2018 foi o ano da estreia competitiva do Clube de Futebol da Trafaria nas provas oficiais e fica marcado por uma prestação de grande mérito das cores trafarienses.

 

Depois da obtenção do 2.º lugar na classificação geral da Fase Zonal, o apuramento direto levou a equipa trafariense à Fase Final do Campeonato Nacional sinónimo da presença entre as oito formações qualificadas para medir forças pelo título luso do segundo escalão da modalidade e pelas duas vagas de acesso à Divisão Elite, o patamar superior.

 

No Estádio do Viveiro, na Nazaré, palco de eleição que acolheu a Fase Final da prova federativa (entre 24 e 26 de agosto), a caminhada competitiva do CF Trafaria acabou travada no primeiro embate. O desaire, por 7-1 (golo marcado por Élvis), nos quartos-de-final, averbado diante do CF Chelas, ditou a eliminação, mas não esmoreceu a ambição da estrutura do clube. Antes pelo contrário… 



 

“O balanço da prestação da nossa equipa, que na sua primeira aparição competitiva oficial de âmbito nacional chega à Fase Final, só pode ser considerado muito positivo”, começou por assumir ao afsetubal.fpf.pt Nuno Santos, presidente da Direção do Clube de Futebol da Trafaria, Nuno Santos.

 

“Esta prestação deve ser reconhecida de forma relevante, conseguida com base no trabalho e dedicação de todos aqueles que estiveram envolvidos, de forma digna, numa equipa que superou as expetativas, mas que exibiu potencial, qualidade e gosto por uma modalidade cuja prática tem tradição na nossa terra”, destacou o dirigente.

 

Sobre a importância que a participação da equipa na etapa das decisões tem para o clube, Nuno Santos não hesitou: “É de grande reconhecimento pelo mérito e desejamos que seja uma alavanca significativa para potenciar a modalidade, com mais atletas, e mesmo a dinâmica do futebol de 11”.



 

O presidente do CF Trafaria elogiou o apoio institucional por parte da Direção da AF Setúbal à modalidade e reconheceu que “a presença na Nazaré deu mais visibilidade e notoriedade ao clube”.

 

O futebol de praia, portanto, marcou pontos e vai seguir a fortalecer-se. “Vamos querer ser mais fortes e reforçar a organização. Faz todo o sentido continuarmos ligados à modalidade”.


Nuno Santos não rematou a análise sem agradecer os apoios cedidos pela Câmara Municipal de Almada e União de Freguesias da Caparica e Trafaria, bem como aos patrocinadores e padrinhos da equipa.



 

O “fantástico” suporte dos “Trafa Boys” e demais adeptos que viajaram até à Nazaré e “apoiaram incondicionalmente” a equipa na Fase Final da prova, mereceram, igualmente, um aplauso do presidente do clube, que aproveitou esta oportunidade para felicitar publicamente o GD Alfarim e GD Sesimbra, pelas conquistas dos títulos de campeão e vice-campeão nacionais, respetivamente, e consequente subida à Divisão de Elite.

 

Declarações do treinador e capitão de equipa de futebol de praia do CF Trafaria

 

Jorge Rodrigues, treinador

 

“Tivemos uma prestação muito meritória, para uma equipa que surgiu pela primeira vez nestas andanças competitivas”.

 

“Acusamos alguma ansiedade, mas não tivemos sorte com a atuação da arbitragem, que foi o ponto negativo”.

 

“O futuro deixa antever mais e melhor. Para o ano, cá estaremos outra vez para exibir a qualidade do futebol de praia do CF Trafaria”.



 

Nuno Moreira, capitão de equipa

 

“A Fase Zonal mostrou que tínhamos uma equipa competitiva e que se apurou com inteiro mérito para a Fase Final”.

 

“A nossa participação na Nazaré, onde o objetivo era fazer o melhor possível, foi uma aprendizagem que nos permite evoluir, apesar de termos integrado atletas antigos internacionais da modalidade”.

 

“Foi uma experiência muito gratificante para todos os jogadores e desejo que esta oportunidade permita abrir a porta aos nossos jovens a chegar à Seleção Nacional”.



Fotos: AF Setúbal e FPF