecimento dos presentes foi libertado com um forte aplauso emanado da plateia.

 

O encontro dinamizado pela Direção da AF Setúbal foi unanimemente felicitado pelos 14 dos 16 clubes presentes no evento. Uma iniciativa que promete voltar a acontecer.   

 

Que a bola comece a rolar!